segunda-feira, 15 de junho de 2015

Modernidade

Ah , o que seria do mundo se não fossem os visionários e empreendedores.......Coisas hoje hoje tão simples só se tornaram possíveis graças à visão , muito á frente de seu tempo , dessas pessoas . Costuma-se dizer , e com razão , que LER É UMA FORMA DE VIAJAR , mas há alguns séculos atrás algumas poucas pessoas letradas - quase todos reis , nobres , sacerdotes e membros de ordens religiosas - é que tinham esse privilégio . Por volta do século 5 , época em que o outrora poderoso IMPÉRIO ROMANO  agonizava e desaparecia , na China começava-se a imprimir e a reproduzir textos através de moldes , feitos em argila cozida , das letras do alfabeto e que eram besuntados em tintas ; sendo mais tarde a argila substituída por madeira . O fato é que a China , além de distante , era uma nação isolada e cujos poucos relatos existentes em relação a ela eram mais fantasiosos do que reais e o europeus esperariam mais 10 séculos até que a novidade chegasse até eles , e não foi através de um chinês ......É provável que o alemão JOHANN GUTEMBERG ( 1400-1468 ) jamais tivesse ouvido na China ou no máximo tinha uma vaga imagem daquela distante nação . Por volta de 1438 ele começou a produzir formas em metal das letras e mais tarde criou uma máquina manual com todas as letras e pontuações , que eram besuntados em tintas e depois impressos em um papel ,Surgia alia TIPOGRAFIA  . Gutemberg acabou associando-se a JOHANN FRUST , que entrou com o dinheiro . O final dessa parceria , porém , não foi nada feliz : Frust exigiu o maquinário de GUTEMBERG como pagamento das dívidas , apoderou-se do invento do outrora parceiro e o inventor da tipografia acabou morrendo arruinado , pobre e esquecido ......O fato é que a partir dali a impressão e reprodução de livros os tornaram populares e acessíveis .

     Em 1971 foi a vez de outro visionário entrar  em cena .......Em uma época em que os computadores eram um artigo raro e em que a internet ainda engatinhava e resumia-se a alguns poucos cientistas dos Estados Unidos , um jovem estudante da universidade do Estado norte-americano de Illinois logo percebeu que o futuro do computador era ser uma fonte de informações e não apenas um meio de análise de complexos e difíceis equações matemáticas . Sua ideia era tornar livros disponíveis , em qualquer tipo de computador . Filho de uma professora de Matemática e de um professor de Língua Inglesa , MICHAEL STERN HART ( 1947-2011 ) logo pôs as mãos à obra : digitalizou a DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS e , logo a seguir , a BÍBLIA e obras do poeta grego HOMERO ( 928 antes de Cristo - 898 antes de Cristo ) , do dramaturgo inglês WILLIAM SHAKESPEARE ( 1564-1616 ) e do humorista e escritor norte-americano MARK TWAIN ( 1835-1910 ) . Iniciava-se ali não apenas um projeto chamado GUTEMBERTG - uma justa homenagem ao inventor da tipografia - mas também o LIVRO DIGITAL OU ELETRÔNICO . Os frutos do trabalho de Michael só começariam a render frutos na década de 90 : em 1993 foi publicado o primeiro livro digital - DO ASSASSINATO , de autoria de THOMAS QUINCEY  ; em 1995 o site de vendas AMAZON começou a vender livros pela internet e em 1998 a mesma Amazon lançou os primeiros leitores de livros digitais , ROCKET E-BOOK e SOFTBOOK ( atualmente existem 15 tipos de leitores de livros digitais e 39 tipos de formatos ) . Uma das inúmeras vantagens desse tipo de livro é o seu preço : cerca de 80 % mais baixo que o de um livro tradicional . Seria então o fim do velho e bom livro impresso ? Na crônica de hoje , um especialista no assunto , o escritor LUIZ CARLOS AMORIM traz a resposta . CONFIRA :

"O livro eletrônico tem sido assunto recorrente nos últimos tempo.



 Os leitores eletrônicos, agora presentes em tablets e smartfones, nem são identificados por alguns usuários, tantas são as opções nessas novas maravilhas tecnológicas, mas eles estão lá. Além das opções residentes nos próprios aparelhos, há um aplicativo para emular o kindle ( ABAIXO ) , o precursor dos e-reader 




Com toda essa revolução da comunicação e interatividade em ebulição, nós, escritores, além das editoras, precisamos nos antenar e pensar em aderir ao e-book, o livro eletrônico. Precisamos fazer isso porque o livro tradicional, impresso em papel, vai acabar ?

 Não, isso não vai acontecer tão cedo. Vai demorar bastante para o livro eletrônico suplantar o livro como o conhecemos até agora. Talvez isso nem aconteça. A verdade é que eles podem conviver harmonicamente.

Mas nós, que publicamos livros, precisamos entrar nesse novo mercado e, além do livro impresso, é bom pensar em providenciar também a versão eletrônica, para conquistarmos também os leitores que já estão usando os leitores eletrônicos, os leitores dos e-books
Mesmo aqueles escritores que se consideram alternativos.
A verdade é que muitos de nós já publicava, desde meados da década passada, seus livros em  versão eletrônica, colocando-os na internet, para serem baixados de graça. Ninguém cobrava nada. Agora é hora de começar a pensar em colocar os livros em lojas virtuais, tentar vendê-los,

 pois o preço de um livro eletrônico ou digital é bem convidativo, menor do que o preço do livro impresso, pois ele não agrega o custo do papel, impressão, etc.
Estou apressando, com isso, o fim do livro tradicional? Não, porque como já disse, isso não vai acontecer. O preço dos tablets e smartfones ainda é bem salgado, é verdade, mas eles se tornaram muito populares nos últimos anos.


 Então, o livro de papel, manuseável, aquele que prescinde de qualquer fonte de energia a não ser a nossa vontade de ler, vai continuar, sim, por muito e muito tempo.

Mas é necessário que nos adaptemos às novas tecnologias, que podem caminhar paralelas aos recursos que já existiam e que continuarão existindo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário