quinta-feira, 16 de julho de 2015

Politicamente Correto

As perspectivas para aquele jogo a ser disputado em 15 de junho de 1958 , em Gotemburgo , importante e portuária cidade sueca , eram as mais sombrias : o adversário seria a temível UNIÃO SOVIÉTICA , campeã olímpica de futebol dois anos antes e com um tal futebol "científico " ( diziam que seus jogadores teriam sido formados em laboratório ) . Para piorar , além do trauma ainda existente pela perda da Copa de 1950 , disputada no Brasil  ( dizia-se que os jogadores brasileiros eram temperamentais , imaturos e amarelavam em jogos decisivos ) , a seleção brasileira jogaria sem 3 jogadores titulares e em seus lugares entrariam 3 ilustres desconhecidos : um jogador chamado ZITO , outro de andar torto e jeito moleque chamado GARRINCHA e um moleque de 17 anos que chamavam de PELÉ . Com apenas 3 minutos de jogo o Brasil já vencia ( o jogo terminaria 2 a 0 ) e o endiabrado Garrincha deixava os grandalhões , atônitos e assustados soviéticos caídos no jogo a cada um de seus belos e geniais dribles . O tal moleque , embora não tenha feito gol , formou uma dupla azeitada e afinada com Garrincha e foi um dos destaques daquele jogo . A seleção soviética usava uma camisa vermelha comas iniciais CCCP , que eram as iniciais , em russo , de UNIÃO DAS REPÚBLICAS SOCIALISTAS SOVIÉTICAS e , como sempre existem os gozadores de plantão , logo surgiu uma versão para aquelas iniciais : CUIDADO CAMARADA COM O CRIOULO PELÉ .......PAULO MACHADO DE CARVALHO , empresário , dirigente da CBD ( Confederação Brasileira de Desportos ) e um dos responsáveis pela formação daquela seleção , era muito querido pelos jogadores e costumava chamar os jogadores negros de "MEUS MACAQUINHOS " .......É provável que nem os anônimos autores da brincadeira envolvendo Pelé e nem o dirigente citado fossem racistas e também é óbvio que 1958 e 2015 fazem parte de épocas completamente distintas e o que era uma brincadeira inocente há décadas atrás hoje é  considerada um brincadeira de mau gosto , podendo até dar processo e cadeia .

      Embora a escravidão tivesse sido abolida 70 anos antes , ainda havia uma mentalidade escravocrata muito mais forte do que hoje e os movimentos negros , se existiam , eram inexpressivos , só ganhando força no fim da década seguinte , junto com as inúmeras mudanças de comportamento da sociedade ocidental . Embora os negros continuem sendo marginalizados e vítimas de racismo  hoje já não é tão difícil encontrar um negro professor ou um negro engenheiro , por exemplo , e ainda negros atuando em espetáculos artísticos , na condição de protagonistas  ou em anúncios comerciais , o que era simplesmente impensável há quase 60 anos atrás  . O tempo voa e junto com ele a mentalidade de uma sociedade , embora nem sempre essa mudança seja para melhor......Junto com os novos tempos veio o chatíssimo e absurdo POLITICAMENTE CORRETO e que em certos momentos lembra o clima de vigilância , opressão e censura existente na época da nada saudosa ditadura militar ........Fazer humor hoje em dia virou uma atividade arriscada : DANILO GENTILI e RAFINHA BASTOS , humoristas que acumulam processos na Justiça , que o digam .......E para combater o "politicamente correto " uma das formas é justamente o humor e disso ele entende ! A crônica de hoje é mais uma das hilárias histórias de HILTON GORRESEN . CONFIRA :

"O velhinho acordou de bom humor e começou a cantarolar 



uma musiquinha de seus velhos carnavais: “Tava jogando sinuca, uma nega maluca me apareceu/vinha com um filho no colo e dizia pro povo que o filho era meu...”.

– Credo, vô! – disse a neta universitária. Que preconceito é esse contra a pobre afrodescendente? 

O vô pode ser processado.
– É isso mesmo – concluiu o neto mais novo – fica melhor “afrodescendente psicologicamente afetada”.
– Então tá, me deixem cantar: “Tava jogando sinuca, uma afrodescendente psicologicamente afetada me apareceu...”.
– E se essa nega malu...digo afrodescendente for menor de idade? Aí a coisa vai complicar.
– Pode deixar. Ela não é de menor, é uma balzaquiana. Uma mulher de mais de trinta anos. O nome vem de um romance de Balzac.( ABAIXO )

– Além do mais – completou o neto – isso é uma cena de dramalhão mexicano. A mulher aos prantos com o filho no colo, acusando o malvado vilão.

Quem sabe ela somente trouxesse a certidão de nascimento?

– Tá bom, se vocês querem assim: “Tava jogando sinuca, uma afrodescendente balzaquiana, psicologicamente afetada, me apareceu/ tava com uma certidão de nascimento no colo e dizia pro povo que o filho era meu...”. Tá bom assim?
A neta torceu o nariz e falou: esse negócio de jogar sinuca não fica bem.

Dá impressão que o vô não tem nada pra fazer. Fica ali com um cigarro na boca, empurrando umas bolinhas na caçapa. É melhor uma coisa mais moderna, malhação numa academia.

– Bóóó! – exclamou o neto. Academia é coisa pra modelos, dondocas e saradões. Fica melhor ' praticando um esporte ' .
– Então vamos ver: “Tava praticando um esporte, uma afrodescendente balzaquiana, psicologicamente afetada me apareceu/ vinha com uma certidão de nascimento no colo e dizia pro povo...”.
– Pensando bem, disse a neta, hoje não se pode procurar diretamente o transgressor. Vocês viram o que aconteceu com a namorada daquele goleiro. ( ABAIXO , GOLEIRO BRUNO )

Seria melhor procurar antes um advogado.

Aí o advogado mandaria um funcionário de seu escritório entregar uma notificação.
E o avô, com cara desanimada: “Tava praticando um esporte e o funcionário do escritório do advogado de uma afrodescendente balzaquiana, psicologicamente afetada me apareceu/ trazia uma notificação, com uma certidão de nascimento anexa no colo, e dizia pro povo que o filho era meu...”. Tá bom assim?
– Acho que não. Seria melhor o advogado encaminhar a notificação pelo correio.

– Já percebi – exclamou o velhinho – vocês querem é estragar a música . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário