sexta-feira, 3 de julho de 2015

Viagem Musical : Sexo , Drama e Rock ´n Roll

Após aquele show em Liverpool , em 15 de março de 1976 , parecia o fim da linha : o vocalista DAVID COVERDALE procurou o tecladista JOHN LORDE e desabou , confessando que não havia mais clima para a banda continuar , e o baixista acabou concordando......terminava ali , de maneira melancólica uma das mais legendárias bandas da história do rock ; o DEEP PURPLE ( a banda retornou em 1984 , sem o vocalista mas com o tecladista ) . Apenas parecia ser o fim da linha .......Jovem ( tinha 23 anos ) , talentoso e com um extenso caminho ainda pela frente , Coverdale  não ficou muito tempo parado : em 1977 gravou um disco de nome curioso , WHITE SNAKE ( cobra branca ) . O sucesso daquele disco de nome curioso o estimou , em 1978 , a gravar  mais um disco : NORTHWIND , tendo como produtor um velho conhecido , o ex-baixista do Deep Purple , ROGER GLOVER . David Coverdale já estava com saudade de fazer parte de uma banda e resolveu formar a sua : WHTESNAKE , com MICK MOODY ( guitarra ) , NEIL MURRY ( baixo ) e DAVE DOWLE ( bateria ) , gravaram um EP ( espécie de disco de vinil ) e a eles juntou-se , ainda naquele mesmo ano , um velho conhecido de Coverdale : o tecladista John Lord . Com essa formação a banda gravou , ainda em 1978 , o seu primeiro disco , TROUBLE , e que fez grande sucesso na Inglaterra . Pouco tempo depois , já em 1980 , Dave Dowle deu lugar para o ex-Deep Purple IAN PACE . Os fãs da antiga e legendária banda , há 4 anos desparecida , já se perguntavam ; Seria a volta do Purple ? Grande engano : o som do Whitesnake era completamente diferente , com forte influência do soul e do blues . Em 1982 viria a má notícia : de uma só vez saíram da banda Ian Pace , Neil Murray e Bernie Marsden ......Embora tendo uma curta história , a banda era vitoriosa ; até ali havia gravado 5 discos de estúdio e um disco ao vivo e conquistado 2 Discos de Ouro . Parecia ser , de novo , o fim da linha ......apenas parecia : o disco lançado naquele ano , SAINTS AND SINNERS  fez um enorme sucesso , especialmente com as músicas HERE I GO AGAIN e CRYIN IN THE RAIN . O sucesso do disco , aliado ao convite para se apresentar em um  tradicional festival de rock na cidade inglesa de Donington , fizeram com que Coverdale remontasse a banda . Sábia decisão........



     Algo começou a ficar em evidência naquele disco : um rock mais pesado , até agressivo , combinando com letras que juntavam sexo e drama . E foi com esse tipo de som que a banda alcançou outro sucesso : o disco SLIDE IT IN , de 1984 , cujas músicas de maior sucesso foram SLOW AND EASY , GUILTY OF LOVE e LOVE AIN´T NO STRANGER . No embalo do sucesso e da popularidade , a banda teve a honra de ser um dos participantes da primeira edição do ROCK IN RIO , em janeiro de 1985 , mas isso quase não aconteceu : em virtude de um acidente automobilístico co o baterista RICK ALLEN , a banda inglesa DEFF LEPARD ( que por sinal fazia um rock muito semelhante ao do Whitesnake )  acabou cancelando sua apresentação e , com isso , o Whitesnake acabou sendo convidado para se apresentar em seu lugar . O ano de 1987 marca o auge da banda : em abril daquele ano foi lançado o disco WHITESNAKE ( também conhecido como 1987 ) , que trazia 2 antigos sucessos da banda em novas versões - HERE IGO AGAIN e CRYIN IN THE RAIN , a pesadíssima  STILL OF THE NIGHT e o mega sucesso romântico IS THIS LOVE ? Cercado de intensa expectativa , em 1989 foi lançado o disco SLIP OF THE TONGUE e que  , apesar de ter emplacado 2 sucessos - THE DEEPER THE LOVE e FOOL FOR YOUR LOVING ( uma regravação de uma música presente no disco READY AN ´WILLING , de 1980 ) - esteve muito longe de igualar o mesmo sucesso do disco de 1987 . As vendas abaixo da expetativa e problemas com a gravadora da banda fizeram com que Coverdale priorizasse , a partir de 1991 , sua careira solo e sua escolha parecia rer sido mais do que acertada : ele iniciou uma parceria com JIMMY PAGE , simplesmente o guitarrista da legendária banda inglesa LED ZEPPELIN .......Chegaram a gravar um disco , em 1993 , mas que esteve longe de fazer qualquer sucesso . Fracasso de crítica e de vendas , o disco acabou servindo para reaproximar Jimmy Page e Robert Plant ( ex-vocalista do Led Zeppelin ) e para fazer David Coverdale parar momentaneamente a sua carreira solo .



     Em 1997 , depois de quase dez anos , finalmente o Whitesanke voltou a gravar um disco : RESTLESS NIGHTS , com um som mais próximo ao que a banda fazia na década de 70 e que tem como um de seus destaques a música que o abre a,a romântica DON ´T FADE AWAY . Segundo algumas fontes o disco na verdade não foi da banda mas sim de Coverdale . Explica-se : em virtude do grande sucesso que a banda tivera na década anterior a sua gravadora , EMI , teria pressionado Coverdale a colocar o nome do Whitesnake . Sendo a informação verdadeira ou não ,em 5 de julho daquele ano Coverdale , acompanhado do guitarrista ADRIAN VANDERBERG , fez uma apresentação acústica em Tóquio . Virou CD , e mais tarde DVD , e talvez tenha feito mais sucesso do que o disco . A banda passaria por outro longo período de hibernação , para só retornar em 2003 . Assim como na década de 90 , o Whitesnake também produziu pouco nos anos 2000 : apenas um disco ao vivo , em 2005 , e um disco de estúdio , em 2008 ( GOOD TO BE BAD , cujos maiores destaques são as músicas BEST YEARS , LAY DOW YOUR LOVE e a romântica I WANT ALL I NEED ) . O trabalho mais recente da banda acabou de sair do "forno " : THE PURPLE ALBUM , lançado em maio deste ano e que traz novas leituras para antigos sucessos do Deep Purple , a banda que transformou Coverdale em um astro do rock mundial . Outra característica do Whitesake são as constantes mudanças de formação , com praticamente uma formação diferente a cada disco ( até hoje foram 11 discos de estúdio ) , o que em parte explica o altos e baixos da banda e seus longos períodos de hibernação , embora sempre tendo a voz poderosa e o carisma de seu vocalista , líder e fundador . O clipe da semana é da romântica IS THIS LOVE , em que TAWNY KITAEN , então namorada do cantor , esbanja sensualidade ! COM VOCÊS O DOCE VENENO DE WHITESNAKE !


Nenhum comentário:

Postar um comentário