segunda-feira, 20 de julho de 2015

Som de Joinville : Fio de Santo André

A que ponto pode chegar a sede por riquezas , e também por aventuras ? A vida do português JOÃO RAMALHO ( 1493-1580 ) é uma boa resposta a esta pergunta ........Com apenas 19 anos , em 1512 , deixou sua família e sua esposa , CATARINA , rumo ao tenebroso e desconhecido , mais precisamente rumo a uma certa ILHA DO PARAÍSO e é provável que tenha naufragado no ano seguinte , nas proximidades do atual litoral de São Paulo . Único sobrevivente da expedição e encontrado por um grupo de índios GUAIANAZES , não só se adaptou perfeitamente a sua noca vida como também se casou com a filha do caçique TIBIRIÇÁ e que se chamava BARTIRA e com ela teve 9 filhos ( muito tempo depois se casaria seguindo os ritos católicos e sua esposa recebeu o nome cristão de ISABEL DIAS ) . João pode ter se transformado quase em um índio mas não se esqueceu da velha política : casou-se com as filhas de vários caçiques e teve um incontável número de filhos ......Foi de valiosíssima importância para os primeiros colonizadores portugueses , ao ajudar a fundar as vilas de SÃO VICENTE  , em 1532 , e de SÃO PAULO DE PIRATININGA , em 1554 e também ao ajudar a construir embarcações e fornecer água e suprimentos aos que paravam no litoral paulista . Pode ter se tornado quase um índio mas também  não perdeu a ganância : ganhou muito dinheiro comerciando pau-brasil e vendendo escravos indígenas ( consta que muitos de seus filhos também se dedicaram a esse infame tipo de comércio , agindo com extrema crueldade ......) . Atendendo uma sugestão sua ,  a região em que morava foi oficialmente transformada em uma vila , mais precisamente em 8 de abril de 1553 , e recebeu o nome de SANTO ANDRÉ DA BORDA DO CAMPO . Ali virou quase um rei : tinha poder absoluto e ocupou os cargos os cargos , provedor e capitão , e ainda conseguiu impedir que uma confederação de índios rivais e hostis , os TAMOIOS , invadisse e destruísse a vizinha localidade de São Paulo de Piratininga . Rico e poderoso , em 1564 retirou-se para a região paulista do Vale do Paraíba , onde faleceu com quase 90 anos e deixou uma numerosíssima descendência . ( ABAIXO , JOÃO RAMALHO COM UM DE SEUS FILHOS ) 


    Em relação a vila que fundou , o seu fim foi inglório : a mudança da sede da vila para São Paulo de Piratininga , em 1560 , a tornou praticamente despovoada e só no século 19 , mais precisamente a partir da inauguração da estrada de ferro SANTOS -JUNDIAÍ em 1867 , é que a localidade voltou a crescer : lá acabou sendo construída uma das estações  da ferrovia . ( ABAIXO )

 Hoje , daquela modesta vila indígena não resta absolutamente nada : a cidade é uma das mais progressistas do Brasil , está no coração industrial do país e tem mais de 700.000 habitantes , com um número expressivo de descendentes de imigrantes italianos . Filhos ilustres de Santo André ? A versatilidade e o talento da atriz LUCÉLIA SANTOS , a incrível voz de soprano do cantor ÉDSON CORDEIRO e o humor ácido do desengonçado DANILO GENTILI . Ele não tem a mesma fama e notoriedade de seus ilustres conterrâneos  mas a seu modo contribui para a cultura da cidade que escolheu para viver .......José Francisco Irineu , o FIO JOSÉ , contribui para que crianças e adolescentes carentes tenham uma vida digna e um futuro promissor sendo professor de música na FUNDAÇÃO PADRE LUIZ FACCHINI , entidade criada em 15 de outubro de 1994 e sediada no bairro Itinga . Foi aluno e mais tarde professor  na ESCOLA DE MÚSICA VILLA LOBOS , da Casa da Cultura de Joinville e , morador do bairro Guanabara , também dá aulas particulares de música . Fio José também é cantor , compositor e instrumentista e não é difícil encontrá-lo em casas de show e bares de Joinville , acompanhado de velhos colegas e amigos , como o professor de música NICOLAU SCHMIDT , tocando e cantando clássicos do choro e do samba . O músico também é presença constante no já tradicional SARAU LÍTERO-MUSICAL , promovido pela livraria O SEBO , onde não apenas toca e canta como também revela o seu lado teatral . No vídeo de hoje o músico ( ABAIXO , À DIREITA )  e seu velho amigo , NICOLAU SCHMIDT , tocam dois clássicos de dois gênios da música brasileira : ERNESTO NAZARETH e PIXINGUINHA . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário