sexta-feira, 12 de junho de 2015

Viagem Musical : Irreverência e Ousadia

Ela é diferente , sempre fez questão de ser diferente e nasceu diferente , mais precisamente no último dia do ano de 1947 . Filha de um dentista vindo dos Estados Unidos e neta de italianos por parte de mãe , ela  estudou em colégio francês e até tentou ser normal : na infância sonhou ser veterinária e já crescida , chegou a cursar por um breve período ocurso de Comunicação Social , da USP , tendo como uma de suas colegas a futura estrela televisiva REGINA DUARTE . Definitivamente o destino de RITA LEE JONES nunca foi ser normal ......Criada ouvindo um repertório eclético , que ia de ÂNGELA MARIA e CAUBY PEIXOTO até ELVIS PRESLEY e BEATLES , ela acabou escolhendo o transgressor caminho do ROCK ´N ROLL e existe coisa mais diferente do que uma mulher ingressar no machista mundo do rock ? Aos 15 anos , em 1963 , começou a tocar em bandas de colégio , chegou a gravar um disco com apenas 2 músicas e que se perdeu no tempo e conheceu dois irmãos : ARNALDO e SÉRGIO BAPTISTA . Com eles formou uma banda chamada OS BRUXOS . Se no conto de fadas uma princesa transformou um sapo em príncipe na história da música brasileira , por sugestão de um príncipe - RONNIE VON , o Príncipe da Jovem Guarda - o trio mudou seu nome para OS MUTANTES . Aquele bela jovem , ruiva e de olhos azuis , logo tornou-se musa de um movimento musical chamado TROPICÁLIA , que misturava ritmos brasileiros com estrangeiros e usava guitarra elétrica , um sacrilégio para a época . Também é um sacrilégio algum possível pesquisador da história da música brasileira ignorar OS MUTANTES : entre 1966 e 1972 gravaram 6 discos , emplacaram sucessos como ANDO MEIO DESLIGADO, BALADA DO LOUCO , MINHA MENINA e DOM QUIXOTE e , ousados e muito à frente de seu tempo , chegaram a gravar uma música utilizando uma bomba de detetizador e a misturar música caipira com rock ! Após sua inexplicável expulsão da banda , em 1972 , e uma breve dupla com a velha amiga LÚCIA TURNBULL , em 1973 Rita formou aquela que seria uma banda que marcou época na história do rock nacional : TUTTI FRUTTI . Esse verdadeiro time de feras , além da já citada amiga da cantora , era completado pelo guitarrista LUÍS SÉRGIO CARLINI e o baterista LEE MARCUCCI .



      Entre 1974 e 1978 , data da dissolução da banda , gravaram 4 discos - ATRÁS DO PORTO TEM UMA CIDADE ( 1974 ) , FRUTO PROIBIDO ( 1975 ) , ENTRADAS E BANDEIRAS ( 1976 )e BAILÔNIA ( 1978 ) , um disco ao vivo ( REFESTANÇA , 1977 ; o disco contou com a participação de GILBERTO GIL ) e emplacaram um número impressionante de sucessos , como a autobiográfica OVELHA NEGRA e SÓ FALTA VOCÊ , ESSE TAL DE ROQUE ENROW , BRUXA AMARELA , MISS BRASIL 2000 , JARDINS DA BAILÔNIA e AGORA É MODA . Ouvir um desses discos ou músicas é ter uma verdadeira aula de como se faz rock cantando em português ! Em 1976 anda saudosa e hipócrita ditadura aprontou das suas : em um show de truculência a cantora acabou sendo presa por porte de drogas , " para que isso servisse de exemplo à juventude "......Naquele mesmo ano a família Tutti Frutti ganhou um novo membro , o guitarrista carioca ROBERTO DE CARVALHO , e Rita encontrou o amor de sua vida.......Fiel aquela máxima de OS OPOSTOS SE ATRAEM , eles por si só já eram figuras contraditórias : ela , nascida em São Paulo , uma cidade fechada , era irriquieta e alegre e ele , nascido no Rio de Janeiro , uma cidade alegre , era tímido e calado . Desentendimentos entre Rita e os demais membros da banda , principalmente Sérgio Carlini , apressaram o seu fim .Se o relacionamento amoroso entre Rita e Roberto teve início em 1976 , seu relacionamento musical começou em 1979 , com o disco MANIA DE VOCÊ . Irreverente , talentosa e rebelde , como sempre , Rita revelou a partir daquele disco um outro lado : a de mulher amorosa e atrevida , cantando músicas de letras maliciosas . Também passou a diversificar o seu repertório e a surfar em outras ondas musicais , como a bossa nova , o samba , a música eletrônica e a MPB . O período mais glorioso de seu mais de 50 anos de carreira  foi entre 1979 e 1982 : ótimos discos - MANIA DE VOCÊ , RITA LEE ( 1980 ) e RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO ( 1982 ) - e sucessos , como CHEGA MAIS , MANIA DE VOCÊ , SHANGRI-LÁ , LANÇA-PERFUME , BAILA COMIGO , VOTE EM MIM , COR DE ROSA CHOQUE e FRAGA . Rita Lee tornou-se naquele período uma mania nacional e a TV Globo não perdeu tempo : produziu 2 especiais de fim de ano coma cantora ( em 1980 e 1982 ) e ainda uma participação no especial MULHER 80 , que foi ao ar em 16 de dezembro de 1979 . A cantora também conquistou reputação internacional , tanto que certa vez nada menos do que o PRÍNCIPE CHARLES declarou que a cantora era uma de suas preferidas.......



     A partir de 1983 a carreira de Rita passou a ter altos e baixos , com discos fracos , como BOMBOM ( 1983 ) e RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO ( 1985 ) e ótimos trabalhos , como FLERTE FATAL ( 1987 ) e 3001 ( 2000 ) . Se na vida amorosa Rita e Roberto tiveram 3 filhos , na vida musical foram 16 filhos , ou melhor discos ; também musicalmente chegaram a se divorciar  . Nesse período , entre 1991 e 1999 , a rainha do rock nacional gravou 5 discos , com destaques para um disco ao vivo , em 1995 ( MARCA DA ZORRA ) , e outro acústico , em 1998 , e que contou com a participação , entre outros da saudosa CÁSSIA ELLER ( 1962-2001 ) . Também , nesse período , aconteceram dois fatos desagradáveis : em 1995 Rita chegou a ser internada em um hospital em virtude de uma overdose ( felizmente , em 2006 , ela finalmente se livrou do vício ) e  no ano seguinte , um acidente em sua casa de sítio quase pôs fim a sua carreira . Para alívio de seus fãs , após ter anunciado a sua aposentadoria , em 22 de janeiro de 2012 , a cantora voltou a gravar um disco depois de 9 anos  ,  e naquele mesmo ano de 2012 . O disco chama-se REZA  e fiel ao seu estilo irreverente e polêmico de ser , a veterana cantora , em um show realizado naquele ano , mostrou seu veterano traseiro para plateia .......Engana-se quem pensa que a carreira artística de Rita Lee resume-se à música : ela é autora de 5 livros infantis e teve rápidas participações em várias novelas da TV Globo e nos humorísticos OS TRAPALHÕES e SAI DE BAIXO . Ela também atuou como atriz em 9 filmes , entre TANTA ESTRELA POR AÍ....., de 1994 e em que interpreta nada menos do RAUL SEIXAS ! Rita também foi apresentadora dos programas televisivos TVLEEZÃO , SAIA JUSTA e MADAME LEE e desde 1986 apresenta um programa de rádio . Agora que já soube um pouco mais a respeito da rainha do rock brasileiro , vem o melhor de tudo ; a sua música . O clipe da semana é a gravação de MANIA DE VOCÊ e fez parte do especial MULHER 80 . OUÇA MAIS UM SUCESSO DE MADAME LEE  !


Nenhum comentário:

Postar um comentário