segunda-feira, 29 de junho de 2015

Artesãos das Palavras

QUEM FOI O PRIMEIRO ESCRITOR GENUINAMENTE BRASILEIRO ? Existem 3 opções para a resposta a esta pergunta : BENTO TEIXEIRA , GREGÓRIO DE MATOS e MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA . A primeira opção já é logo descartada : infelizmente se conhece muito pouco da vida de Bento Teixeira e muitos fatos dela são controversos . São desconhecidos até as datas de seu nascimento ( que teria sido entre 1545 e 1565 ) , morte ( entre 1600 e 1618 ) e até o local exato de seu nascimento  . Em relação a Gregório de Matos ( 1636 - 1696 ) , embora fosse integrante de uma rica família de proprietários de engenhos de açúcar , tinha como alvo de suas ácidas críticas justamente a elite da época ,a qual satirizava em poemas ao mesmo tempo eróticos e críticos . Tanto pelo teor de sua obra como pela vida boêmia que levava ganhou o apelido de BOCA DO INFERNO ! Tanto ousadia lhe custou caro : acabou sendo desterrado em Angola , o que na época era quase um sentença de morte ......Nada como ter um bom amigo : lá tornou-se amigo e principal conselheiro do governador local , HENRIQUE JAQUES MAGALHÃES , o que lhe possibilitou retornar ao Brasil e viver seus últimos anos em Recife  . Gregório também era advogado e , curiosamente , antes de cair na boemia , chegou a ser ordenado clérigo mas acabou sendo expulso por se recusar a vestir batina ......Ainda com relação a Gregório de Matos , existe um detalhe : suas obras só foram publicadas pela primeira vez em 1831 , ou seja , 135 anos após sua morte ! ( até então o que fez a sua obra ser lembrada foram textos apócrifos , ou seja , supostamente escritos por ele ) . Diante disso sobra o nome de Manuel Botelho de Oliveira ( 1636-1711 )........Assim como Gregório , Manuel também nasceu em Salvador e  era advogado e curiosamente teve muito contato com ele , o que provavelmente indica que a obra de um tenha influenciado a obra de outro ; só que ao contrário de Gregório , Manuel teve o cuidado de registar e eternizar a sua obra : seu primeiro livro , MAL AMIGO , foi publicado na cidade portuguesa de Coimbra , em 1663 .

     Porém a sua obra mais conhecida foi publicada pouco tempo antes de sua morte , em 1705 em Lisboa  , com o título de MÚSICA DO PARNASO . Trata-se de uma verdadeira joia da literatura brasileira : é uma coletânea de poemas escritos em português , latim , italiano e espanhol  , tendo ainda 2 comédias escritas em espanhol . Dentro desse mesmo livro o destaque fica para o poema ILHA DE MARÉ : trata-se de um dos primeiros textos ufanistas , ou seja , que exaltam o Brasil e relatam a natureza tropical do país . Manuel também é considerado um dos pioneiros do BARROCO no Brasil ( movimento típico dos séculos 17 e 18 e que influenciou outras formas de arte , principalmente a música ) e se Gregório foi contra o sistema , ele preferiu aderir ao sistema : foi vereador em Salvador , capitão-mor ( cargo político-militar ) de parte daquela cidade e financiador da primeira CASA DA MOEDA do Brasil . Se existem controvérsias com relação a quem foi o primeiro escritor genuinamente brasileiro , a lista de grandes escritores brasileiros é enorme : MACHADO DE ASSIS , GONÇALVES DIAS , NELSON RODRIGUES , MONTEIRO LOBATO......o que não deixa de ser uma contradição em um país em que infelizmente a maior parte de sua população prefere ignorar os livros ........O DIA NACIONAL DO ESCRITOR será apenas em 25 de julho , mas na crônica de hoje o escritor LUIZ CARLOS AMORIM já se antecipa e presta uma merecida homenagem a essa classe de artistas muitas vezes tão esquecida . CONFIRA :

"E o escritor também tem o seu dia. Esse artista solitário,



 cujo trabalho é registrar a trajetória do ser humano no nosso planeta, seja na ficção ou na não ficção. 



O escritor é aquele que, em verso ou prosa, localiza o homem no espaço e no tempo, com seus costumes, sua cosmovisão, seu habitat, seus sentimentos e emoções, suas vitórias e derrotas, seu caminho pela vida.



Minha homenagem, hoje, a todos os escritores, sejam famosos ou não, tenham publicado livros ou não, livros tradicionais, de papel, 

ou eletrônicos.

 Sabemos que, mais do que nunca, surgem escritores novos, mas o mercado editorial absorve muito poucos deles, pois livro é um produto para as editoras e um produto tem que vender.

 Elas arriscam pouco nos novos.
A internet veio para se transformar no veículo mais democrático que pode existir, para os novos autores, pois todos podem usá-la como vitrine, colocando lá a sua obra. 

É claro que só os que tiverem algum talento ficarão visíveis, mas a verdade é que o espaço está lá e é de todos.
A concorrência é grande, o número de escritores é cada vez maior, mas o número de leitores ainda não é o que seria desejável. O Brasil ainda é um país que lê pouco. Temos poucas livrarias,

 o preço do livro ainda é muito alto

 e a escola não tem, no seu conteúdo programático, espaço delimitado ou suficiente para incentivar o hábito da leitura nos nossos leitores em formação.

Neste dia do escritor, conclamo todos eles para que nos unamos, e nós todos, cada um, procuremos ir a uma ou mais escolas,

 aquela perto de casa, por exemplo, para procurar mostrar lá a nossa obra, divulgando a literatura como um todo e incentivando a leitura.

E há que exijamos, também, a melhoria da educação em nosso país, pois o fato de termos uma sistemática de ensino de melhor qualidade implicará em estudantes mais propensos a gostarem de ler."

Nenhum comentário:

Postar um comentário