quinta-feira, 23 de julho de 2015

À Moda Alemã

Quem estiver de visita por alguma região de colonização alemã logo irá perceber uma característica : a existência de muitas entidades , sejam elas culturais , recreativas , sociais , assistenciais ou esportivas . O visitante também logo irá se deparar com alguma escola  , geralmente antiga e cuja fundação quase que coincide com o surgimento da própria localidade . Ao romper com a Igreja Católica , no princípio do século 16 , o então monge agostiniano MARTIN LUTERO ( 1483-1547 ) estabeleceu como um dos princípios da religião que estava criando e que levaria o seu nome - luteranismo - o fato de todos os seus seguidores deveriam saber ler e escrever e tratou de traduzir a Bíblia para o alemão , ao contrário do catolicismo , onde as missas eram celebradas em latim e  o clero e uma restrita elite eram alfabetizados . Mas Lutero não fez isso por uma preocupação social : sua preocupação era teológica , ou seja , de que todos os fiéis compreendessem a Bíblia . Planejada e fundada pela SOCIEDADE HAMBURGUESA , empresa marítima e de colonização que existiu entre 1849 e 1897 , e tendo a principio uma esmagadora maioria luterana , em Joinville não foi diferente : mesmo nas mais remotas localidades rurais já existiam escolas , todas anexas a igrejas luteranas e até mesmo os poucos católicos da então colônia Dona Francisca já tinha a sua escola , onde é hoje o casarão Niemeyer e dirigida pelo padre CARLOS BOERGESHAUSEN ( 1833-1906 - ABAIXO ) . Embora em 1866 Joinville fosse um acanhado lugarejo , com apenas 4.300 habitantes , já era promissora e progressista : já eram muitas as pequenas empresas familiares , algumas das quais dariam origem futuramente a grandes indústrias , e também já era intensa a atividade comercial , tanto com  outras partes da então província de Santa Catarina e do Brasil  como até mesmo com o exterior , exportando-se produtos como farinha de mandioca e madeira . O beneficiamento e comércio de ERVA -MATE proveniente da região do planalto norte da então província acabou dando o impulso definitivo para que Joinville futuramente se tornasse um pólo industrial .



     Embora a grande maioria da diminuta população fosse de agricultores e modestos operários , logo surgiu também uma elite sócio-cultural  e econômica e que controlava a então pequena comunidade : eram em sua maioria comerciantes bem sucedidos , militares , profissionais liberais de formação superior como médicos , engenheiros e advogados e funcionários da Sociedade Hamburguesa em Joinville . Logo esse pequeno grupo sentiu a necessidade de criar não apenas uma escola onde pudesse educar seus filhos mas também um local onde pudesse manter a cultura alemã luterana . Uma parte dessa elite , formada por ADOLF HALTENHOFF ( primeiro prefeito de Joinville , entre 1869 e 1873 ) , OTTOKAR  DOERFFEL ( importante liderança comunitária e funcionário da Sociedade Hamburguesa ) , CONRAD ANTHONY e HEINRICH LEPPER ( bem sucedido comerciante ) iniciou naquele ano de 1866 uma campanha visando arrecadar dinheiro para a construção de uma escola que seguisse o modelo alemão de ensino . Em terreno cedido pela Sociedade Hamburguesa na então CAXOEIRASTRASSE ( a atual rua Princesa Isabel ) , foi feita uma rústica construção , onde durante quase 10 anos funcionou a DEUTSCHE SCHULE  ZU JOINVILLE , ou Escola Alemã de Joinville . Inúmeros problemas , como a falta de dinheiro e divergência de ideias , impediram que um prédio definitivo fosse construído naquele local . A parceria coma SOCIEDADE DOS CANTORES , em 1875 , acabou sendo o impulso que faltava : financiado pela entidade , que precisava de um local onde seus ensaios acontecessem , em 1876 foi finalmente construído o prédio . ( ABAIXO ) 

     As aulas tinham início às 7 horas e terminavam pontualmente ao meio-dia , quando batia o sino da Igreja da Paz , com os alunos aprendendo além do português e do alemão , francês e inglês  . Subvencionada com com dinheiro do governo alemão , a partir de 1895 , a escola teria um duro golpe em 1938 : naquele ano teve início a chamada CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO e a velha escola , assim como todas as escolas de origem estrangeira , acabou sendo fechada . E foi aí que entrou a professora ANA MARIA HARGER , talvez a maior educadora que Joinville já teve.......Em 1926 ela fundou uma modesta escola , que funcionou a princípio na atual rua Nova de Março , em um prédio em frente ao então JARDIM LAURO MUELLER , local onde está a Biblioteca Pública de Joinville . Em 1939 ocorreu a fusão entre a velha Escola Alemã e a escola da professora : surgia ali o colégio BOM JESUS . Em 1963 o colégio foi adquirido pela comunidade evangélica luterana da cidade e em 2010 , depois de 10 anos , o velho prédio ( ABAIXO )  foi reaberto , só que dessa vez como um centro cultural . Um dos vídeos do dia conta mais um pouco dessa curiosa história . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário