terça-feira, 9 de junho de 2015

Um Pouco de Polêmica : Formigas Julgando Elefantes

Os mais velhos com certeza se lembram com saudade e os mais jovens e que não viveram aquilo hão de ter curiosidade e até inveja : estamos nos referindo aos saudosos FESTIVAIS DE MÚSICA NA TELEVISÃO BRASILEIRA . Legítimos herdeiros dos antigos concursos de calouros das rádios , especialmente os promovidos pela RÁDIO NACIONAL do Rio de Janeiro entre as décadas de 30 e 50 , eram tão populares e geravam uma mobilização e comoção tão grandes quanto uma Copa do Mundo : tanto os telespectadores quanto o público presente nos locais dos concursos torciam pelo seu cantor ou banda favorita como os fãs do futebol torcem por seu clube preferido . Os festivais de música foram um dos resultados de um fenômeno que ganhou força , especialmente no final dos anos 60 : O DA POPULARIZAÇÃO DA TELEVISÃO NO BRASIL . Se em 1950 , ano em que o Brasil além de sediar a Copa do Mundo  foi o terceiro país do mundo em que a televisão chegou , comprar um aparelho de TV era algo praticamente impossível ( ela era mais caro do que uma vitrola de discos , considerado um artigo de luxo na época )  , no início da década de 70 qualquer pobre mortal poderia adquiri-lo . Embora fossem pessoas limitadas - em todos os sentidos - os militares então no poder logo perceberam que a televisão poderia ser ao mesmo tempo um porta-voz oficial do governo , um meio de propaganda do regime e de alienação da grande massa da população brasileira , era preciso uma emissora que tivesse penetração em todo o imenso território brasileiro e que fosse de acordo com a ideologia do governo : em 26 de abril de 1965 , com as bençãos da nada saudosa ditadura militar e o auxílio da empresa de comunicação norte-americana TIME LIFE nascia a TV GLOBO .

 E foi justamente a TV do "doutor" ROBERTO MARINHO a que mais investiu na realização dos festivais : dos 20 festivais realizados no períodos entre 1965 e 1985 , nada menos do que 11 foram promovidos pela emissora carioca , sendo que quase todos eles foram realizados no ginásio do Maracanãzinho , no Rio de Janeiro . Foram 4 tipos de festival , a saber : FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO , entre 1966 e 1972 ( a primeira edição foi promovida pela hoje extinta TV RIO e como o próprio nome já indicava , era aberto a compositores e cantores estrangeiros ; na última edição participou o cantor  grego DEMI ROUSSOS , que fez certo sucesso na década de 70 - ABAIXO , BANDA PAULISTA OS MUTANTES NA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE 1968 ) ;

 APLAUSO ( realizado apenas em 1975 ) ; MPB-SHELL ( realizado entre 1980 e 1982 ) e FESTIVAL DOS FESTIVAIS ( realizado apenas em 1985 ) .
       As TVs RECORD , TUPI e EXELSIOR também realizaram seus festivais e coube a hoje finada TV EXELSIOR a primazia de realizar o primeiro festival , mais especificamente há exatos 50 anos , em abril de 1965 . Os ainda poucos telespectadores e o público presente no balneário paulista do Guarujá tiveram a oportunidade de presenciar o surgimento de uma nova estrela da música brasileira , embora ela já tivesse gravado 4 discos : a então jovem ( 20 anos ) e desconhecida ELIS REGINA ( 1945-1982 ) surgiu para o Brasil interpretando a música ARRASTÃO , uma  composição da dupla EDU LOBO-VINÍCIUS DE MORAES . Além da própria "Pimentinha " a lista de revelações do festival é enorme e inclui nomes como os de CHICO BUARQUE , JAIR RODRIGUES ( 1939-2014 ) , MILTON NASCIMENTO , CAETANO VELOSO , GILBERTO GIL , RITA LEE , o irreverente cantor baiano TOM ZÉ , seu conterrâneo RAUL SEIXAS e o menestrel OSWALDO MONTENEGRO . A lista de verdadeiras pérolas dos festivais é tão grande quanto a das revelações e inclui músicas como A BANDA ( CHICO BUARQUE , 1966 ) , ALEGRIA , ALEGRIA (CAETANO VELOSO , 1967 ; a famosa música que deu origem à expressão SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO ) , PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES ( GERALDO VANDRÉ - ABAIXO  , 1968 ; uma música que fazia  críticas a nada saudosa ditadura militar , em função dela o cantor e compositor foi preso e torturado e nunca mais foi o mesmo : tornou-se um sujeito arredio e recluso , vivendo um bom tempo em São Francisco do Sul )

 e CONDOR ( OSWALDO MONTENEGRO , 1985 ; baseada no poema NAVIO NEGREIRO , de CASTRO ALVES , ele cantou a música acompanhado por um coral de 25 cantores negros ) . Os festivais também foram ricos em fatos curiosos : em 1969 , por exemplo , no último festival promovido pela TV Record , foi proibida a utilização de guitarras elétricas , pois alegava-se que isso poderia descaracterizar a música brasileira.......

      Mas , sem dúvida , o campeão de bizarrices foi o FESTIVAL DOS FESTIVAIS , de 1985 : entre os participantes estavam o grupo infantil OS ABELHUDOS ( ! ) e , pasmem , o jornalista PEDRO BIAL ! ( ABAIXO , PRIMEIRO À ESQUERDA )

Mais bizarra ainda foi a escolha da música vencedora : entre os 8 finalistas havia 3 nomes de peso - Oswaldo Montenegro , LEILA PINHEIRO ( um dos destaques da MPB ) e o saudoso cantor EMÍLIO SANTIAGO ( 1946-2013 ) - mas os "iluminados " jurados escolheram a breguíssima e ruim de doer ESCRITO NAS ESTRELAS , interpretada pela cantora ( ? ) sul-mato grossense TETÊ ESPÍNDOLA . A bizarra escolha acabou sendo um prenúncio do que aconteceria nos anos seguintes : o poder cada vez maior de gravadoras e empresários dos artistas , especialmente na mídia ; o investimento pesado em marketing e nas aparências física e visual e a popularização de ritmos passageiros , como LAMBADA e SAMBANEJO ( sim , isso já existiu ! ) , e de hits de um único verão  , decretaram a morte dos festivais . Em 2000 , para deleite dos saudosistas e apreciadores da boa música , a TV Globo voltou a promover um festival de música . ( ABAIXO )

Teria tudo para ser um momento histórico , e realmente foi ......mas da pior maneira possível ! Mal divulgado , mal organizado e com uma falta ainda maior de talento por parte da maioria dos participantes , o festival acabou sendo um fracasso . Tão fraca quanto próprio nível do festival foi a música vencedora : TUDO BEM MEU BEM , cantada por RICARDO SOARES . Diz um velho ditado que " o tempo é o senhor da razão " e diante disso , alguém por acaso sabe onde hoje estão Ricardo Soares e Tetê Espíndola ? 
       Naquele mesmo ano de 2000 , que marcou o fim definitivo dos festivais na televisão brasileira , uma novidade já então há muito tempo comum na Europa e , principalmente , nos Estados Unidos  chegava aqui em terras tupiniquins : os REALITY SHOWS . Seguindo essa tendência , nos últimos 15 anos tornaram-se comuns reality shows musicais , como ÍDOLOS , ASTROS , SUPER STARS e THE VOICE BRASIL , mas você por acaso se lembra de algum cantor ou banda revelado por programas e que tenha se tornado um artista de sucesso ? Com 7 anos de idade ele já tocava órgão elétrico , estudou no CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE ROTERDAN ( Holanda ) , é professor de música , compositor ( incluindo temas musicais para jingles , games, curta-metragens e softwares ) , fundador e guitarrista de uma das maiores bandas de rock progressivo do Brasil , PANDORA 101......Com esse currículo o desbocado e extremamente sincero NANDO MOURA ( ABAIXO ) tem autoridade mais do que suficiente para comentar sobre música e um dos vídeos do dia traz a resposta para a pergunta que fizemos há pouco . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário