terça-feira, 7 de julho de 2015

De Amarga , Basta A Vida

Iniciamos fazendo uma pergunta bastante indiscreta : Quantos anos você tem ? Trinta e cinco , quarenta anos ? Quantas gargalhadas você deve ter dado naqueles fins de tarde de domingo ao assistir as impagáveis aventuras protagonizadas por um sujeito negro , apaixonado por samba e com seu inseparável "mé" ; por um sujeito malandro e boa-vida , com forte sotaque nordestino ; por um sujeito com jeito de bom moço e por outro , vindo de Minas Gerais  e com um jeito , digamos , delicado .......Entre 1975 e 1990 , Antônio Renato Aragão ( o DIDI ) , Antônio Carlos Gomes Bernardes ( o MUSSUM ) , Manfried Santana ( o DEDÉ ) e Mauro Faccio Gonçaves ( o ZACARIAS  ) formaram aquele que talvez tenha sido o maior grupo de humor do Brasil : os saudosos TRAPALHÕES , misturando muita malícia , com um humor circense e até certo ponto ingênuo . É bastante provável que hoje mal chegariam a completar uma temporada na televisão e provavelmente seriam acusados de prática de racismo , preconceito contra nordestinos e homossexuais , estímulo ao alcoolismo .......Acabamos de citar o exemplo dos Trapalhões assim como poderíamos ter aberto este texto citando os exemplos de vários humoristas antigos , e por sinal consagrados e reconhecidos até hoje , como  COSTINHA , JOSÉ VASCONCELLOS , RONALD GOLIAS , CHICO ANÍSIO , DERCY GONÇALVES......Pobres e tristes tempos atuais : em setembro de 2011 tornou-se cérebre o caso em que humorista RAFINHA BASTOS foi praticamente expulso do humorístico CQC simplesmente por contar uma piada , de mal gosto é verdade , mas uma piada......Caso os adeptos do chamado POLITICAMENTE CORRETO tivessem realmente um pouco de cultura e curiosidade , o que duvidamos que tenham , veriam no dicionário os seguinte significado para a palavra COMÉDIA : "  OBRA OU REPRESENTAÇÃO TEATRAL EM QUE PREDOMINAM A SÁTIRA E A GRAÇA .....' , resumindo : o princípio da comédia É NÃO TER LIMITE ! A crônica de hoje , de autoria do escritor DONALD MALSCHITZKY , é um verdadeiro manifesto contra a  ditadura do politicamente correto , a intolerância e o fanatismo . CONFIRA :

" ' Não gosto de piadas ' .



 Por trás da frase ou prepotência ou a simples preguiça de pensar . Não se trata apenas de piadas contadas , mas do cotidiano , que nos faz rir diariamente com situações mais ou menos hilárias , sem esquecer a capacidade de rir de si próprio ,



 que é uma das maiores virtudes do ser humano . Levar-se a sério demais



 é ter medo da própria incapacidade .

  À parte da amargura de julgar-se acima de qualquer alegria , há duas influências determinantes para a falta de humor . Talvez a mais forte seja a religiosidade sem sentido ,



que acha que a alegria com o mundo , as pessoas , tudo que nos cerca e as situações criadas , é uma porta que fecha o caminho para o céu . Alegria , só a divina , música , só a divina ( ABAIXO , A BANDA CATEDRAL , A SURGIDA EM 1987 E UMA DAS MAIS ANTIGAS E BEM SUCEDIDAS BANDAS GOSPEL DO BRASIL )



e por aí vai , e a condição 'divina '



é definida pelo preconceito .

  Outra influência , mas , quem sabe , até mais perigosa , por misturar intelecto co intolerância , é o ' politicamente correto ' .



 Sua característica principal é criar uma escala de moralidades , quase sempre sob influências externas , e rotular cada expressão e ação . Os rótulos passam a ter mais importância do que a moral em si . A semelhança com o fanatismo religioso ou político cego não é por acaso .



  Embora pareça defender causas , o politicamente correto oprime com sua ânsia classificatória , sua necessidade de ira e sua obtusidade intelectual ,



 que enxerga ofensa onde apenas há graça .



Não tem o mínimo conhecimento da função do humor , que não é apenas divertir , mas também , advertir . ' Ridendo castigat mores ' continua valendo , mas o fanáticos não sabem disso . Ri e compartilhei postagem em que um homem com uma bandeja carregada de ferro elétrico e produtos de limpeza , 'romanticamente ' , acorda a mulher . Era clara a crítica divertida aos machistas , aos sem noção , mas duas mulheres sangraram até quase a morte pela ofensa às mulheres . Felizmente , foram a exceção , pois as outras se divertiram coma bobagem .



  Outra mulher critica um homem por perguntar se o bebê é menina ou menino ; diz que isso é heteronormativo ( existe ? ) baseado no determinismo biológico . Foi a melhor piada dos politicamente corretos que já li .



  ' Rir é o melhor remédio ' é uma seção da Seleções da Readers Digest ;



 verdade que de algumas piadas ali publicadas fica difícil rir ,mas o título é perfeito . Pessoas amargas ou prepotentes , sérias demais , são doentes da alma ,



mas a vantagem de quem não tem senso de humor é que não vai para o inferno . Nem precisa , pois já vive num . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário