quinta-feira, 18 de junho de 2015

Amor Por Bolachões

Em 1979 uma revolução estava acontecendo no mundo ......Não foi o movimento que depôs o quase eterno e despótico xá REZA PAHLEVI  e transformou o Irã em uma república teocrática , governada pelos princípios islâmicos do Alcorão ; nem foi a chegada ao poder , no Reino Unido , da conservadora MARGARETH TATCHER ( 1926-2013 ) e sua política de cortes gastos públicos e redução de benefícios sociais  ; muito menos ainda a tomada do poder , no Iraque , pelo tirânico e sanguinário SADDAM HUSSEIN ( 1937-2006 ) ou a implantação , na miserável e conflituosa república centro-americana da Nicarágua , de um governo de orientação socialista ......Na Holanda , mais especificamente na multinacional PHILLIPS , uma equipe liderada por JOOP SIGEOUR criva uma novo tipo de toca-discos e que recebeu o nome de COMPACT DISC SYSTEM . No lugar da da nada confiável agulha esse aparelho utilizava um mini canhão de raio laser , responsável pela leitura de um novo tipo de disco , muito mais leve e resistente que o velho e tradicional vinil , tendo 12 centímetros de diâmetro e endo revestido por uma camada de plástico . A leitura a laser impedia que o novo disco se desgastasse e além disso ele teria capacidade para armazenar até 70 minutos de música , ou quase o dobro do velho vinil . E o mais importante : o som obtido era puro e livre de qualquer tipo de deformação . Nascia ali o CD.......



Aquele inovadora e revolucionária novidade só se tonou algo comercial em 1982 e só se tornou uma realidade no fim da década , quando , enfim ,foi popularizado . Embora já fosse produzido no Brasil já há algum tempo , o cd só começou a se popularizar a partir de 1992 . Embora a popularidade e procura por CDs estivessem aumentando , ao longo de 1993 foram vendidos o expressivo número de 17 milhões de discos de vinil . O sucesso do PLANO REAL , que acabou aumentando poder de compra do brasileiro e consequentemente a compra de CDs , acabou sendo um duro golpe para o velho vinil : em 31 de dezembro de 1997  as grandes gravadoras brasileiras deixaram de fazer lançamentos no formato de vinil .

      Remando contra a maré , em 16 de abril de 1999 surgiu na cidade de Belford Roxo ( Rio de Janeiro ) a POLYSOM , produzindo apenas discos de vinil e utilizando antigos equipamentos que haviam pertencido as extintas gravadoras POLYDOR e CONTINENTAL ; com inúmeras dificuldades , a empresa acabou fechando as portas em novembro de 2007 e reiniciou suas atividades em novembro de 2009 . Mas o que fez os donos da empresa mudarem de opinião e reabrirem a empresa ? Um fenômeno , típico da década dos anos 2000 e que ainda tem força na Europa e , principalmente nos Estados Unidos : O CULTO AOS VINIS . Dizem os defensores do velho " bolachão " que o seu som analógico chega a ser superior ao som digital dos CDs , além das beleza das capas e o especial ritual de botar o vinil para tocar e observá-lo......Os discos da midiática cantora norte-americana LADY GAGA também são lançados em formato de vinil e no Brasil nomes importantes , como os da cantora PITTY e das bandas CAPITAL INICIAL e O RAPPA também fazem o mesmo , sendo que muitos cantores e bandas independentes também seguem o mesmo caminho . Atualmente , além da Polysom , a empresa paulista MEDIA 4 MUSIC ( criada em 2011 ) é a única fábrica de vinis da América Latina . Um dos vídeos do dia traz uma matéria feita pela RBS TV em 2011 com um desses apaixonados pelo velho e bom vinil : o joinvilense VILMAR FINDER ( ABAIXO ) . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário