sexta-feira, 19 de junho de 2015

Viagem Musical : Os Duros

Imagine aquela música "grudenta" , que não sai de sua mente e toca intensamente  nas rádios e TVs .......Com certeza você já deve ter pensando em hits de um único verão , como LEPO-LEPO ; AI , SE EU TE PEGO ; TERETÊTÊ  e outras "músicas" do gênero mas não é à isso que estamos nos referindo e sim a uma música de verdade , da época em que até os "gudes " estrangeiros eram melhores.......O nosso destino de hoje é a Inglaterra , terra do rock por excelência . Em 1977 um novo tipo de rock , bastante agressivo e provocador , tomava de assalto tanto aquele país quanto os Estados Unidos : o PUNK . Junto com esse verdadeiro furacão vinham sérios questionamentos a antigos e conservadores costumes da sociedade , incluindo a existência da própria monarquia inglesa . Aqueles jovens e desconhecidos músicos que se juntavam para formar uma banda de nome CAFE RACERS não queriam brigar com ninguém e sim fazer um rock mais tradicional , ou "das antigas ".......Eram eles : os irmãos escoceses  MARK ( voz e guitarra ) e DAVID ( guitarra e teclado ) , JOHN ILLSLEY ( baixo ) e PICK WHITERS ( bateria ) . A falta de dinheiro deles era tanta , que um amigo do baterista Pick Withers  sugeriu que a banda mudasse de nome e em seu lugar usasse uma expressão bastante usada na Inglaterra e que seria mais ou menos equivalente ao nosso "estar duro" : DIRE STRAITS , e dessa brincadeira surgiu o nome da banda ......Os dias de dureza , porém estavam com os dias contados : em 7 de outubro de 1978 era lançado o primeiro disco da banda e além de dois sucessos moderados - DOWN TO THE WATERLINE e WATER OF LOVE - ele trazia SULTANS OF SWING . Não se tratava de uma música qualquer : o seu solo de guitarra é considerado simplesmente um dos melhores da história do rock e a música acabou sendo feita por Mark Knopfler em homenagem a .......sua guitarra ! O disco acabou rendendo à banda um DISCO DE PLATINA , porém os discos lançados nos 6 anos seguintes - COMMUNIQUÉ (1979 ) , MAKING MOVIES ( 1980 ) e LOVE OVER GOLD ( 1982 ) - não  repetiram o êxito inicial , embora a banda tenha emplacado vários sucessos , como LADY WRITER , COMMUNIQUÉ , ROMEO ANDA JULIET , TUNNEL OF LOVE e  LOVE OVER GOLD  . Ainda nesse período a banda gravou um EP ( EXTENDED PLAY , espécie de disco de vinil ) em 1983 , com apenas 4 músicas e merece destaque o disco Love Over Gold , com um estilo de rock mais progressivo - semelhante ao feito pela banda inglesa PINK FLOYD - e o seu quilométrico sucesso TELEGRAPH ROAD , com 14 minutos e 18 segundos de duração !



     O ano de 1985 marcou não apenas o lançamento daquele que foi o quinto disco de estúdio da banda como também acabou sendo um divisor de águas , aquele típico trabalho que transforma uma banda talentosa e de sucessos moderados em uma banda popular e do momento , com recordes de vendagens . A gravação de BROTHERS IN ARMS foi relativamente rápida - 5 meses  ( entre novembro de 1984 e março de 1985 ) - e em 3 locais diferentes : Londres , Nova Iorque e Montserrat ( uma ilha caribenha pertencente ao Reino Unido ) . Além da palavra sucesso , outra palavra pode definir perfeitamente esse disco : PIONEIRISMO . O disco foi um dos primeiros a serem produzidos digitalmente e a serem lançados em formato de COMPACT DISC , ou CD . Estima-se que tenham sido vendidos cerca de 10 milhões de cópias do disco : na época dizia-se que havia mais discos do Dire Straits do que aparelhos de CD......Bastante extenso - com duração de 54 minutos e 40 segundos - o disco acabou emplacando 3 sucessos : a romântica SO FAR AWAY ( feita por Mark Knopfler , ao mesmo tempo , para a sua mulher e a sua cidade natal : Glasgow ) , a jazzística YOUR LATEST TRICK e a politizada BROTHERS IN ARMS ( existem 3 versões da música : uma em estúdio , com 7 minutos de duração ; outra , a do disco , com 6 minutos e 5 segundos de duração e uma terceira lançada em uma coletânea com os maiores sucessos da banda , em 1998 , e que tem 4 minutos e 55 segundos ) . Mas nenhuma dessas músicas chegou perto do mega sucesso NOTHING FOR MONEY ......Essa música tem várias curiosidades , a começar pelo fato que a inspirou : Mark Knopfler e John Illsley encontravam-se em uma loja de eletrodomésticos , quando em um dos televisores estava aparecendo um programa televisivo . Um vendedor , daquele tipo bem azedo e que reclama até da própria sombra , começou a se queixar de seu emprego e disse que gostaria que gostaria de ser como aqueles músicos , que ganham dinheiro sem fazer nada ......Daí o título da música que significa " DINHEIRO POR NADA " .



    O já consagrado cantor STING ( aquele cantor estrangeiro que no fim da década de 80 sempre aparecia acompanhado pelo cacique RAONI ) participou da gravação da música fazendo a segunda voz e , embora tenha composto apenas o refrão I WANT MY MTV ( repetido várias vezes ao final da música ) é oficialmente coautor da música . Intensamente tocada em rádios e TVs do mundo inteiro ( seu clipe foi o primeiro a ser exibido pela MTV européia e um dos mais pedidos e exibidos da história da MTV norte-americana ) , a história de seu clipe também é curiosa : foi um dos primeiros a serem produzidos por computação gráfica e além de imagens de um show da banda traz imagens de um clipe da obscura banda húngara ELSO EMELET e de uma banda fictícia chamada IAN PEARSON BAND . Detalhe : Ian Pearson foi um dos produtores do clipe . De tão popular , a música acabou ganhando uma paródia , feira em 1989 pelo músico e humorista norte-americano WEIRD AL YANKOVIC ( o próprio Mark Knopfler fez a parte instrumental da música ) e que foi a música-tema do filme de humor BEVERLY HILLIBILLIES . A turnê do disco foi patrocinado pela multinacional holandesa PHILIPS , criadora do CD  e interessada em difundir e popularizar esse formato de disco  , teve seu encerramento em abril de 1986 , na Austrália , e acabou sendo uma verdadeira loucura : apresentaram-se várias vezes no legendário estádio de WEMBLEY , em Londres , participaram do mega concerto LIVE AID ( realizado em 13 de julho de 1985 , simultaneamente em Londres e Washington ,e cuja renda foi revertida em benefício das vítimas da fome na Etiópia ) e  , devido a intensa procura por ingressos , os 5 shows da Austrália transformaram-se em 15 . Mark Knopfler teve que ir a uma emissora de televisão local pedir para as pessoas não comprar mais ingressos pois eles queriam voltar logo para casa.......A banda só voltou a se reunir em 1988 , em um concerto realizado em Londres , em comemoração aos 70 anos do líder , e então preso , NELSON MANDELA .



     Em 1991 o sucesso de Brothers In Arms  já tinha ficado definitivamente para trás : naquele ano foi lançado aquele que seria o último disco de estúdio da banda , IN EVERY STREETS . Não chegou a emplacar nenhum grande sucesso mas mesmo assim vendeu a expressiva quantia de 8 milhões de cópias . O disco ao vivo ON THE NIGHT , lançado em 1993 ( naquele ano também foi lançado um EP , com músicas ao vivo ) , acabou sendo o canto de cisne da banda : em junho de 1995 ela deixou de existir . Não foi nenhuma surpresa : a banda chegou a ser dissolvida em 1988 , para retornar no fim de 1990 e o líder e vocalista Mark Knopler  desde 1983 já havia gravado 6 discos solo e até chegou a formar uma banda paralela chamada THE NOTTING  HILLBILLIES , também compondo trilhas sonoras para filmes e músicas para outros cantores e chegando até a participar da turnê CROSSROADS TOUR , do super guitarrista ERIC CLAPTON , entre 1988 e 1989 . Além do desejo de Mark Knopfler em se dedicar totalmente a sua carreira solo , também contribuíram para a decisão o desgaste provocado pelas turnês e o clima morno e sem entusiasmo dos integrantes da banda durante a turnê  de seu último disco . Ao longo de quase 20 anos de existência a banda vendeu cerca de 100 milhões de discos e trocou de formação diversas vezes , sendo que em 1995 , além de Mark Knopfler apenas o baixista John Illsley restava da formação original . Um dos vídeos do dia é uma apresentação de Mark Knopfler na edição da PRINCE´S TRUST ( concerto musical realizado anualmente e promovido por uma fundação ligada ao PRÍNCIPE CHARLES ) de junho de 1988, cantando NOTHING FOR MONEY e tendo 2 ajudas bem especiais : do guitar man ERIC CLAPTON e do pop star ELTON JOHN . CONFIRA ESSE MOMENTO ÚNICO !


Nenhum comentário:

Postar um comentário