sexta-feira, 10 de julho de 2015

Bem Vindo Ao Paraíso !

Poucas vezes um nome se encaixa tão perfeitamente a um lugar ......Na língua dos antigos índios tupis existe uma palavra chamada KIRI ´RI , que significa " SILENCIOSO " . Ao visitar a ESTRADA QUIRIRI , uma das estradas laterias da rodovia SC-301 ( a antiga estrada Dona Francisca ) e localizada pouco antes da serra , a sensação não é apenas de silêncio , paz e tranquilidade mas também de deslumbramento , afinal como se não se impressionar ao avistar a belíssima SERRA QUIRIRI e sua impressionante cachoeira ?



 Assim como todas as localidades da região , a maioria das famílias ali residentes descende de antigos imigrantes alemãs , famílias como BERGAMNN, QUANDT , VOIGT , KOHN , PISKE .....embora ali também viva um bom número de famílias de origem portuguesa , como ARAÚJO , INDALÉCIO , MORAIS , SILVA e FAGUNDES .



Antigamente os católicos do lugar dirigiam-se a CAPELA SÃO JOSÉ , já os protestantes frequentavam a IGREJA CRISTO REDENTOR ( atualmente existem na localidade uma igreja católica , a CAPELA SÃO SEBASTIÃO e uma igreja evangélica ) . Além das pequenas propriedades rurais , existiam no local muitas pequenas serrarias e marcenarias , alambiques e engenhos de farinha e açúcar , porém um fenômeno tão comum em outras comunidades rurais - o ÊXODO RURAL - representou o fim da maioria desses estabelecimentos . Uma das poucas formas de diversão que havia eram os bailes nas casas , animados por violeiros e gaiteiros e que eram devidamente "abastecidos " de comida , licor e cachaça artesanal pelos donos das casas . Também merece destaque o salão BIGODE DE OURO , também conhecido como SOCIEDADE FAMILIAR DONA FRANCISCA , e que era muito frequentado , especialmente por ocasião das festas de Natal , Ano Novo e Páscoa . Um de seus principais fundadores e proprietários era EUGÊNIO BERGMANN , talvez o morador mais conhecido do lugar e que é também a sua memória viva . A primeira linha de ônibus para a comunidade data da década de 60 ( a princípio apenas uma vez por dia o ônibus passava por ali ) e na mesma época , mais precisamente em 1968 , os moradores locais passaram a ter água encanada , embora a água de poço ainda seja muito utilizada . A luz elétrica chegou em 1972 e atualmente existem lá duas escolas municipais ( HONÓRIO SALDO e ALTO QUIRIRI ) . Antigamente os moradores eram obrigados a se deslocar até uma escola anexa a uma igreja luterana , às margens da atual rodovia SC-301 , onde tinham uma educação bilíngue , em português e alemão . E que tal fazer um passeio de bicicleta por essa fascinante região ? Convidamos você para uma viagem a bordo de uma bicicleta em um dos vídeos do dia . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário