segunda-feira, 8 de junho de 2015

Socorro !

Alguma vez você já fez a seguinte pergunta : O QUE ACONTECERIA COM O PLANETA TERRA CASO DE REPENTE A NOSSA ESPÉCIE DESAPARECESSE ? Com certeza essa é uma daquelas perguntas que ninguém gostaria de responder e , muito mais ainda , de imaginar .....Em um interessantíssimo exercício de raciocínio e imaginação , o jornalista norte-americano ALLAN WEISMAN procurou responder essa desagradável pergunta em seu livro O MUNDO SEM NÓS , publicado no Brasil em outubro de 2007 . Os primeiros a se beneficiarem de nossa possível extinção seriam os numerosos e desagradáveis INSETOS , que se reproduziram em uma quantidade gigantesca , visto que não haveria mais quem os combatesse  . Os pássaros seriam um outro grupo de privilegiados : estima-se que em um ano cerca de 1 bilhão ( ! ) de pássaros morram vítimas das luzes que sinalizam as torres de rádio , televisão e demais  meios de comunicação e que influem em seu sistema natural de orientação , além daqueles que morrem vítimas de choques com carros e , principalmente , aviões . Animais caçadores , como guaxinins , doninhas e raposas correriam sério risco de desaparecer , pois passaram a ter os antigos gatos domésticos como sérios concorrentes na disputa por comida . Cerca de 300 anos após o nosso desaparecimento , cidades localizadas às margens de rios ou em terras abaixo do nível do mar , como é o caso de toda a Holanda , estariam debaixo da água e cerca de 500 anos após do desparecimento do Homem , nenhuma de suas construções estaria mais de pé , restando apenas alguns artefatos de alumínio e aço inoxidável .

     Cerca de 35.000 anos após a catástrofe que nos eliminou , o CHUMBO , substância extremamente ao meio ambiente , desaparecia completamente do solos do planeta e o mesmo aconteceria com outra substância nociva , o CÁDMIO , só que cerca de 75.000 anos após nosso desparecimento e cerca de 100.000 anos após a grande catástrofe , o gás carbônico presente na atmosfera voltaria ao mesmos níveis de antes de nosso surgimento . Não , a descrição sombria que você acabou de ler não é fruto de mente paranoica  de alguém ou de um delírio  mas pode , sim , tornar-se real .......Oito de junho , muito frio , ventinho típico do inverno , pessoas agasalhadas , enfim uma imagem mais do que normal .....até alguns anos trás ! Há cerca de uma hora a temperatura em Joinville era de 31 graus ! Não apenas o calor fora de época mas também o a frequência cada vez maior de desastres naturais , como tempestades com seus temíveis raios , maremotos , furacões , tufões e o expressivo número de pessoas vítimas de doenças pulmonares em cidades de clima poluído , como São Paulo , Cidade do México e Pequim , já são um grande alerta : NOSSA EXISTÊNCIA CORRE PERIGO ! Como muito bem lembrado na crônica de hoje , de autoria do escritor LUIZ CARLOS AMORIM . CONFIRA :

"Estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente e o dia 5 é o Dia da Ecologia e do Meio Ambiente. Acho que, como o Dia da Água, todo dia é dia do meio ambiente, todo dia é dia de ecologia.



 E está mais do que na hora de nos conscientizarmos disso, pois a natureza já não está mais apenas dando avisos, ela está cansada de esperar que o ser humano se dê conta de que é preciso preservar o lugar onde vive. Ela está se rebelando, mostrando o resultado de tanto tempo de descaso e desrespeito. Estamos vendo isso no Brasil e em várias partes do mundo .( ABAIXO, CASA E CARRO ATINGIDOS PELO FURACÃO KATRINA  , QUE PASSOU PELOS ESTADOS UNIDOS EM 2005 )




O que Mãe Natureza precisará fazer para que nos convençamos de que estamos destruindo nosso meio ambiente, nosso planeta ? 

Como diziam meus avós, ela sempre pega o que é dela de volta. Ainda mais em ela vendo que não estamos cuidando nada do nosso planeta, não estamos levando a sério o fato de que se não tratarmos dele, ninguém o fará por nós. E tratar dele, tratar do meio ambiente é tratar de nós mesmos .


A Semana Mundial do Meio Ambiente está aí, então, para pararmos e refletirmos sobre nossas ações, tão irresponsáveis e nada preventivas para que tenhamos nosso planeta mais saudável para nós, para nossos filhos e netos .


Que meio ambiente deixaremos para o futuro, para os nossos filhos e netos ? Haverá futuro para o meio ambiente, para a vida, se continuarmos a agredir a natureza, destruindo o ar, a água, o mar, o solo ?


Não cuidamos do lugar onde vivemos, fragilizamos a saúde do planeta, envenenamos o ar, a água, a terra, o mar.

 O resultado é a nossa saúde fragilizada. Precisamos devolver a saúde ao meio ambiente, ao planeta, para restabelecer a nossa própria saúde. Com muita urgência. Porque o tempo está se esvaindo.

 Há que se trabalhar, e muito, com muita urgência, pelo restabelecimento da saúde do planeta. Como poderemos nos redimir, se cometemos incomensuráveis crimes contra o meio ambiente, não cuidando direito da coisa mais elementar, do mais básico, que é o nosso lixo ? É assim que cuidamos da natureza ?


Infelizmente nós, os seres humanos, fazemos questão de não aprender. Com todas as tragédias que vêm acontecendo nos últimos tempos ,( ABAIXO , UMA DAS INÚMERAS ENCHENTES A ATINGIREM BLUMENAU )

 em função das variações do clima, parece que não aprendemos e continuamos a agredir a nossa Mãe Natureza, poluindo-a de todas as maneiras possíveis. Quando vamos aprender ? Haverá tempo ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário