terça-feira, 11 de agosto de 2015

Um Pouco de Polêmica : Filho Ingrato

Ah , se aquele riacho pudesse falar.......Como um pai amoroso e presente , acabou sendo de crucial importância para o surgimento , desenvolvimento e abastecimento de água  de um modesto povoado habitado por imigrantes estrangeiros e dentro de algumas décadas se transformaria em uma das mais pujantes cidades brasileiras . Como um filho ingrato e com vergonha de seu próprio pai , esta mesma cidade o destruiu , o abandonou e o escondeu , canalizando o modesto rio ( ABAIXO )  . Mas a natureza , além de bela e sábia , também pode ser vingativa e as besteiras cometidas pela espécie humana contra jamais ficam impunes.......O pequeno rio MATHIAS ( nome dado em homenagem ao político e empresário CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER , um dos fundadores e acionistas da SOCIEDADE COLONIZADORA DE HAMBURGO , empresa responsável pela colonização de Joinville e região ) pode não falar mas manda o seu recado da pior maneira possível : contribuindo para as enchentes que assolam o centro de Joinville . Vale lembrar que boa parte do local escolhido para se estabelecer o centro da então colônia Dona Francisca era baixo , lodoso e alagadiço e que a terra firme só tinha início na altura do local onde hoje está a Biblioteca Pública de Joinville . Os mais velhos hão também de se lembrar que em parte da atual rua Itajaí havia um braço do rio Cachoeira e que no terreno baldio ao lado do prédio-sede da Secretaria Municipal de Educação funcionava a sede de um clube de remo ( por mais surpreendente que seja isso hoje , o rio já foi local de competições de remo ) ; portanto o fato de ali ter existido um braço de rio explica as ocasionais enchentes que ali acontecem , mesmo em dias de sol ........

    Alguém se lembra do FLOT FLUX ? Tratava-se de um inútil e ineficiente aparelho instalado no rio Mathias à época da administração de MARCO TEBALDI ( 2002-2008 ) , pois outro desses projetos faraônicos está em andamento e você terá conhecimento dele em um dos vídeos do dia . Mas , espere aí ........Muitos daqueles que entram no facebook conhecem um sujeito extremamente sincero , que não perdoa e faz ácidas críticas sobre os mais diversos assuntos , especialmente os constantes casos de corrupção e os desmandos e absurdos cometidos pelo desgoverno de Joinville ......trata-se do Homus  Sincerus  MILTON WENDEL . Ele é geólogo e tem autoridade para comentar sobre este assunto . Eis a sua mensagem :
"O alagamentos no Centro de Joinville ocorrem quando coincidem dois fatores: maré alta com chuva forte.

 Devido ao fato de que nunca estamos a mais de seis horas da próxima maré vazante, e que na maré vazante o alagamento rapidamente escoa, até hoje sempre se pode ter a certeza de que o problema se resolveria - e sempre se resolveu - num certo tempo. O tempo de seis horas, no máximo, sendo que frequentemente os alagamentos não duraram mais do que uma ou duas horas.
Essa é uma certeza astronômica, cósmica. Se não ocorrer o ecoamento em seis horas, é porque algum fato astronômico ocorreu e, então, certamente ninguém mais estará vivo.
Com a instalação de comportas na foz do rio Mathias essa certeza deixa de existir. Nunca existe a certeza absoluta de que um mecanismo funcione ao ser solicitado. Esse fato coloca a região atingida pelos alagamentos sob um risco maior, maior em tempo de duração do alagamento. Já não será possível administrar o alagamento sob a certeza de que ele se esgotará com a baixa-mar seguinte.
O Centro ficará refém de um mecanismo de confiabilidade apenas teórica.
FOTO: Foz do rio Mathias na maré baixa. Nessa situação não existe alagamento a montante. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário