quinta-feira, 18 de junho de 2015

Impressões de Viagem 3

Costuma-se dizer que o Brasil surgiu da mescla de 3 diferentes povos : índios , negros e brancos , representados pelos antigos colonizadores portugueses . Quando os índios chegaram no Brasil ? Esta é uma pergunta que há décadas os antropólogos vêm tentando responder e cuja resposta tão cedo não encontraram . A chegada da primeira leva de africanos no Brasil também é um tanto incerta : além de a maior parte dos documentos relativos à escravidão ter se perdido ou ter sido destruída , eles eram oriundos de reinos africanos que não mais existem . Se as origens de índios e africanos são um tanto incertas , em relação aos portugueses não só existe uma data como também um nome......Filho do conde francês HENRIQUE DE BORGONHA e da princesa TERESA , filha do rei AFONSO VI  , do reino de LEÃO E CASTELA ( equivalente a parte da atual Espanha ) , AFONSO HENRIQUES nasceu na cidade de Guimarães em 1106 e recebeu como herança um pequeno território a oeste da península Ibérica e que era conhecido como CONDADO PORTUCALENSE . Não foi algo de mão beijada , como se imagina : para poder tomar posse dele foi necessário derrotar tropas do reino de Leão e Castela , então dono daquele território , na batalha de SÃO MAMEDE , ocorrida  em 1228 . A partir de 1139 Dom Afonso passou a se auto intitular REI  , surgia ali o REINO DE PORTUGAL , que só seria reconhecido pelo vizinho reino de Leão e Castela pelo TRATADO DE ZAMORA , assinado em 1143  .

     Ao longo de 57 anos de reinado dom Afonso viu-se às voltas , não só com os vizinhos e belicosos castelhanos , mas também com os invasores MOUROS , muçulmanos originários do norte da África e que dominaram a península Ibérica por cerca de 700 anos . Dom Afonso era ao mesmo tempo um político extremamente hábil e astuto ( prenúncio de certos políticos brasileiros ? ) e um militar reconhecido por sua bravura e coragem , além de ter se notabilizado por seus ataques de surpresa . Era temido e respeitado pelos mouros e chamado por esses de IBN-ERRIK . Em seu reinado teve início a construção da conhecida ponte da cidade de Coimbra e ele mesmo acabou criando 3 ordens militar-religiosas : SÃO BENTO DE AVIS , ORDEM DA ALA e ORDEM DOS CAVALEIROS DE RODES . Os setores das artes e , principalmente da ARQUITETURA , também tiveram destaque em seu reinado . Durante o reinado de DOM MANUEL I ( que governou Portugal entre 1495 e 1521 ) foi construído um mausoléu dentro da igreja de Santa Cruz , localizada na cidade de Coimbra : lá estão os restos mortais ( ele faleceu em 1185 ) daquele que criou Portugal como uma nação independente e , por que não , deu início a  parte da história do Brasil . Em relação ao GALO DE BARCELOS , um dos símbolos nacionais de Portugal , sua história é bem curiosa : certa vez passou pela cidade de Barcelos um.......Bom , quem irá contar o restante dessa história , assim como várias outras , é o irreverente HILTON GORRESEN . CONFIRA :

" Não quero generalizar ; mas pode-se dizer que a maioria das localidades na Europa se 'defende' com o turismo . É um tal de ofertas de comidas típicas , imagens , livros turísticos , doces , vestimentas , artesanatos , bebidas , visitas a igrejas , catedrais e mosteiros .( ABAIXO , MOSTEIRO DA BATALHA , EM PORTUGAL )



 No entorno do santuário de Fátima ( ABAIXO )



se esbarra com lojinhas que vendem imagens e artigos ligados à santa aos 3 pastorezinhos . ( ABAIXO )



   Localidades necessitam criar e manter mitos que as tornem especiais e que certamente atraiam turistas , a exemplo da lenda do galo de Barcelos ,



 que até virou símbolo de Portugal . Consta que há muitos anos ( é necessário que o acontecimento se localize numa época longínqua ) um romeiro que por ali passava ( ABAIXO , CIDADE DE BARCELOS )



 foi acusado injustamente de um crime . Diante do juiz , que almoçava um galo assado ,



 o homem negou a acusação e disse : a prova de que sou inocente é que esse galo aí no prato vai se levantar e cantar ( otimista o cara , não ? ) . E o milagre aconteceu : o galo assado se levantou do prato e pôs-se a cacarejar . Os locais em que nasceram ou simplesmente passaram personagens históricos ou em que candidatos a santos fizeram cocô passam a ser fonte de visitas .

   Conheci imensas plantações de oliveiras , ( ABAIXO , PLANTAÇÃO DE OLIVEIRAS NA ESPANHA )



 laranjas , parreiras cercando o rio Douro , vi montanhas de mármore , morangos do tamanho de figos , adentrei os porões dos navios de Colombo , abracei a imagem , em tamanho natural , de Dom Quixote . ( GRAVURA ABAIXO )



 Eu , o cronista ; ele ,o sonhador , e isso nos aproxima . Só não vi os burgueses de Eça de Queirós ( ABAIXO )



 e os aldeães de Aquilino Ribeiro e Fialho de Almeida .

   Convivi com uruguaios , argentinos , peruanos e até mexicanos , em companheirismo , longe dos problemas que se manifestam em nossos países . A senhora brasileira , interiorana , quando soube que o hotel ( o melhor deles ) tinha sido mosteiro e era onde se enterravam os frades , preferiu passar a noite no ônibus com medo dos fantasmas .



   Nossa guia-historiadora desfilava histórias  de Afonsos ( o primeiro rei de Portugal foi Afonso Henriques - ABAIXO ) ,



Sanchos e Manuéis , de guerreiros , rainhas e trovadores . Dom Pedro , o Cruel , ( ABAIXO )  mandou arrancar os corações dos assassinos de sua amada Inês de Castro .



   Eu esperava entrar em Coimbra ( ABAIXO ) ao som daquela música que fala de amores e choupais .



 Mas fui recebido com vento e chuva fina . Tomei um cafezinho entre os 'capas pretas ' da universidade .( ABAIXO )



 Os estudantes também frequentam lanchonetes e , se duvidar , também vão ao banheiro . Se eu ficasse por ali mais um pouco , quem sabe receberia um título de  doutor ' honoris causa ' . " ( ABAIXO , HILTON GORRESEN )


Nenhum comentário:

Postar um comentário