segunda-feira, 13 de julho de 2015

Redesenhando A Leitura

Com certeza você jamais ouviu falar nele e ainda por cima tem  nome complicado - TZVETAN TODOROV - , mas aqueles que gostam de filosofia e que pesquisam a área de linguística o conhecem : nasceu em 1 de março de 1939 em Sófia , a capital da Bulgária , e vive desde 1968 em Paris . É de sua autoria a seguinte frase , e que está no livro A LEITURA EM PERIGO , publicado em 2009 : " Somos todos feitos do que os outros nos dão : primeiro nossos pais , depois aqueles que nos cercam ; a literatura abre ao infinito essa possibilidade de interação com os outros e , por isso , nos enriquece infinitamente .".........sábias palavras ! E Todorov tem toda a autoridade para dizê-las e escrevê-las : de 1965 até hoje escreveu 54 livros , sendo que suas obras já foram publicadas em 25 línguas ! Estudiosos da poesia eslava ( povos que habitam o leste europeu ) , também é um dos maiores linguistas e especialistas em teoria literária do mundo . A França , pátria adotiva de Todorov , é uma das campeãs mundiais em LEITURA : a média é de 20 livros lidos por habitante ao ano e a  imensa quantidade de grandes escritores e intelectuais franceses , como GUSTAVE  FLAUBERT  , ALEXANDRE DUMAS ( pai e filho ) , VÍTOR HUGO , DIDEROT , VOLTAIRE  e JEAN PAUL SARTRE , é uma comprovação desse fato . Infelizmente , caso Todorov vivesse no Brasil , suas palavras não teriam eco .......A quantidade de livros lidos por habitante aqui em terras tupiniquins é de apenas 4 ao ano , sendo 2 livros lidos por inteiro e os outros 2 pela metade .....Chega-se também a conclusão de que o brasileiro quando lê o faz por crença religiosa ou por obrigação : o livro mais lido por aqui , e provavelmente também o mais vendido , é a BÍBLIA , seguida de livros didáticos.......Para se ter uma ideia do vexame , no CHILE  a média é de 5,4 livros por habitante ao ano ......País do absurdo , do surreal e do contraditório , o país é um dos maiores mercados editoriais do mundo e tem uma imensa lista de grandes escritores , gente como MACHADO DE ASSIS , JOSÉ DE ALENCAR , ALOÍSIO AZEVEDO , NELSON RODRIGUES , JORGE AMADO ........Mas algo novo vem surgindo no Brasil em matéria de livros .....A resposta você terá na crônica de hoje , de autoria do escritor LUIZ CARLOS AMORIM . CONFIRA :

"Os livros para colorir, que estouraram no gosto do público, nos últimos tempos, 



me fazem lembrar os livros de fotos com motivos específicos, como animais, crianças, pássaros, natureza, cenas domésticas, com pequenos textos como legenda: máximas, ditados, pequenos poemas, pequenas prosas poéticas,  ' pensamentos ', como diríamos nos anos 70 ( ABAIXO ) , etc.



  Esse tipo de livro vendeu muito e vende ainda hoje.

Pois agora é a vez dos livros com desenhos em preto e branco para colorir. 

Estão vendendo muito e fazendo a alegria de editoras e livreiros. Eu, na verdade, não sei se vejo isso como novidade alvissareira, porque há os prós e os contras. Vai haver quem não goste do que vou dizer, mas nunca agradaremos a todos, isso é uma verdade inegável.
O caso é que quem compra um livro de desenhos para colorir deixa de comprar um livro literário, com textos, um livro para ler. ( ABAIXO , CAPA DE UM DOS CLÁSSICOS DE MACHADO DE ASSIS , PUBLICADO EM 1899 )

Ah, mas algumas das pessoas que compram os livros de colorir não comprariam outro livro. Tudo bem, mas há aquelas pessoas que são boas leitoras e compram o livro de desenhos, sem texto, para conhecer a novidade, mas deixam de comprar um livro com textos, porque precisam escolher entre um e outro.

 A crise em que o país se encontra, em que nós, cidadãos, temos que pagar a conta de erros e roubos homéricos dos ' administradores ' da coisa pública , 

nos obriga a fazer escolhas, porque nem tudo pode ser comprado de uma vez só.
Colorir, pintar os desenhos é uma terapia. É verdade.

 Também é verdade que há um mercado para todos? Talvez. Mas temos visto, em feiras do livro,

 em livrarias, as pessoas escolhendo entre um e outro, porque nem sempre dá para levar os dois. E os livros para colorir, frize-se, não são livros para crianças, são também para adultos.( ABAIXO ) 

Quem sabe não se pudesse inserir algum texto – pequenos poemas, pequenas prosas,

 para incentivar o hábito de ler, para que aqueles que não eram leitores assíduos, mas aderiram aos novos “livros”, passassem a ter algum contato com a leitura, e assim fazer um bom casamento, de novo, entre desenho e texto? Seria uma maneira de conquistar novos leitores, aqueles que foram atraídos pelos desenhos, mas não tinham o hábito de ler.
Como fizeram os autores dos livros de fotos, que associaram as fotos a pequenos textos e obtiveram o maior sucesso. Sucesso que não foi divorciado da leitura, pois eles traziam, incorporados, prosa ou poesia.
Fica a dica. Não estou dizendo, absolutamente, que os livros de desenhos para colorir não são bons.

 Mas eles podem ser melhores, se ajudarem a incutir o gosto pela leitura. Vamos colorir a leitura ? "


Nenhum comentário:

Postar um comentário