quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cavalos de Fogo

Quando a CORRUPÇÃO e sua irmã , a BUROCRACIA , começaram no Brasil ? Essa pergunta é difícil de ser respondida......é muito provável que elas tenha chegado junto com expedição de CABRAL , no remoto 1.500 . E quando foi que elas se enraizaram na cultura brasileira ? Essa é fácil de responder : a partir da quentíssima tarde de 22 de abril de 1808 . Fugindo de tropas francesas que estavam invadindo Portugal , o então rei DOM JOÃO VI , sua família , boa parte da nobreza e do clero , funcionários reais políticos , puxa-sacos e afins formavam uma gigantesca comitiva de cerca de 15.000 pessoas e que veio em 8 naus , 5 fragatas , 3 brigues e 30 navios mercantis ! A princípio , pela ação dos ventos ,       desembarcaram acidentalmente em Salvador  e menos de uma semana depois ,e m 28 de janeiro , ainda em terras baianas , Dom João tomou uma medida importantíssima e vital : abriu os portos brasileiros ao comércio internacional ( leia-se : a Inglaterra , principal aliada e credora de Portugal ) . Só em 8 de março é que Dom João e sua trupe enfim desembarcaram no seu destino : o Rio de Janeiro , então capital do Brasil e que partir dali também passou a ser sede de todo o então imenso império português ( a ideia de se transferir o centro do império para o Brasil era na verdade antiga e vinha desde o século 16 ) . Era preciso dar emprego a todas aqueles pessoas que acompanhavam Dom João e , obviamente , EMPREGO PÚBLICO . A respeito disso , no remoto ano de 1854 , o historiador FRANCISCO ADOLFO VARNHARGEN  escreveu o seguinte comentário : " Minguado de faculdades criadoras para sacar da própria mente e da meditação fecunda as as providências que as necessidades do país fossem ditando , o marquês de Aguiar parece ter começado por consultar o almanaque de Lisboa e , à vista dele , ter-se proposto a satisfazer a grande comissão que o príncipe lhe delegara , transplantando para o Brasil , com seus nomes e empregados ( para não falar de vícios e abusos ) , todas as instituições que lá havia , as quais se reduziam a muitas juntas e tribunais , que mais serviam de peia que do auxílio à administração , sem meter em conta o muito que aumentou as despesas públicas , e o ter-se visto a empregar-se um sem- número de NULIDADES , pelas exigências da chusma de fidalgos  que haviam emigrado da metrópole e que , não recebendo dali recursos , não tinham o que comer " ........Alguma semelhança com os dias atuais ? Uma repartição pública também pode ser um local de arte ! é o que nos mostra na impagável crônica de hoje o irreverente HILTON GORRESEN . CONFIRA :
"Os dois trabalham numa repartição pública . 

Pereira , atribulado , examina documentos , bate o carimbo , prepara relatórios . 

Silva , recostado na cadeira , começa a reparar as unhas . Pereira fuzila o colega com o olhar : 
- Não sei como você pode ficar assim . Se não queria nada com o batente , por que não pede pra sair , dá a vez a outro ? 
- E quem falou que vim para trabalhar ? Queria só um emprego , um encosto , morou ? 

Não nasci para ser funcionário público , meu negócio era ser compositor clássico . Faltou oportunidade .
- É.....a empresa está cheia desses malucos , sustentados com o dinheiro dos contribuintes . 

Já que você quer ser compositor , por que não batuca um pouco nos carimbos ? Vai treinando......
- E eu quero saber de carimbos ? 

Sou alérgico a essa tinta , detesto essa pancadaria sobre essa papelada . Olha , quero te mostrar a ópera que estou compondo - levanta-se animado - Chama-se ' Cavalos de Fogo ' . Imagine um  montão de cavalos brancos , envoltos em névoa .

 O chão cheio de folhas secas . Onde estão as folhas ? ( Pega alguns documentos da mesa.....amassa-os e joga no chão ) . 

O cenário é magnífico . O nobre  guerreiro volta vitorioso da guerra ,

 encontra a bela princesa ( no caso , uma gorda soprano )

 e canta : laralilá .....laraliló ....
  Nesse momento , ouvem barulho de passos . ' Epa , vem vindo alguém aí ! ' 

  O futuro famoso compositor , então , apruma-se na cadeira , aperta o nó da gravata e passa a batucar freneticamente no teclado do micro . 

Quem entra na sala é o auditor da empresa , que fiscaliza os serviços .

 Após depositar sua pasta numa mesa , observa em silêncio os dois empregados . Depois , abre a gaveta do Pereira .

- Quero ver como estão os serviços . Ahá ! Tudo atrasado ! O senhor é um relapso . É por isso que este órgão só dá prejuízo . De que adianta o governo fazer economia , eliminar ministérios , baixar as verbas publicitárias , cortar os cartões corporativos , diminuir as viagens internacionais , reduzir as despesas com propaganda , se um mentecapto como o senhor não colabora .

 Espelhe-se no seu colega aqui . Este , sim . Veja como trabalha , um exemplo de dedicação . Não nega ser sobrinho do deputado Zé Romeu . 

Vou recomendá-lo para o cargo de diretor em algum fundo de pensão .

 E o senhor , seu Pereira , trate de trabalhar mais , senão o coloco à disposição da diretoria .
  O auditor colhe a sua pesada pasta e sai da sala bufando . 

  Silva larga imediatamente o que fingia estar fazendo e levanta-se :

- Voltando aos ' Cavalos de Fogo ' ......" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário