segunda-feira, 20 de julho de 2015

Quem Tem Vinícius Não Precisa De Platão

Como seria um herói brasileiro ? Esta pergunta acabou sendo respondida em 1928 , data da publicação do livro MACUNAÍMA , de autoria de MÁRIO DE ANDRADE ( 1893- 1945 ) . Em um misto de romance , história , mitologia , folclore e saga épica  , um dos maiores escritores brasileiros descreve o personagem em questão e que dá nome ao livro , como sujeito mestiço , preguiçoso , manhoso , alegre e desbocado , ou seja , um " herói sem caráter " e que seria uma representação do que é o próprio povo brasileiro . E como seria um filósofo brasileiro ? Bom  , oficialmente ele era advogado e diplomata ( ingressou no serviço diplomático em 1943 e acabou sendo aposentado compulsoriamente em 1968 , com a alegação de que seu modo de vida era incompatível com o cargo que ocupava ) , mas a vida errante da boemia , a beleza e a dramaticidade da música e do teatro e o lirismo da poesia foram muito mais fortes do que o rigor formal do Direito e da diplomacia .......O carioca MARCUS VINÍCIUS DA CRUZ DE MELLO MORAES ( 1913-1980 ) foi um misto de boêmio , conquistador ( foi casado 9 vezes ! ) , poeta , dramaturgo , compositor , filósofo e , por que não , MACUNAÍMA ! Filho de um poeta bissexto e de uma pianista amadora , com apenas 15 anos de idade compôs sua primeira música , LOURA OU MORENA , e que só seria gravada 4 anos mais tarde pelo grupo OS TANGARÁS . No mesmo ano em que se formou em Direito - 1933 - foi lançado seu primeiro livro , O CAMINHO PARA A DISTÂNCIA , uma coletânea de poemas .

   Mas foi só  a partir de 1954 que começou a levar mais a sério a carreira artística : naquela ocasião escreveu a sua primeira peça teatral , ORFEU DA CONCEIÇÃO ( além dela escreveu mais 3 peças de teatro ) , sendo que até então tinha se dedicado mais a literatura , tendo 7 livros publicados  entre 1933 e 1949 ( mais 6 livros de sua autoria acabaram sendo publicados , o que inclui o póstumo CONTOS ESPARSOS , de 2008 ) . Também passou a se dedicar mais a música : gravou 31 discos ( este número inclui 4 discos póstumos ) e compôs 305 músicas , com os mais diversos parceiros , gente do nível de CHICO BUARQUE , PIXINGUINHA , DORIVAL CAYMMI , BADEN POWELL , FRANCIS HIME e principalmente o maestro , compositor e cantor TOM JOBIM ( 1927-1994 ) , que gerou as músicas CHEGA DE SAUDADE e OUTRA VEZ ( consideradas os marcos inciais da BOSA NOVA ) e GAROTA DE IPANEMA ( música-ícone não penas do Brasil mas da própria mulher brasileira ) e o cantor e violonista TOQUINHO , cuja parceria durou 11 anos - entre 1969 e 1980 - e valeu apresentações e shows pelo Brasil e o exterior  . Infelizmente , na madrugada de 9 de julho de 1980 e após passar mal na banheira do apartamento em que vivia no bairro carioca da Gávea , o velho boêmio deu seus últimos suspiros e faleceu , a três meses de completar 67 anos ......Vinícius pode ter ido há mais de 3 décadas mas sua obra é eterna e é com muita justiça que ele é lembrado na crônica de hoje , de autoria do jornalista JOSÉ ANTÔNIO BAÇO , e que também chama a atenção para o velho " complexo de vira-lata " do brasileiro . CONFIRA :

"Hoje é o dia em que a morte de Vinícius de Moraes ( ABAIXO )  completa 35 anos. Nem é preciso dizer que o seu nome é um marco para muitas gerações. Pela poesia, pela música, pelo estilo de vida.



 E, por que não, pela filosofia? No meu caso específico, há um interesse especial desde que escrevi um texto acadêmico chamado “Quem tem Vinícius Não Precisa de Platão”. Faz tempo mas mantenho esse ponto de vista.


É claro que não dá para negar Platão ( ABAIXO ) , Hegel, Kant, Heidegger 

e essa rapaziada toda que escrevia livros com mais de 400 páginas (um professor dizia que os estudantes não estavam geneticamente preparados para tanto).

 A afirmação é hiperbólica, mas nem por isso deixa de ter um interesse filosófico. Afinal, como escreveu o pensador Roberto Gomes ( ABAIXO ) , no seu tratado sobre a razão tupiniquim, filosofar é ver um palmo à frente do nariz .


É daí que vem esta pequena birra com os acadêmicos brazucas, sempre com as lunetas

 focadas no hemisfério norte. No patropi o pessoal se liga demais na estranja e não olha para a filosofia brasileira ou a filosofia latino-americana. ( ABAIXO , O ESCRITOR URUGUAIO EDUARDO GALEANO , RECENTEMENTE FALECIDO E UM DOS MAIORES ESTUDIOSOS DA AMÉRICA LATINA ) 

 Sim, elas existem. Mas a própria academia brasileira as desconhece e desconsidera por completo . ( ABAIXO , MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS )

Mas pensar a realidade concreta a partir de ideias alienígenas tem as suas limitações.


A filosofia dos homens sisudos da academia se esqueceu das coisas simples. E eu pergunto: para que serve uma filosofia que não dialoga com o homem da fila do ônibus, o malabarista do sinaleiro ou a prostituta nas esquinas?

 Por que razão nós, brasileiros (é assim que me sinto), temos que ficar papagueando a tradição grega? Repito: não se trata de negar o pensamento estrangeiro, mas de pô-lo a conversar com Macunaíma.( ABAIXO, CENA DO FILME " MACUNAÍMA " , DE  1969 )


Ora, a filosofia brasileira também é Vinícius de Moraes. ( ABAIXO )

 Uma filosofia que fala da vida, de amores, de preguiça. Também de política. E só um filósofo brasileiro poderia filosofar em forma de samba. Vinícius foi mais existencialista do que os existencialistas. Mas não se perdeu em vãs metafísicas.
-      Você que só ganha pra juntar, o que é que há, diz pra mim, o que é que há? Você vai ver um dia em que fria você vai entrar. ( ABAIXO , VINÍCIUS COM SEU AMIGO E PARCEIRO TOQUINHO )


Como todos os outros filósofos, procurou o sentido da vida:
-      Às vezes quero crer mas não consigo. É tudo uma total insensatez. Aí pergunto a Deus:

 “Escute, amigo, se foi pra desfazer, por que é que fez?”

Uma filosofia brasileira tem que saber rir. Não pode ser deixar levar pelo rigor formal excessivo. Tem se que olhar ao espelho. Com Adoniran , Guarnieri , Plínio , Chico , Tom , Veríssimo , Di , João Pacífico , Catulo , Gonzagão ( ABAIXO ) . Todos filósofos.



É a dança da chuva. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário