quinta-feira, 4 de junho de 2015

Impressões De Viagem 2

O romano MARCO TÚLIO CÍCERO (106 a.C - 43 a.C ) foi o típico exemplo não apenas de pessoa bem sucedida como também daquele tipo de pessoa que passa pelo mundo e deixa marcas fortíssimas , que dificilmente serão esquecidas pelas gerações seguintes . Membro de uma família rica , era advogado e exerceu cargos públicos importantes : foi QUESTOR ( responsável pela administração e controle do dinheiro público ) e CÔNSUL ( cargo quase tão importante quanto o de imperador e senador ) e se opôs a ditadura que o todo poderoso imperador JÚLIO CÉSAR queria impor . Pessoa extremamente estudiosa , foi um dos maiores conhecedores do LATIM , a língua oficial do Império Romano , e foi quem praticamente trouxe a filosofia da Grécia antiga para Roma . Escritor , foi autor de uma vasta : inúmeras cartas relatando o cotidiano do Império Romano e que servem como verdeiros textos históricos ; 6 livros de retórica ; 8 livros de filosofia , dos quais restam hoje algumas partes e de seus inúmeros discursos , dos quais "apenas " 88 foram registrados , sendo que desses 58 chegaram aos nossos dias . Considerado o maior orador da história do Império Romano , um de seus livros , DE NATURA DEORUM  , foi considerado pelo pensador francês e um dos idealizadores da futura REVOLUÇÃO FRANCESA DE 1789 , VOLTAIRE ( 1694-1778 ) , o melhor livro da antiguidade.......Mas o que essa figura , dona do respeitável currículo que acabamos de descrever tema ver com UMA VIAGEM ? Por acaso você já ouviu falar na palavra CICERONE ? Não é preciso consultar o dicionário para saber o seu significado : é aquela pessoa , de maneira profissional ou voluntária , que conduz um visitante ou um grupo de visitantes a locais históricos , museus e locais de interesse de uma cidade , prestando informações , comentários e esclarecimentos . A primeira vez em que a palavra CICERONE foi citada foi em 1726 , com o livro póstumo do poeta e escritor inglês JOSEPH ADDISON ( 1672-1719 )  chamado DIÁLOGO SOBRE AS MEDALHAS . O termo também foi citado no NOVO DICIONÁRIO INGLÊS , publicado em 1762 e a princípio era usado para se referira pessoas idosas e que guiavam e prestavam informações a viajantes ; logo essas pessoas idosas ficaram associadas a figura de Cícero , que como comentamos há pouco era dono de uma grande oratória . Na crônica de hoje ( ou seria viagem ? ) , o nosso cicerone virtual é o irreverente HILTON GORRESEN  , que também nos traz algumas de suas aventuras ocorridas em sua recente viagem pela fascinante PENÍNSULA IBÉRICA . CONFIRA :

"Nem todo relógio comprado na Suíça é bom ; nem todo perfume comprado na França é legítimo . Na Plaza Mayor( ABAIXO ) , em Madri ,



 comi uma paella( ABAIXO ) tão ruim que me deu saudade daquelas preparadas em casa com ingredientes comprados no supermercado .



 Na terrinha lusitana talvez haja o mau bacalhau , mas certamente para degustar o bom , só indo para lá . ( ABAIXO , SÓ PARA DAR ÁGUA NA BOCA , OS FAMOSOS BOLINHOS DE BACALHAU )



   Os preços na Europa não são altos , nosso dinheiro é que está desvalorizado ; para se ter uma ideia dos preços europeus sem sair do país , vá a um aeroporto brasileiro . ( ABAIXO  , AEROPORTO DE GUARULHOS )



   O melhor acolhimento que tive na Espanha foi de portugueses . Um deles , ao saber que eu era brasileiro , chamou seu grupo para me apresentar . ( ABAIXO , HILTON GORRESEN )



 Uma moça que encontrei no autobus ( ônibus ) me deu todas as dicas sobre o itinerário no centro de Madri( ABAIXO )  ( mesmo assim quase me perdi ) .



   Às vezes , nas viagens , acontecem os piores problemas . No meu caso , aconteceu o menos grave : meu relógio atrasou ( não compro relógios de 1, 99 ) . Com isso , perdia visita ao Alhambra ( ABAIXO ) , em Granada .



 Cheguei ao ponto de encontro da tour na hora marcada - como sempre , sou pontual e não encontrei mais ninguém . Após as inevitáveis imprecações e maldições ao guia e ao motorista , olhei no relógio do hotel :estava cerca de uma hora adiantado .



 ' Os relógios aqui são uma droga ' , ainda pensei . Depois de jogar meu relógio no lixo , tive de comprar outro em Portugal , esse de 10 , 99 .



  Na cidade do Porto , ( ABAIXO )



 me recomendaram visitara a livraria Lello e Irmão ( ABAIXO ), famosa além de sua qualidade por ter servido de modelo a uma livraria constante nos livros de Harry Portter .



 Confesso que nunca antes havia visto fila na porta de uma livraria , e fila para deixar envergonhada qualquer filazinha de banco . Tomara que tenha sido para comprar livros .

  Onde o Tejo se funde com o Atlântico estamos a caminho de Cascais ( ABAIXO ) , elegante balneário que compete com os de Côte de Arzur .



Vento frio , mar revolto . Ali , almoço um prato exótico : arroz com tamboril , uma espécie de cação com gosto e consistência de lagosta ( ABAIXO ) . Não se vai em viagens para comer feijão com arroz .



  Na rota para Sintra , bordejando o Atlântico , divisamos abundante vegetação rasteira . 'Não se enganem ' , diz nossa guia , ' são pinheiros vergados pela ventania constatante da localidade e que acabaram se desenvolvendo na horizontal ' . Eta ,ventinho suave , hein ?

  Sintra , poreja histórica . ( ABAIXO , CASTELO DE SINTRA )



 Em suas ruelas , chocolates , doces famosos e degustação de licor de ginja ( ABAIXO ) , uma frutinha semelhante à cereja .



  Volta à Lisboa , devido ao cansaço não fui a casa de fado ( ABAIXO ) . Os amáveis portugueses que me desculpem . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário