sexta-feira, 24 de julho de 2015

Viagem Musical : Meu Irmão-Camarada !

O cenário é o bairro carioca da TIJUCA e os personagens são um garoto alto , de 13 anos , e outro gordinho , um ano mais novo . A princípio um não gostou do outro e uma dessas brigas de meninos marcou o início da relação entre eles ......Algum tempo depois , já adolescentes , novamente se cruzaram , mas já estava tudo na santa paz : eram agora amigos e tinham uma paixão em comum , um ritmo quente e dançante vido dos Estados Unidos chamado ROCK ´ N ROLL e adoravam um certo cantor , que também dançava e rebolava , um tal de ELVIS PRESLEY......Corria o ano de 1957 e uma dos assuntos mais comentados daquele momento era um satélite enviado pelos temíveis soviéticos ao espaço e que tinha o nome de SPUTNIK  . Ótimo nome para uma banda de rock : o tal gordinho e mais 3 garotos , todos mais ou menos coma mesma idade , formaram uma banda chamada THE SPUTNIKS  , mas durou pouco : uma briga entre o gordinho e um garoto vindo há pouco tempo do Espírito Santo pôs aquela banda de nome esquisito . Pouco depois aquele mesmo gordinho , simpático e ao mesmo tempo briguento , convidou o garoto alto para fazer parte de uma banda chamada THE BOYS OF ROCK , que por sugestão do compositor , produtor musical e playboy militante CARLOS IMPERIAL , um conhecido do gordinho , mudou o nome para THE SNAKERS . Mas havia um problema : o garoto alto ( ABAIXO )  não sabia tocar violão . Sem problema : o gordinho o ensinou a tocar . Surpreendentemente o primeiro rock gravado em português foi de um de um dos mestres da típica música romântica dor -de -cotovelo : CAUBY PEIXOTO . Esse rock pioneiro foi gravado em 1957 e tinha o título de ROCK ´N ROLL DE IPANEMA , e no ano seguinte Cauby participou do filme MINHA SOGRA É DE MORTE , onde cantou outro rock , chamado THAT´S ROCK . Um detalhe : ambas as músicas contaram com a participação do The Snakers . Essa foi outra banda de vida curta : em 1959 o gordinho mudou-se - com uma mala , a roupa do corpo e escassos dólares - para os Estados Unidos . Um pouco antes disso , em 1958 , um dos colegas de banda do garoto alto , ARLÊNIO LÍVIO , apresentou a ele aquele mesmo rapaz capixaba e que fora o pivô do fim do The Sputniks . Motivo : o capixaba precisava das letras de um música de Elvis Presley . Logo ambos perceberam que tinham inúmeros gostos em comum e surgia ali uma longa e forte amizade , e de tão unidos , muitas pessoas pensaram que fossem irmãos . O rapaz capixaba , embora gostasse de rock , tinha nome de cantor de boleros : ROBERTO CARLOS........



    O rapaz alto passou a fazer parte de outra banda , que por sinal ainda existe : RENATO E SEUS BLUE CAPS . Saiu da banda e passou a seguir carreira mas o seu nome não ajudava : Erasmo  Esteves , parecendo mais um argentino cantor de tangos do que o nome de um roqueiro. Até por uma homenagem a Carlos Imperial e a seu já inseparável amigo Roberto Carlos , passou a ser ERASMO CARLOS .....A partir de 1965 , juntamente com o amigo e a atraente e talentosa WANDERLÉIA , apresentou, na TV Record , o programa JOVEM GUARDA . Foi muito mais do que um programa de música : foi um verdadeiro movimento musical e comportamental , que influi até na maneira de se vestir e de falar , com expressões como " BICHO ", "GAROTA PAPO FIRME " e " É UMA BRASA , MORA ! " . Nesse período , entre 1965 e 1968 , o TREMENDÃO , apelido que surgiu em função de um sucesso seu de 1967 , emplacou sucessos como TERROR DOS NAMORADOS , GATINHA MANHOSA e FESTA DE ARROMBA e gravou 5 discos , sendo que um deles - A PESCARIA , de 1965 - foi considerado bastante avançado para a época , com a utilização do ÓRGÃO ELETRÔNICO e o predomínio de um gênero musical praticamente inexistente no Brasil : o SURF ROCK . O fim do programa , em 1968 , forçou uma necessidade para o Tremendão : era preciso se reinventar . Naquele mesmo ano ele gravou um disco que levava o seu nome e com predomínio do soul , o que seria uma de suas marcas registradas ao longo da década de 70 . Justamente o sucesso daquele disco - BABY, BABY - foi um dueto com aquele mesmo gordinho do início desta história : o então ilustre desconhecido TIM MAIA . Mas a grande obra-prima do Tremendão viria em maio de 1969 : naquela data foi lançado o disco ERASMO E OS TREMENDÕES . Desmentindo aquele velho papo de que ele e seu amigo Roberto eram americanizados , gravou uma mistura de samba com rock , chamada COQUEIRO VERDE , no entanto muitas vezes quando se fala em Erasmo Carlos logo muitos hão de lembrar de uma belíssima música romântica presente nesse mesmo disco : SENTADO À BEIRA DO CAMINHO . Influenciado pela cultura hippie , pelo soul e pela MPB , ao longo da década de 70 Erasmo fez um som completamente diferente daquele rock ingênuo da Jovem Guarda , com músicas de letras que abordavam inclusive temas polêmicos , como MARIA JOANA ( 1971 ) , uma referência à maconha , e PANORAMA ECOLÓGICO ( 1978 ) , uma referência à devastação da natureza , em uma época em que ECOLOGIA e MEIO AMBIENTE eram palavras praticamente desconhecidas . Naquela década emplacou como sucessos  SOU UMA CRIANÇA , NÃO ENTENDO NADA , CACHAÇA MECÂNICA e  FILHO ÚNICO . Também se destacou em outra área : foi premiado por sua participação , como coadjuvante , no filme OS MACHÕES ( 1972 ) , produzido e estrelado pelo ator REGINALDO FARIA .



    Em uma época em que os discos coletivos eram raros , Erasmo inovou e escolheu um verdeiro "time de feras " da música brasileira para fazer duetos com ele no disco ERASMO CONVIDA , de 1980 : GAL COSTA , TIM MAIA , GILBERTO GIL RITA LEE , A COR DO SOM , MARIA BETHÂNIA , CAETANO VELOSO , JORGE BEN JOR , NARA LEÃO  , WANDERLÉA , AS FRENÉTICAS e , é claro , o velho irmão-camarada ROBERTO CARLOS . O período entre 1981 e 1989 foi o mais produtivo da carreira do cantor , desde a Jovem Guarda : ele gravou 7 discos ; emplacou sucessos , como MULHER ( composta em parceria com a sua então esposa NARINHA ) , FEMININO CORAÇÃO DE DEUS e PAPAGAIO DE PIRATA e ainda participou do disco coletivo NORDESTE JÁ , de 1985 e cuja rendida foi revertida em prol das vítimas da seca naquela região . Também tornaram-se comuns na quela década os duetos do Tremendão com nomes que faziam sucesso naquele momento , como LÉO JAIME , KID ABELHA , JOÃO PENCA E SEUS MIQUINHOS AMESTRADOS , LEILA PINHEIRO , EDUARDO DUSEK e ROUPA NOVA e músicas  com temas bem humorados , como PEGA NA MENTIRA ( 1981 )  . Se , como cantor ,a década de 80 foi de trabalho intenso , na década de 90 o cantor gravou apenas 2 discos : HOMEM DE RUA ( 1992 ) e É PRECISO SABER VIVER ( 1996 ) , esse último com novas interpretações para velhos sucessos do cantor . O destaque da década ficou por conta do dueto com RENATO RUSSO ( 1960-1996 ) , A CARTA , presente no disco de 1992 . Após um longo período de hibernação , o Tremendão começou o século 21 com tudo : gravou os discos PRA FALAR DE AMOR ( 2001 , o destaque é o dueto com a diva MARISA MONTE : MAIS UM NA MULTIDÃO )  , SANTA MÚSICA ( 2004 , todas as 12 músicas unicamente de sua autoria ) , ERASMO CONVIDA 2 ( 2007 . um disco de duetos , assim como o de 1980 e com nomes de destaque da música brasileira , como MILTON NASCIMENTO , LULU SANTOS , MARISA MONTE e  ADRIANA CALCANHOTO ) e ROCK ´ROLL ( 2009 , pela primeira vez , depois de muitos anos , Erasmo gravou um disco totalmente de rock e em que um dos destaques foia música OLHOS DE MANGÁ , que homenageia 52 personalidades femininas , reais ou fictícias ) . Também em 2009 foi lançada a sua autobiografia e cujo título é de um antigo sucesso da época da Jovem Guarda : MINHA FAMA DE MAU .



   Em 2014 , coroando o seu retorno às origens e que teve início no disco Rock ´n Roll , Erasmo recebeu o GRAMMY LATINO , na categoria rock , pelo disco GIGANTE GENTIL . Aos 74 anos de idade , completados no último dia 5 de junho , o velho Tremendão continua a todo vapor : neste ano foi lançado do disco MEUS LADOS B , seu trigésimo segundo disco , o quinto ao vivo , e que como o próprio nome já sugere , traz antigas canções suas , que por um motivo ou outro acabaram não fazendo sucesso . O clipe da semana é da belíssima SENTADO À BEIRA DO CAMINHO , uma regravação feita em dueto com o velho amigo Roberto Carlos e que abre o disco de 1980 . CONFIRA ESSA OBRA-PRIMA !


Nenhum comentário:

Postar um comentário