quinta-feira, 9 de julho de 2015

Um Para O Outro

" OS OPOSTOS SE ATRAEM " , diz um velho , conhecido e batido ditado , embora os nossos dois personagens do dia não sejam exatamente opostos ........O primeiro deles nasceu na serrana , fria e fechada Curitiba , em 8 de agosto de 1975 , e sempre teve um fascínio e ligação muito fortes com a natureza . Tão fortes quanto esse laço de ligação com a Mãe Natureza é o seu fascínio por desenho , contos , lendas e histórias . A partir dos 18 anos de idade começou a  dar asas a sua intensa criatividade e passou a produzir os seus próprios gibis ao mesmo tempo em que começou a se interessar mais seriamente pelo teatro e a contar histórias criadas por ele mesmo . Fascinado pela beleza da generosa porção de mata Atlântica que ainda existe em Joinville mudou-se para cá , escreveu diversos livros infantos em parceria com escritores joinvilenses e escreveu 2 livros : CONTOS EM CANTOS  , publicado em 2008 , e CIDADE DA CHUVA , que traz 96 páginas de muita ilustração e interatividade : o livro não tem um roteiro e é o próprio leitor quem cria a história de acordo com as ilustrações . Desde 2005 mantém uma interessante parceria coma cantora joinvilense ANA PAULA DA SILVA , um dos nomes de maior destaque da música local e que já musicou muitas de suas histórias . é , sem dúvida , um dos maiores nomes da literatura infantil de Joinville .



   O outro é bem mais jovem : nasceu em novembro de 1988 , na portuária , praiana e tagarela Itajaí . Igualmente tagarela , ele logo percebeu que o seu futuro estava no teatro e junto com as companhias teatrais ANDANTE e EXPERIMENTUS percorreu boa parte do Estado , participando de festivais e mostras de teatro . Sua especialidade é o chamado teatro de bonecos e sendo natural de uma cidade de forte influência e cultura açorianas , seus personagens têm relação com aquela cultura : a impagável e tagarela benzedeira MARICOTA , MANÉ MATEUS e personagens do BOI -DE-MAMÃO - o VAQUEIRO , a BERNUNÇA  e o próprio BOI-DE-MAMÃO . Radicado em Joinville , desde 2010 , aqui passou a se interessar por ORIGAMIS ( mini esculturas de papel ) e a fazê-los .



 Em 2011 HUMBERTO SOARES ,o curitibano , e ALEX NASCIMENTO , o itajaiense descobriram que tinham muito em comum e resolveram juntar forças : surgia a PEQUENINUS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS . A dupla é presença constante na Biblioteca Pública de Joinville e no já tradicional SARAU LÍTERO-MUSICAL promovido pela livraria O SEBO e sempre está coma agenda cheia . Encenam 12 espetáculos - TATUÍ , AQUARELO , PRINCESA DE VIDRO , CONTOS EM CANTOS , MÃEZINHA DO CÉU , HISTÓRIAS DO MAGOLUM e FRATELLO FRANCESCO - e ainda oferecem 3 oficinas : de origamis , histórias em quadrinhos e MANDALAS ( desenhos de caráter religioso , representando elementos da natureza ) . A dupla é uma das referências de Joinville matéria de teatro infantil e contação de histórias e você poderá conhecer um pouco mais sobre eles em um dos vídeos do dia . VALE  A PENA CONFERIR !



Nenhum comentário:

Postar um comentário