quinta-feira, 11 de junho de 2015

Eles Se Foram

É possível que você jamais tenha ouvido falar no artista plástico norte-americano ANDY WARHOL ( 1928-1987 ) mas provavelmente já deve ter ouvido alguma vez a sua frase mais célebre : " UM DIA TODOS TERÃO SEUS QUINZE MINUTOS DE FAMA " . Não chegaram a ser necessários 15 minutos mas um pouco menos do que isso - 12 minutos e poucas vezes algo tão curto provocou um impacto tão gigantesco ! Em 1 de dezembro de 1903 uma interessante  página da história do cinema começava a ser escrita : nessa data foi lançada o filme norte-americano THE GREAT TRAIN ROBBERY , dirigido por EDWIN PORTER ( também um de seus roteiristas ; ele chegou a trabalhar como assistente de THOMAS EDISON , aquele mesmo que inventou a lâmpada elétrica ) e protagonizado  por BRONCHO BILLY ANDERSON ( 1880-1971 ) , o filme , mesmo sendo mudo e curto , foi o primeiro a apresentar uma narrativa realista , a ter imagens gravadas em ambientes externos e em vários locais . Muito à frente de seu tempo , também foi o primeiro a se utilizar da movimentação das câmeras , a utilizar o efeito ZOOM da câmera e a apresentar  cenas em locais paralelos . Também se tornou célebre a cena em que um dos bandidos , interpretado pelo ator JUSTUS BARNES , aponta o revólver para a câmera e dá um tiro . Acabou servindo de inspiração para filmes produzidos pelos cineastas MARTIN SCORSESE e RIDLEY SCOTT e também foi uma das possíveis inspirações para a série de filmes protagonizados pelo personagem JAMES BOND . Se sucesso foi tão grande , que em 1905 a EDISON STUDIOS , a produtora do filme , produziu uma paródia chamada THE LITTLE TRAIN ROBBERY , em que um grupo de bandidos mirins assaltam um mini trem carregado de bonecos e doces ......

     O filme chegou a ser lançado no Brasil , em 1907 , e aqui recebeu o título de ASSALTO E ROUBO NUM TREM  . Mais do que marcar o início de uma nova era , a dos filmes WESTERN , o filme provou que o cinema poderia ser uma atividade comercial e que poderia render lucros e não mais como uma invenção curiosa e exótica dos irmãos franceses LUMIÉRE , surgida 8 anos antes . Porém a primazia de ter início ao gênero western mas sim a KIT CARSON , filme lançado em 21 de setembro daquele mesmo ano de 1903 e dirigido por WALLACE MACCUTCHEON . Em 1910 esse gênero de filme já era tão popular , que acabou sendo o primeiro produzido em HOLLYWOOD - então uma região deserta e isolada de Los Angeles - com o nome de IN OLD CALIFORNIA e sendo dirigido por D. W. GRIFFITH . Muitas pessoas ainda sentem saudade desse tipo de filme e de astros que nele se destacaram , como GARY COOPER , GENE  BARRY , GENE AUTRY , BURT LANCASTER e JOHN WAYNE . O escritor mais rápido e irreverente da velha São Chico , HILTON GORRESEN , nos convida a uma visita , cheia de saudosismo , por uma galeria de caubóis que fizeram história , muitos dos quais vivenciaram em suas vidas reais histórias mais interessantes que a dos personagens que interpretaram . CONFIRA :

" Alguns anos atrás me caiu nas mãos uma brochura em inglês com o título ' The Went  That Away ' . Alguma coisa como ' Eles Se Foram ' . O livro tratava da trajetória dos famosos caubóis dos filmes de faroeste B , que entusiasmavam a gurizada até as décadas de 50 e 60 . ( ABAIXO , CLINT EASTWOOD , NO FILME "TRÊS HOMENS EM CONFLITO " , DE  1966 )



    Esses mocinhos não eram lá grandes atores . A maioria deles era constituída por atletas e peões de shows e rodeios . Alguns , como Gene Autry ( ABAIXO ) e Roy Rogers , eram cantores de música country .



Seus filmes apresentavam ações intensas , tiroteios e perseguições ; não era necessário abrirem a boca . No final , triunfavam o bem e a justiça , ladrões e corruptos acabavam atrás das grades ( justamente como hoje ) .



    Quase todos tinham em comum a indumentária bordada e colorida , longe do padrão dos verdadeiros caubóis , e um cavalo que só faltava falar .



    O primeiro caubói conhecido foi Broncho Billy ( ABAIXO ) , astro de cinema na época do cinema mudo .



 Após ele , e nos seus passos , veio Tom Mix ( ABAIXO ) , que alcançou grande sucesso .



Quando deixou de rodar seus filme , montou um circo para percorrer o país . Intrépido cavaleiro , morreu num acidente de carro . Outro caubói , Buck Jones ( ABAIXO ) , morreu heroicamente , tentando salvar pessoas no incêndio em uma boate



     Roy Rogers ,o Rei dos Caubóis , ( ABAIXO )




 fazia parte de um conjunto musical , ' Os Filhos Dos Pioneiros ' , e foi chamado a atuar no lugar de Gebe Autry , que havia sido convocado pelo Exército . Quando se retirou das telas , milionário , continuou tocando seu rancho e usando as mesmas roupas com que se apresentava nos filmes . As atrações de seu rancho eram o cavalo Trigger e o cão Bullet , que depois de mortos , foram empalhados .

     Rocky Lane ( ABAIXO ) era meu herói preferido , principalmente nos gibis .



 Depois de sua decadência como mocinho , ganhou a vida emprestando a voz a Mr. Ed , cavalo falante de uma série de TV . ( ABAIXO )



 Dizem que não era muito popular entre os colegas , por ser arrogante a egoísta , razão pela qual morreu - aos 69 anos - quase sem amigos para lhes segurar a alça do caixão . Para mim  isso foi uma decepção .

     Tex Ritter , ( ABAIXO )



 caubói menos conhecido , notabilizou-se por cantar o tema do filme ' Matar Ou Morrer ' , com Gary Cooper .

     Clayton Moore , ( ABAIXO )



ator que interpretava Lane Ranger , no Brasil erroneamente conhecido como Zorro , não abandonou seu personagem . Continuou sendo o Zorro ( ABAIXO ) , mesmo fora das telas , fazendo apresentações em festinhas de crianças .



     O ator Charles Starret , ( ABAIXO )



antigo astro esportivo , fez mais de 130 filmes na pele de Durango Kid (  ABAIXO ) , talvez o nome mais lembrado dos filmes de faroeste .



     Sim , eles se foram , e com eles se foi parte da infância de muitos de nós . " ( ABAIXO , JOHN WAYNE , DO FILME "RASTROS DE ÓDIO " , DE 1956 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário