sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Viagem Musical : Ê , Trem Bão !

Em 1893 as grandes lideranças políticas de Minas Gerais assim como seus deputados chegaram à seguinte conclusão : a já velha e histórica OURO PRETO , antiga Vila Rica , já havia ficado pequena demais para continuar sendo a capital do Estado . Já então um dos mais progressistas Estados brasileiro e com um poder político cada vez maior - entre 1894 e 1930 a maior parte dos presidentes da república foi ou paulista ou mineira - era preciso uma capital  nova , grande e moderna condizente coma importância do Estado . Em 17 de zembro daquele ano , após um longo período de estudos , foi enviado um projeto ao congresso mineiro pelo então governador AFONSO PENA - mais tarde presidente do Brasil , entre 1906 e 1909 - de construção da nova capital , mais especificamente no local onde já existia um modorrento e minúsculo vilarejo com o curioso e engaçado nome de CURRAL DEL REY ( ABAIXO )  . Finalmente , após mais de 3 anos de obras e tendo sido planejada tendo como base a cidade de Washington , era inaugurada em 12 de dezembro de 1897 a nova capital dos mineiros - a CIDADE DE MINAS - que em 1901 passaria a se chamar  BELO HORIZONTE . Para que a carinhosamente chamada BH  surgisse foi de fundamental importância a mão-de-obra estrangeira , principalmente de imigrantes italianos ( o CRUZEIRO , de excelente memória para os torcedores do JEC , foi fundado por italianos em 1921 ) e a grande concentração desses imigrantes aconteceu em uma então isolada região a leste daquela cidade , onde por sinal foi construído um centro de imigração . Vários foram os nomes que aquele região recebeu e que dão ideia de seu isolamento : ALTO DO MATADOURO , FUNDOS DA FLORESTA , REGIÃO  DO ISOLAMENTO , BAIRRO DA IMIGRAÇÃO , BAIRRO DO QUARTEL .......mas só em 1928 é que recebeu o sacro nome que atualmente ostenta : SANTA TEREZA , em função de uma capela existente no bairro . Embora a violência e uma das pragas dos tempos modernos - a especulação imobiliária - venham aumentando o bairro ainda tenha uma imagem de lugar tranquilo . Além da belíssima arquitetura de suas casa mais antigas , o bairro é o centro da boemia de Belo Horizonte e apresenta uma variada e impressionante produção cultural , com casa de shows , casas de serestas  , feiras de artesanato.......Santa Teresa é o berço da bandas SKANK e SEPULTURA e lá , a partir de 1963 , teve início uma revolução que não só incluiria definitivamente Minas Gerais no mapa da música brasileira como também ajudaria a mudar a própria música nacional........



    Tudo começou com um rapaz negro , de apenas 21 anos de idade , e recém chegado a Belo Horizonte , vindo da pequena Três Pontas . Em sua cidade ele já fizera parte de uma parte de uma banda chamada W´s BOYS e em uma de suas apresentações na noite da  capital mineira conheceu outro jovem músico , chamado MARILTON BORGES . Generoso e amigo , não foi difícil para o jovem do interior se tornar amigo também dos irmãos de Marilton : MÁRCIO E LÔ . Com escasso dinheiro no bolso , tendo a música como a paixão em comum e sem poder frequentar algum clube , os quatro sempre reuniam para cantar e tocar na esquina da rua ( ABAIXO ) onde moravam os 3 irmãos . Aos poucos os amigos também passaram a participar e o que era a princípio um despretensioso encontro informal de 4 amigos virou praticamente um clube de música : o CLUBE DA ESQUINA . Tinham como outras paixões em comum o gosto pelos BEATLES e pelo grupo norte-americano THE PLATTERS , mas como seria algo muito sem graça todos terem o mesmo tipo de gosto , as preferências musicais eram as mais variadas : música hispânica , músicas de origem africana , música mineira tradicional , música clássica , bossa nova , jazz , rock psicodélico , rock progressivo .......E por que não gravar um disco , uai ? Em 1972 , juntando todos aqueles ingredientes , surgiu uma comida apetitosa , ou melhor , o disco duplo CLUBE DA ESQUINA . A sua capa , com dois meninos agachados em uma rústica estrada de chão batido , perdida em algum canto do interior do Brasil é uma imagem bem lúdica e também lembra muito o interior de Minas Gerais . Além da mistura  de gêneros musicais , as 21 músicas do disco transitam entre a poesia e o politicamente engajado , sendo o principal destaque a música O TREM AZUL  , até recentemente usada em um comercial de uma operadora de telefonia .......Boa parte daquelas músicas foi interpretada por aquele que seria o membro do grupo com a carreira mais expressiva e bem sucedida : MILTON NASCIMENTO , o rapaz de Três Pontas . Além de Milton , outros integrantes do grupo , como o pianista WAGNER TISO , FLÁVIO VENTURINI ( vocalista e líder da banda 14 BIS ) , TONINHO HORTA e LÔ BORGES também teriam carreiras de sucesso . Segundo muitos estudiosos e especialistas musicais o movimento foi o principal responsável pela criação da MPB e pelo surgimento de um gênero de música conhecido como WORLD MUSIC , só que ao contrário do TROPICALISMO , movimento do final dos anos 60 e liderado pela dupla baiana CAETANO VELOSO - GILBERTO GIL , não teve os mesmos holofotes da mídia .



      O grupo ainda gravaria mais um disco , em 1978 , melhor produzido e um pouco maior , com 23 músicas . O seu destaque foi MARIA , MARIA , por sinal gravada pouco tempo depois por ELIS REGINA ( 1945-1982 ) e que por coincidência foi a principal responsável pelo lançamento  de Milton Nascimento a nível nacional . Esquecemos alguém ? Sim , claro ! Vindo de Montes Claros , cidade ao norte de Minas Gerais , aquele jovem integrante do Clube da Esquina era tímido , quase calado , como que inexplicavelmente pedindo perdão por ser tão talentoso .......Multi instrumentista , cantor , compositor e , por que não , poeta , Alberto de Castro Guedes - o BETO GUEDES ( ABAIXO ) - nasceu em 13 de agosto de 1951 na - que contradição ! - cidade mais rica e importante da região mais pobre de seu Estado , constantemente assolada pelas secas , cantada em prosa e verso pelo escritor GUIMARÃES ROSA e que em muitos aspectos tem semelhanças com o Nordeste . Uma dessas semelhanças é a força da cultura popular , incluindo a música folclórica ou tradicional e além desse tipo de música e do rock , Beto foi fortemente influenciado pelo CHORO : seu pai era seresteiro . Ele chamou a atenção pela primeira vez  em 1977 , com o disco A PÁGINA DO RELÂMPAGO ELÉTRICO , cujo destaque a música MARIA SOLIDÁRIA . Porém aquele não foi o primeiro trabalho do cantor , que por sinal inciara profissionalmente sua carreira em 1969 : já havia gravado 2 discos , participado do primeiro disco do Clube da Esquina ( também participou do disco de 1978 ) , gravado algumas músicas com Milton Nascimento , participado de um disco coletivo em 1973 e tido algum destaque na quinta edição FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO , em 1970 , coma música FEIRA MODERNA , uma música composta em parceria com FERNANDO BRANT , por sinal outro membro do Clube da Esquina . O sucesso da poética e romântica AMOR DE ÍNDIO ( 1978 ) fez a carreira de Beto decolar definitivamente e ao longo de quase 10 anos ele emplacou vários sucessos , como SOL DE PRIMAVERA ( 1979 ) , O SAL DA TERRA ( 1981 ) , QUANDO EU TE VI , PAISAGEM DA JANELA ( ambas de 1984 ) , LÁGRIMA DE AMOR e TUDO EM VOCÊ ( ambas de 1986 ) . Mesmo assim Beto Guedes jamais chegou a ser um cantor realmente popular , campeão de vendas e midiático , com a exceção do disco ALMA DE BORRACHA ( lançado em 1986 , o disco teve cerca de 200.000 cópias vendidas e valeu ao cantor o único DISCO DE OURO de sua carreira )  , até como consequência de seu próprio temperamento . Infelizmente outro motivo acabou pesando contra ele : a dependência das drogas , algo que felizmente ele conseguiu largar .



    A partir da década de 90 os trabalhos do cantor tornaram-se raros e desde então ele gravou apenas 5 discos , com o seu trabalho mais recente tendo sido lançado em 2010 . Neste período merecem destaque os discos DIAS DE PAZ ( 1998 ) , em que o cantor fez novas releituras de antigos sucessos seus , com apenas 2 músicas inéditas e que teve como ponto alto os duetos com TONI GARRIDO , LÔ BORGES , DJAVAN , PAULA TOLLER e , é claro , MILTON NASCIMENTO . O outro destaque fica por conta  de OUTROS SUCESSOS ( 2010 ) ,  em que a exemplo do trabalho de 1998 o cantor também fez novas leituras , dessa vez dando espaço também para músicas pouco conhecidas , como NENA e RIO DOCE . O vídeo é de um trecho de um especial de Beto Guedes exibido pela extinta TV MANCHETE em 1988 e gravado no teatro CARLOS GOMES , no Rio de Janeiro  ; nele Beto canta a bela AMOR DE ÍNDIO . ÊTA BOA MÚSICA BOA , SÔ !


Nenhum comentário:

Postar um comentário