quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Plano B

A data de 15 de março de 1990 era histórica e ao mesmo tempo de esperança : depois de 29 anos finalmente um presidente da república eleito democraticamente pelo povo voltava a tomar posse . Rico , jovem , dinâmico e membro de uma tradicional e poderosa família de Alagoas , FERNANDO COLLOR DE MELLO assumia uma missão árdua : além de administrar um país problemático tinha a difícil tarefa de tentar controlar o apetite insaciável do dragão da INFLAÇÃO e fazer o Brasil enfim crescer . O Brasil acabava de sair de cinco anos de um desastroso governo do folclórico , incompetente e corrupto JOSÉ SARNEY ; período em que passara por 2 mudanças de moeda e 4 fracassados planos econômicos . O ano de 1989 encerrou batendo um recorde incômodo : ao longo daquele ano a inflação foi de 1.764,9 %  ! Antes de chegar à presidência da república Collor ganhou fama como "caçador de MARAJÁS " , ou seja , funcionários públicos fantasmas que recebiam altos e absurdos salários e , sendo um grande criador de frases de efeito , declarou no dia de sua posse que seu principal objetivo era " liquidar o câncer social da inflação " , dito e feito : um dia após sua posse ele anunciou um plano econômico chamado PLANO COLLOR , oficialmente Plano Brasil Novo . Inúmeras medidas foram tomadas : a volta do velho cruzeiro no lugar do cruzado novo , a abertura do mercado brasileiro a produtos importados , o congelamento de preços e salários , a privatização e extinção de estatais , corte de gastos , demissão de funcionários , redução no número de ministérios.......

    Mas , sem dúvida ,a mais polêmica , surpreendente e explosiva delas foi o CONFISCO DE CADERNETAS DE POUPANÇA , CONTAS CORRENTES E DEMAIS OPERAÇÕES FINANCEIRAS ( tanto pessoas quanto empresas deveriam ter um limite máximo de 50.000 cruzeiros depositados : a promessa era de que depois de um ano todos seriam ressarcidos , com o ressarcimento sendo parcelado ; consta que o atual prefeito UDO DOEHLER já sabia do plano e do confisco antes mesmo de seu anúncio.......) . Durante certo tempo o pano chegou a surtir efeito e a popularidade de Collor aumentou , pois muitos acreditavam que ele estava punindo os ricos , afinal "poupança e investimento financeiro eram coisas de gente rica ou bem de vida "......O plano Collor logo fez água e o final dessa história todo mundo conhece.......Parece que aquele tempo , de triste memória , parece estar voltando......Como é sabido , o Brasil atravessa uma crise financeira , agravada por um crise geral : de ética , valores , educação , artística , esportiva......A cada semana o irreverente HILTON GORRESEN revela um lado então oculto : desta vez ele revela o seu lado ECONOMISTA e expõe um plano econômico bem original.......E já decretou uma medida : É PROIBIDO ECONOMIZAR  RISADAS ! CONFIRA :

"Dizem que vem por aí (e já está se manifestando) uma crise das brabas.



Se os ajustes defendidos pelo governo com sacrifício (só) da população não chegarem nem a fazer cosquinhas nessa desconfortável situação,



não se aflija, estamos sugerindo um plano B, fácil de entender e adotar, para você tirar de letra as consequências dessa ' marolinha '.



O custo de vida navega num círculo vicioso, o aumento de um item influencia outro.

O negócio, então, é quebrar um dos elos dessa cadeia. Vamos escolher um dos itens do custo de vida: a alimentação. Você terá que deixar de comer ! Claro, não é fácil. Deixar de comer é uma coisa que provoca fome. Mas você consegue ! Pensamento positivo. Veja o exemplo dos faquires.

E trata-se de um plano mais simpático do que aquele que confiscou a poupança

(como diz o ditado, quem tem poupança tem medo).

Quando se acostumar, você deixará de gastar com comida.

Se você é daqueles poucos no país que trabalham somente para sobreviver (os outros não conseguem sobreviver nem trabalhando), então já não precisa gastar energia com o trabalho.

Como não mais irá trabalhar, não é necessário gastar dinheiro em condução . 

Isso, por tabelinha, irá diminuir o consumo de combustível no país e tornar nossas ruas mais seguras.

Se você que é estudante também seguir este plano, para que estudar ? 

Fique em casa jejuando em família. Família que jejua unida consegue melhores resultados. Para não ficar sem fazer nada, você poderá praticar as formas de lazer que são gratuitas: caminhar, bater bola, paquerar, assistir ao pôr do sol, contar histórias às crianças (para esquecerem a fome), conversar com os vizinhos.

Depois de um mês, olhe-se no espelho: você estará mais magro e saudável .

E o vestuário ? É evidente que, se você não precisa ir ao trabalho e à escola, pode deixar as roupas e sapatos de lado e andar somente com a velha bermuda.

Isso até atingir o estágio de poder andar nu.

Se não tiver mais renda e não gastar nos itens supérfluos que acabamos de eliminar, também deixará de pagar impostos; não mais irá reclamar que alguns safados e corruptos estão se locupletando (faça um exercício, vá até o dicionário) com o seu dinheiro .

Até aqui, já resolvemos o problema de alimentação, transporte, educação, lazer, saúde e vestuário, além de darmos um pontapé nos tributos. Qual o governo que conseguiu essa façanha? Sobrou alguma coisa? Ah ! E a cervejinha? Bom, também não se pode resolver tudo. Todo bom plano tem seu lado vulnerável ."


Nenhum comentário:

Postar um comentário