sexta-feira, 15 de maio de 2015

Viagem Musical : Rosa Choque

Iniciamos fazendo uma pergunta : Você se lembra de alguma banda de rock formada apenas por mulheres ou que tenha alguma mulher como vocalista ? A pergunta exige um bom exercício de memória : muitos irão lembrar de FERNANDA TAKAI , vocalista da banda mineira PATO FU . Os estudiosos e fãs de rock irão lembrar os nomes das bandas norte-americanas THE BANGLES e THE GO-GOS , sendo que ambas coincidentemente  surgiram em Los Angeles , no mesmo ano ( 1981 ) , voltaram e continuam na ativa após longo período de ausência e tiveram lá o seu brilho na década de  80 . Haverá também que irá se lembrar da banda holandesa SHOCKING BLUE , que existiu entre 1967 e 1974 e tinha como vocalista MARISKA VERES ( 1947-2006 ) e ainda a banda de rock new wave BLONDIE e cuja vocalista era a estonteante DEBBIE HARRIE  , além de muitos poucos exemplos além dos que acabaram de ser citados . Em 1984 o Brasil estava musicalmente doente , no bom e no mal sentido : vivia-se a febre do rock ´n roll e cada esquina havia uma banda de garagem . Aproveitando-se disso e dando um drible no preconceito , quatro garotas cariocas - DULCE QUENTAL ( voz ) , MÁRCIA GONÇALVES ( guitarra , violão e voz  ) , FLÁVICE ( baixo e voz ) e LELETE PANTOJA ( teclado e voz ) - resolveram entrar nesse gênero musical tradicionalmente dominado pelos homens e nome da banda tinha que ser feminino : escolheu -se o nome de uma conhecida marca de absorventes , SEMPRE LIVRE ( ABAIXO ) . E as meninas do Rio acabaram sendo assessoradas por um nome já bastante experiente no meio musical : o produtor musical RUBAN , o mesmo que havia sido produtor de AS FRENÉTICAS , banda feminina que fez grande sucesso na década anterior . Ainda na quele mesmo ano de 1984 , foi lançamento o primeiro disco das meninas : AVIÃO DE COMBATE , cuja grande sucesso foi justamente composto por Ruban , em parceria com a atriz PATRÍCIA TRAVASSOS : EU SOU FREE . A música acabou sendo uma das mais tocadas nas rádios brasileiras naquele ano .



       O trabalho das meninas eram tão bom , que mereceu um artigo da revista VEJA , publicado em 1985 e com o título de NA BATUCADA DO ROCK . O ano de 1986 , além do lançamento do disco SEMPRE LIVRE , marca o fim de um ciclo : pela primeira vez a formação da banda foi alterada , inclusive com a saída de sua principal vocalista ( a banda existiria até 1991 , quando foi lançado o disco VÍCIOS DA CIDADE  e retornaria só em 2010 , continuando na ativa e tendo uma formação completamente diferente da original ) . Aos 26 anos de idade ( nasceu em 13 de abril de 1960 ) , para DULCE MARIA ROSSI QUENTAL o ano de 1986 também representou o início de uma nova etapa em sua carreira . Além do rock , do pop e new wave ( tipo de rock característico do fim da década de 70 e da década de 80 , com um ritmo e cadência mais suaves )  , os ritmos tão característicos de sua antiga banda , o seu repertório tornou-se mais eclético , incluindo ritmos como jazz e bossa nova . Naquele mesmo ano foi lançado o disco DÉLICA , cujo sucesso foia música A MÃE NATUREZA . Tratava-se de uma versão de um dos grandes sucessos de MICHEL JACKSON ( 1958-2009 ) , a balada WHY , presente no disco THRILLER ( 1982 ) . Em 1987 Dulce contou com um reforço de peso : o seu disco VOZ AZUL foi produzido por HERBERT VIANNA , líder e vocalista de uma das principais bandas brasileiras daquela época . Generoso , Herbert compôs e presenteou Dulce  com a música CALEIDOSCÓPIO , justamente a música que viria a ser o grande sucesso do disco ( a música fez parte da trilha sonora nacional da novela da TV Globo BREGA E CHIQUE e em 1990 foi regravada pelos próprios PARALAMAS DO SUCESSO ) .



     Em 1988 veio o terceiro disco e que levava o nome da cantora . Não fez o mesmo sucesso do disco anterior e se no ano anterior Herbert Vianna havia sido generoso , dessa 7 craques da música é que foram generosos e compuseram para ela cinco músicas que acabaram fazendo parte do repertório do disco : Onde Mora O Amor ( composta por ARNALDO ANTUNES e ROBERTO FREJAT )  , Numa Praia do Brasil ( do compositor , músico e instrumentista ARRIGO BARNABÉ ) , Mulher Dividida ( composta pelo instrumentista e cantor ITAMAR ASSUMPÇÃO ) , Inocência do Prazer ( de GEORGE ISRAEL e CAZUZA ) e Terra de Gigantes ( do líder e vocalista da banda gaúcha ENGENHEIROS DO HAWAII , HUMBERTO GESSINGER ) . Após um longo período , só quebrado pelo lançamento - em 2001 - de uma coletânea pela sua antiga gravadora ( a inglesa EMI ) , finalmente em 2004 Dulce voltou a gravar um disco : BELEZA ROUBADA , bastante elogiado pela crítica . Em 2005 a cantora ainda participou de um cd e dvd produzido pelo canal de tv fechada MULTISHOW  relembrando a década de 80 , sendo esse o seu mais recente trabalho . Embora em quase 30 anos como cantora solo os seus discos sejam raros e seus momentos de sucesso tenham ficado na já distante década de 80 , Dulce também é compositora e a lista de bandas e cantores que gravaram suas músicas é grande e inclui nomes como aa cantoras DAÚDE , LEILA PINHEIRO ( cantora de MPB que chegou a fazer dueto com RENATO RUSSO ) , o cantor NICO REZENDE ( que também chegou a fazer sucesso na década de 80 ) e a banda CAPITAL INICIAL . O clipe da semana é da música CALEIDOSCÓPIO , de 1987 . BEM VINDOS À VIAGEM RUMO Á DÉCADA DE 80 !


Nenhum comentário:

Postar um comentário