sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Viagem Musical : Alegria , Alegria !

Definitivamente década de 80 e música pop têm tudo a ver , e fazendo uma relação de cantores que se destacaram naquela década , a lista é enorme : MICHAEL JACKSON , MADONNA , CYNDI LAUPER , GEORGE MICHAEL , o camaleônico BOY GEORGE , a banda norueguesa A-HA , a dupla sueca ROXETTE e muitos outros . Mas , e no rock ? Fazendo esforço , mas muito esforço , alguém há de se lembrar do rock romântico e açucarado do canadense BRYAN ADAMS , da banda norte-americana BON JOVI , das bandas inglesas THE CURE , THE SMITHS , PRETENDERS e DIRE STRAITS e de mais alguns poucos , sendo que todos os que acabamos de citar estão longe de serem apontados como ícones do rock e até mesmo monstros do rock como as bandas ROLLING STONES e QUEEN se perderam e tiveram o seu brilho ofuscado naquela década ........Por isso os mais radicais afirma enfaticamente : "NOS ANOS 80 A CHAMA DO ROCK SE APAGOU " .......Essa afirmação depende muito do ponto de vista de acompanha e gosta de rock e sendo verdadeira ou não o fato é que naquele princípio de anos 80 uma banda vinda da ensolarada Austrália tornou-se a principal banda de rock do mundo . Não era nenhuma novidade : na década anterior outra banda da Austrália havia sido uma sensação : o  AC-DC . Se você pensa que essa banda tinha aquela tradicional imagem de rebeldia , deboche e fixação por causar escândalos , enganou-se : apareciam sempre bem vestidos , comportados e esbanjando alegria , irreverência e bom humor , o que aliás faz parte do próprio temperamento do povo australiano , uma espécie de inglês tropical........E o próprio som não era necessariamente um rock , mas algo fortemente influenciado pelo pop e pelo reggae  . Em 1978 quatro jovens músicos da mais antiga , bela e cosmopolita das cidades australianas - SIDNEY - e que ainda buscavam um lugar ao sol , resolveram unir forças e formaram uma banda cujo bom humor já começava no próprio nome : MEN AT WORK ( ABAIXO ) , ou Homens No Trabalho ......Eram eles o guitarrista , compositor e cantor COLIN HAY ; o saxofonista , gaiteiro , tecladista e flautista GREG HAM ; o baixista JOHN REES e o baterista JERRY SPEISER .



     Um ano mais tarde a banda gravou as músicas KEYPUNCH  OPERATOR e DOWN UNDER , que esteviram  longe de fazer sucesso, e embora tenha sido gravado e lançado em 1981 , o disco BUSINESS AS USUAL só foi estourar no ano seguinte . Duas músicas não só fizeram sucesso como também seus clipes foram exibidas à exaustão pela então recém criada MTV : WHO CAN IT BE NOW ? e BE GOOD JOHNNY . Mas nada se compara à música que se tornou não apenas o grande sucesso da banda como também uma espécie de hino extra oficial da Austrália : DOWN UNDER , aquele mesma despercebida música de 1979  . Trata-se de uma música cujas letras falam das viagens e das aventuras pelo mundo de um grupo de australianos orgulhosos de seu país ( o sucesso não livrou a banda das incomodações : foram acusados de plagiar o solo de flauta de uma velha música de 1934 , composta pela anônima professora  MARION SINCLAIR e que faz referência a um pássaro nativo da Austrália ) . O clipe irreverente da música também contribuiu para o seu sucesso . Estima-se que cerca de 15 milhões de cópias do disco tenham sido vendidas , sendo 6 milhões só nos Estados Unidos e foi à época o disco de estreia que permaneceu mais tempo nas paradas de sucesso daquele país . O disco também valeu a banda o prêmio GRAMMY na categoria artista revelação em 1983 . O disco seguinte , CARGO ( 1983 ) , não chegou a repetir o sucesso avassalador do disco de estréia da banda mas mesmo assim também foi bem aceito e teve grandes vendagens ( nos Estados Unidos foram cerca de 3 milhões de cópias vendidas  )  . Seus sucessos foram OVERKRILL , IT ´S A MISTAKE e DOCTOR HECKYLL AND MISTER JIVE e o disco esteve entre os 10 discos mais ouvidos de 1983 em 4 países : Nova Zelândia , Noruega , Suécia e Estados Unidos ( em 2003 o disco seria remasterizado e lançado  com algumas faixas ao vivo de shows realizados nos Estados Unidos em 1983 ) .



    De quatro virou um.......Em 1985 Colin Hay foi o único que restou da formação original da banda e não restou outra alternativa senão a de tentar "tocar o barco em frente " . Assessorado por um grupo de músicos contratados , Colin ainda gravou o disco TWO HEARTS naquele mesmo ano . Com a exceção da Suíça , onde o disco chegou a ser o décimo sexto mais ouvido , o disco acabou acabou sendo um verdadeiro fracasso , sendo que nem nos Estados Unidos , país onde a banda sempre fez sucesso , ele conseguiu emplacar .......A música mais conhecida do disco é EVERITHING A NEED e o seu fracasso acabou determinando oficialmente o fim da banda . Entre 1996 e 1998 o próprio Colin Hay e Greg Ham , acompanhados de músicos contratados , ainda tentaram ressucitar a banda mas os tempos eram outros........Ainda tiveram tempo para gravar aquele que foi o único disco ao vivo da banda : BRAZIL , lançado em 25 de agosto de 1998 e que traz registros de shows realizados no Brasil em março e maio de 1996 ( o disco ainda traz a música THE LONG NIGHT , única gravação de estúdio nesse breve retorno da banda ) . Mas o derradeiro momento do MEN AT WORK ainda viria ......em 2000 tiveram a honra de participar  da cerimônia de encerramento da Olimpíada realizada em Sidney , tocando justamente DOWN UNDER ( em junho de 2012 foram lançadas 2 versões então inéditas da música , uma sem o acompanhamento de flauta e outra instrumental ; no mesmo ano uma companhia australiana de telefonia usou a música em um comercial incentivando os atletas australianos que participariam da Olimpíada de Londres e Colin Hay apareceu no comercial ) . De todos os ex-integrantes da banda apenas Colin Hay ( ABAIXO )  tem uma carreira que alcançou algum sucesso . Escocês , natural da pequena Saltcoats , mudou-se com a família para a Austrália quando tinha 14 anos e na mesma época passou a ser interessar mais seriamente por música , principalmente por tocar guitarra .



     Desde a dissolução do Men At Work , Colin já gravou 12 discos solo e curiosamente quase todos eles foram gravados e lançados de maneira independente ou por pequenas gravadoras ( as exceções foram os discos LOOKING FOR JACK , de 1987 , pela Sony -CBS , e WAYFARING SONGS , de 1990 e pela MCA-Universal ) . Ainda no final da década de 80 , Colin trocou novamente de pátria - dessa vez os Estados Unidos - passando a  morar desde então em Topanga , cidade próxima a Los Angeles . Coincidência ou não , a mudança de ares fez bem a ele : em 1990 viveu o seu grande momento como cantor solo e fez sucesso coma música INTO MY LIFE . O sucesso lhe valeu a honra de participar da segunda edição do ROCK IN RIO , em janeiro de 1991 , e na mesma noite que se apresentaram  o roqueiro e bluesman JOE COCKER ( 1944-2014 ) e o cantor norte-americano PRINCE , que fez muito sucesso na década de 80 e chegou até a ser comparado a Michael Jackson.......Colin Hay só voltaria a experimentar algo semelhante em 2004 , quando recebeu o prêmio GRAMMY , de melhor trilha sonora , pela música I JUST DON ´T THINK I ´LL EVER GET OVER YOU ( tema do filme GARDEN STATE ) . Além de cantor , guitarrista e compositor , Colin é.......ator ! Já participou , atuando ou dublando , de 10 filmes e junto com grandes nomes , como a da atriz NICOLE KIDMAN e os dos atores RUSSEL CROW , KIEFER  SUTHERLAND e JAMES BELUSHI . Também participou , muito brevemente , do seriado de TV THE SCUBS , sendo que em uma dessas participações apareceu em diversos lugares , tocando um violão e cantando um velho sucesso do Men At Work : OVERKRILL . O clipe da semana é da alegre INTO MY LIFE ......COM VOCÊS TODO O ALTO ASTRAL DE COLIN HAY !


Nenhum comentário:

Postar um comentário