sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Viagem Musical : Uma Senhorita Chamada Dança

Ela tem um verdadeiro talento e é também o que mais ama fazer mas por causa da luta diária pela sobrevivência , pelo "pão nosso cada dia " , o seu trabalho é como operária , embora à noite se dedique à sua grande paixão , A DANÇA , em um clube noturno . Até que finalmente o velho sonho de se tornar uma dançarina profissional está muito próximo de se tornar uma realidade.......Como se percebe essa história é igual à de muitas pessoas  que nasceram para ser artistas  mas que não têm oportunidades e são obrigadas à tentar buscar um lugar ao sol . A roteirista norte-americana LINDA OBST  achou que isso poderia render algo muito além , um filme , e a dupla de produtores DON SIMPSON - JERRY BRUCKHEIMER e a produtora cinematográfica PARAMOUNT PICTURES literalmente compraram a sua ideia e o resultado acabou sendo um filme que serve de referência e inspiração para aqueles que amam e vivem da dança : FLASHDANCE . A Paramount Pictures , porém , não acreditou a princípio no sucesso do filme e , receosa , vendeu 25 % dos direitos do filme para o produtor Don Simpson . Para variar no elenco do filme não figurava não grande astro hollywoodiano , daqueles capazes de atrair público só pelo próprio nome ......e a atriz escolhida para dar vida à protagonista ALEXANDRA OWENS  além de ser uma ilustre desconhecida era quase uma novata : JENNIFER BEALS , então com apenas 19 anos .......Ela foi escolhida após um teste que durou várias etapas e envolveu candidatas das mais diversas regiões dos Estados Unidos . Uma curiosidade : uma das finalistas e , portanto , derrotadas por Jennifer foi DEMI MOORE , a bela e sensual atriz , protagonista de sucessos , como GHOST ( 1990 ), PROPOSTA INDECENTE ( 1993 ) e STRIPTEASE ( 1996 ) mas que naquele princípio de década de 80  não passava de uma quase atriz novata e ilustre desconhecida ........Tendo recebido críticas moderadas por parte dos críticos especializados , o filme superou todas as expectativas e certamente fez os executivos da Paramount Pictures se arrependerem de terem se desfeito de  parte dos direitos do filme : foi o terceiro filme mais assistido no ano de seu lançamento - 1983 - e tornou-se um dos grandes ícones da própria década de 80 .



    O filme baseou-se na história real da operária-dançarina canadense MAUREEN MARDER , que concordou em autorizar contar a sua história mediante o pagamento de 2.500 dólares , uma verdadeira ninharia ! No lugar da roteirista Linda Obst entrou a dupla de roteiristas JOE EZTERHAS -THOMAS HEDLEY JUNIOR e , como a dança não é coisa para amadores , muitas das cenas de dança acabaram sendo feitas por uma dançarina profissional : MARINE JAHAN . O filme acabou recebendo 4 prêmios , todos em 1984 : o OSCAR ( na categoria melhor música original , com FLASHDANCE .......WHAT A FEELING , a música-tema do filme  ) , o GLOBO DE OURO ( pelos critérios de melhor música original e melhor trilha sonora ) , o BAFTA ( por melhor edição ) e o GRAMMY ( por melhor trilha sonora de filme ou programa de TV ) . Flashdance acabou sendo a porta do sucesso para a dupla de produtores Don Simpson- Jerry Bruckheimer , que mais tarde produziram outros 2 Ícones daquela década - UM TIRA DA PESADA ( 1984 ) e TOP GUN ( 1986 ) ; para o diretor ADRIAN LYNE , que mais tarde ganharia destaque com filmes como NOVE E MEIA SEMANAS DE AMOR ( 1986 ) , ATRAÇÃO FATAL ( 1987 ) e PROPOSTA INDECENTE  e , principalmente , para a atriz Jennifer Beals ( ABAIXO )  , até hoje e inevitavelmente lembrada pela sua atuação no filme , especialmente pela cena final , em que sua personagem faz um teste para entrar em companhia de dança de prestígio . Se o elenco do filme não contou com nenhum astro hollywoodiano o mesmo quase se pode dizer a respeito de sua trilha sonora ........afinal , por acaso , você ouviu falar em cantores como IRENE CARA , JOE ESPOSITO , MICHAEL  SEMBELLO  , HELENE SAINT JOHN ou na banda CIRCLE V ? A única exceção foi a chamada "rainha da discoteca " : DONNA SUMMER ( 1948-2012 ) .

      Ela interpretou ROMEU , que chegou a ter um clipe improvisado , feito às pressas e exibido pela MTV , com cenas obviamente de dança e sem a aparição da cantora . A produção e lançamento do disco SHE WORKS HARD FOR THE MONEY , lançado em junho daquele ano e o sucesso de sua música-título antes mesmo do lançamento do disco fizeram com que tanto a cantora quanto seus produtores não se empenhassem tanto com a música do filme . Além de Donna Summer , o nome mais conhecido era o de KIM CARNES , que em 1981 fizera estrondoso sucesso com BETTE DAVIS EYES . Lançado em 15 de abril de 1983 , o disco com a trilha sonora de Flashdance tem 10 músicas , pouco mais de 36 minutos de duração e apenas 2 meses após seu lançamento recebeu o DISCO DE OURO . Das cerca de 20 milhões de cópias vendidas , estima-se que cerca de 6 milhões de cópias tenham vendidas só nos Estados Unidos . O disco também fez enorme sucesso no Japão : foi o disco mais vendido por lá no ano de 1983 e chegou a ficar 11 semanas no topo das paradas de sucesso . O disco figurou entre os 10 mais nas paradas de sucesso em mais 6 países - Reino Unido , Suíça , Áustria , Suécia , Noruega e Austrália e seu grande sucesso , além de sua música-tema - FLASHDANCE .......WHAT  A FEELING - foi MANIAC , interpretado por Michael  Sembello . Como em todo filme que se preze deve haver um love story : no filme a personagem protagonista apaixona-se por seu patrão , NICK HURLEY ( interpretado por MICHAEL NOURI ) e tem com um ele um romance . Para embalar o romance cinematográfico e , certamente milhões de namorados pelo mundo inteiro , foi escolhido o cantor norte-americano JOE ESPOSITO , que interpretou LADY , LADY , LADY . Curiosamente ele estava escalado , a princípio , para interpretar a música-tema mas como uma mulher era  a protagonista optou-se pela cantora Irene Cara .

    Além da já citada música o único sucesso de Joe Esposito ( ABAIXO ) foi YOU ARE THE BEST , música que fez parte da trilha sonora de outro ícone oitentista : KARATE  KID  . Antes de seguir carreira solo Joe fez parte da banda BROOKLIN DREAMS  cujo grande momento foi uma parceria com Donna Summer na música HEAVEN KNOWS ( a música está no disco LIVE AND MORE , lançado em 1978 ) . Tanto com sua antiga banda como em carreira solo , Joe interpretou no total 9 músicas feitas exclusivamente para trilhas sonoras de filmes e da mundo glamouroso do faz de conta de Hollywood ela passou para o mundo igualmente glamouroso das jogatinas de Las Vegas : atualmente , além de compor trilhas sonoras para programas de televisão e filmes , o cantor faz apresentações em cassinos e hotéis daquela cidade . Curiosamente , em mais de 30 anos de carreira , o cantor gravou apenas 3 discos : JOE ESPOSITO ( 1983 ) , JOE ( 1987 ) e TREASTED  AND RELEASED ( 1996 ) . O clipe da semana é justamente de Lady , Lady , Lady . COM VOCÊS , JOE ESPOSITO , ESBANJANDO ROMANTISMO ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário