terça-feira, 11 de agosto de 2015

Alimento da Alma

Foi uma vida muito curta , apenas 35 anos , mas tão intensa que acabou valendo por 350 anos.......Também foi um dos raros casos de genialidade precoce : com apenas 3 anos de idade ele aprendeu a tocar cravo ( uma espécie de piano rústico ) , com 4 anos já fazia composições , com 5 anos apresentou em público pela primeira vez , com 6 anos apresentou-se em várias cidades europeias e com 7 anos , além do cravo , também tocava órgão e violino........O pequeno prodígio , natural da cidade austríaca de Salzburg , chegou a viver em Londres , entre 1763  e 1765 , período em que produziu uma considerável obra , constituída  de árias , sonatas e sinfonias . De volta à sua cidade natal , acabou chamando a a tenção do então imperador austríaco JOSÉ II  e em 1768 , com apenas 12 anos de idade , compôs e dirigiu a ópera LA FINTA SEMPLICE , a pedido do próprio imperador , mas curiosamente só se tornou um músico da corte imperial austríaca aos 34 anos , em 1790 . Todos os adjetivos e elogios que existem , em todas as línguas do mundo , ainda são insuficientes para definir a genialidade de JOHANNES  CHRISOSTOMUS  WOLFGANG THEOPHILUS MOZART , ou simplesmente MOZART .......Apesar de sua genialidade , ele viveu boa parte de sua vida às voltas com sérios problemas financeiros e o intenso ritmo de trabalho acabou minando aos poucos a sua saúde .           Em 1791 , já seriamente debilitado , ainda compôs duas de suas principais obras : as óperas A  CLEMÊNCIA DE TITO e A FLAUTA MÁGICA . Um mordomo a serviço de um nobre , o conde WALSSEG , lhe pediu que compusesse um REQUIÉM , ou seja um tipo de música que é executado em uma missa em honra a uma pessoa morta . Coincidência macabra ou não , o fato é que em 4 de dezembro daquele ano Mozart foi atacado por uma febre que lhe foi fatal e que causou sua morte no dia seguinte . Muitas histórias , que chegam a ser quase lendas , existem a respeito da vida e principalmente da morte de Mozart : entre inúmeras suposições , existe a versão de que na verdade ele teria sido envenenado a mando de um compositor rival : ANTÔNIO SALIERI . Alguns poucos amigos teriam estado presentes em seu enterro quando de repente uma tempestade os teria dispersado e em função disso seu caixão teria sido enterrado em uma cova rasa no cemitério de SAINT MARX ( localizado nos arredores de Viena ) , só dez anos mais tarde sua viúva - CONSTANÇA WEBER - voltou ao cemitério para enterrar seus restos mortais em um túmulo digno , mas já era tarde demais .......Até hoje se desconhece o local exato em Mozart foi enterrado . Deixou mais de 600 obras , principalmente óperas , como as já citadas A Clemência de Tito e A Flauta Mágica , DON GIOVANNI , BODAS DE FÍGARO , entre muitas outras . Um gênio como Mozart , assim como vários outros , também foi capaz de despertar para a música  clássica um garoto residente na pequena , bucólica e bela Corupá .......Na crônica-depoimento de hoje o escritor LUIZ CARLOS  AMORIM comenta sobre o seu fascínio pela música clássica assim como a magia da música ......A boa música , é claro ! CONFIRA :

"Gosto de música . Gosto de muitos tipos de música e gosto , principalmente, de música clássica . 



Por isso , vou a concertos, sempre que posso . E lá me sinto em casa , seja aonde for. Assim que o concerto inicia , assim que a música começa  a entrar pelos meus ouvidos e invadir todos os meus sentidos , a preencher a minha alma , penso que deveria ter lápis e papel comigo , no exato momento em que a peça musical está sendo executada , para anotar todas as sensações e emoções que sinto .



 Seria difícil , é claro , assistir , ouvir a orquestra e anotar, mas lamento não poder registrar cada instante .

Em cada crescendo da música , alguma coisa se avoluma no meu peito e se espalha em ondas de energia por todos os meus órgãos , pelas minhas entranhas , até a extremidade da minha pele . Meu coração parece querer dançar na cadência da divina música .

 O calor que eu sinto nas palmas das mãos começa a se espalhar , também , e a cadência da música , aquela energia da qual falei acima parece querer causar erupções por toda a minha pele . 

Já senti isso muitas outras vezes , sinto sempre , a cada orquestra que vejo e ouço, ao vivo,

 e quisera não perder nenhum detalhe daquele arrebatamento vertiginoso que me faz quase flutuar acima do meu corpo , no enlevo de quantas obras-primas eu tenha o privilégio de ver e ouvir . Minha alma flutua no ritmo da música . E eu sou uma corda vibrando , como se fora um instrumento musical .

Essa vocação para gostar da boa música vem de muito longe , de quando eu era garoto , adolescente , e não ouvia só a Jovem Guarda ,

 ouvia também Strauss , ( ABAIXO )

 Mozart , ( ABAIXO )

 Beethoven ( ABAIXO )

 e outros grandes nomes da música imortal . E me quedava, embevecido, a sentir a energia que cada acorde, cada nota, fazia vibrar todo meu ser . Era até estranho alguém tão novo gostar daquele tipo de música . Mas cresci ouvindo a divina música , paralelamente ao tipo de música da época de que todo jovem gostava .( ABAIXO , O TRIO DE FRENTE DA JOVEM GUARDA : ERASMO CARLOS , ROBERTO CARLOS E WANDERLÉIA ) 

Hoje tenho um acervo muito grande de música clássica em CDs , em MP3 , em smartfones 

no notebook, em pendrives…  A boa música é o melhor relaxante , ao mesmo tempo que é revigorante , nos dá prazer , abastecendo a gente de toda a energia que ela transmite .

A música é a poesia do som e a música clássica é a obra-prima dessa poesia . Quem consegue viver sem ela, sem a boa música ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário