sexta-feira, 26 de junho de 2015

Entrevista : CÁSSIO CORREIA

É praticamente impossível de terminar quando e quem inventou o TEATRO e a sua mais provável origem está nas DIONÍSIAS , festivais religiosos que aconteciam em quase toda a Grécia antiga século antes de Cristo e que tiveram seu auge por volta do século 5 antes de Cristo e cuja finalidade era louvar DIONÍSIO , divindade ligada ao vinho e à alegria . Também é provável que os primeiros dramaturgos e, portanto , criadores do teatro como uma forma de arte , tenham sido os gregos ÉSQUILO , EURÍPEDES , SÓFOCLES e ARISTÓFANES . SER ATOR , o que seria considerado algo mais do que natural e até nobre em países que valorizam a educação , arte a acultura de uma maneira geral , em um país como o Brasil e uma cidade do interior , torna-se um drama mas CÁSSIO CORREIA sempre soube qual caminho seguir e desde cedo aprendeu a segui-lo.......Nascido na vizinha Jaraguá do Sul , em 6 de agosto de 1980 e bacharel em Teatro pela FURB , de Blumenau , ele chegou a ser professor em uma escola de sua Jaraguá natal e entre 2006 e 2013 trabalhou no SESC como técnico cultural . Após ter morado em Rio do Sul durante um breve período , em 2007 mudou-se , onde vive desde então , com a exceção de um período em que morou em Florianópolis , em 2012 . Quem hoje frequenta o SESC Joinville até se surpreende coma variedade de atrações culturais oferecidas por aquela instituição , o que inclui uma galeria de arte , um pequeno mas confortável teatro e exibições de antigos clássicos do cinema .......muito disso tem o dedo , ou melhor , as ideias de Cássio : ele passou por lá entre 2007 e 2012 .

   Atualmente , além de ser um dos atores da companhia de teatro joinvilense ESSAÉ -  à qual faz parte desde 2010 -  é desde 2013 o seu diretor e um de seus sócios-proprietários . Cássio também acumula as funções de presidente da AJOTE ( Associação Joinvilense de Teatro ) e da FEDERAÇÃO CATARINENSE DE TEATRO e ao seu currículo pode incluir um fato importante : juntamente com ANDERSON DRESCH , presidente da Associação dos Músicos de Joinville ( AMUJ )  , conseguiu impedir com que mais uma das aberrações do atual desgoverno de Joinville acontecesse , a redução das verbas destinadas ao setor cultural de Joinville para menos de 1 % do orçamento do município ! Também é um dos artistas que mais têm lutado para uma melhor utilização da CIDADELA CULTURAL , hoje e infelizmente largada às moscas , ratos e afins......Misto de artista , agente , produtor , empresário e líder cultural e , por que não , idealista e visionário , Cássio pode dizer com todo orgulho : " POSSO VIVER DE MINHA ARTE ! " , o que infelizmente ainda é um privilégio no Brasil......Na entrevista do mês de junho  esse discípulo de Dionísio ( ABAIXO ) revela um pouco mais de sua personalidade e de seus planos . CONFIRA :



1- DE INÍCIO , UMA PERGUNTA INEVITÁVEL : O QUE O FEZ SER ATOR ? QUAL FOI A REAÇÃO DE SUA FAMÍLIA E DAS PESSOAS NO INÍCIO ?
CÁSSIO - O que me fez ser ator foi a vontade de atuar, de poder viver vários personagens, de poder falar de assuntos que queremos discutir. Minha família no início não apoiou muito minha decisão, porém aos poucos fui conquistando o meu reconhecimento. Hoje sou uma pessoa realizada profissionalmente e tendo sempre o apoio familiar.( ABAIXO , COMPANHIAS PEQUENINOS E ESSAÉ , POR OCASIÃO DA ENCENAÇÃO DA PEÇA " O CARTEIRO " , EM 2014 )

 
2- QUAL  A SENSAÇÃO AO SUBIR NO PALCO PELA PRIMEIRA VEZ ? COMO VOCÊ DEFINE SER ATOR ?
CÁSSIO - Subir ao palco sempre é um experiência única ,

 cada apresentação é diferente da outra, por conta de uma série de fatores, o teatro diferente, o público mais ou menos receptivo com o espetáculo, o seu bem estar naquele dia, tudo influência, porém é sempre muito gratificante estar representando e fazendo as pessoas pensarem a cerca de um tema que colocamos em discussão com cada espetáculo. Nós podemos muitas vezes provocar que temas às vezes pouco explorados no cotidiano da sociedade possam ser apresentados de forma evidente num espetáculo e com isso fazer as pessoas amadurecerem cada vez mais . ( ABAIXO , ENCENAÇÃO DA PEÇA "VONTADE DE SER MULHER " , DE AUTORIA DO ESCRITOR JURA ARRUDA )

 
3 - OUTRA PERGUNTA INEVITÁVEL : O QUE LEVOU A VIR MORAR EM JOINVILLE ? QUE IMPRESSÕES INICIAIS TEVE ? 
CÁSSIO - Joinville sempre me atraiu muito por conta de maiores possibilidades de incentivos culturais do que minha cidade natal (Jaraguá do Sul - ABAIXO ), claro que hoje Jaraguá já evoluiu muito neste setor, porém Joinville ainda continua sendo uma cidade com muitas possibilidades de trabalho na área da atuação e produção cultural.

 
4- COMO VOCÊ VÊ O PANORAMA DO TEATRO EM JOINVILLE ? EM SUA OPINIÃO O QUE PRECISA SER FEITO NA ÁREA CULTURAL DA CIDADE ? 
CÁSSIO - Em pleno crescimento, a cada ano que passa os espetáculos de Joinville vem se profissionalizando mais. Temos uma diversidade muito grande de grupos de teatro que transitam entre o amadorismo, projetos comunitários ( ABAIXO , GRUPO O CANTO DO POVO , QUE VEM DESENVOLVENDO UM NOTÁVEL TRABALHO COMUNITÁRIO NO IRIRIÚ E NO ITINGA )

 e também grupos profissionais que já conseguem ter o seu trabalho reconhecido estadual e nacionalmente. Quando falamos de coletividade, o exemplo da AJOTE ( ABAIXO , GALPÃO DA AJOTE )  para outras cidades sempre foi muito bem comentado, o que nos fortalece enquanto movimento .

 
5- POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM GOSTARIA DE DEIXAR AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ? 


CÁSSIO -  Acredito que o blog vem contribuir e muito com a divulgação do produto cultural da cidade de Joinville, que embora possui uma programação intensa de ações culturais , ( ABAIXO , GRUPO DIONÍSIOS DE TEATRO , UMA DAS MAIS ANTIGAS E BEM SUCEDIDAS  COMPANHIAS DE TEATRO DE JOINVILLE )

 ainda possui uma deficiência que é a falta de consumo cultural pela comunidade. Portanto, o famoso boca a boca, sempre acaba sendo o mais eficaz, então para os leitores do Alameda Cultural que possam replicar as informações das ações culturais em Joinville para que possamos ter sempre cada vez mais espetáculos e casas cheias. ( ABAIXO , CENA DO ESPETÁCULO "ÁRIDA CORAGEM " , QUE FOI UM DOS ESPETÁCULOS SELECIONADOS PARA A PRÓXIMA EDIÇÃO DE UMA TRADICIONAL MOSTRA DE TEATRO ORGANIZADA PELA AJOTE E QUE ACONTECERÁ NO PRÓXIMO MÊS DE AGOSTO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário