terça-feira, 26 de maio de 2015

Um Pouco de Polêmica : Hipocrisia Oficial

Em 1948 isso estava bem fresco na memória das pessoas : OS HORRORES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL( 1939-1945 ) . Não existe um número exato mas , segunda algumas fontes , teriam morrido ao longo do conflito aproximadamente 60 milhões , sendo que dessas cerca de 6 milhões eram judeus ( o que equivalia a cerca de um terço da população judia existente no mundo inteiro à época ) . As chocantes imagens de prisioneiros dos campos de concentração em estado esquelético , de cadáveres sendo atirados em valas comuns , das duas bombas atômicas sendo atiradas pelos norte-americanos sobre o Japão em agosto de 1945 , além dos incontáveis tipos de atrocidades ocorridos ao longo de 6 anos de guerra , logo despertaram o alerta : era preciso fazer algo urgentemente ! A possibilidade de logo ter início um novo conflito mundial era algo real : no  ano anterior teve início a chamada GUERRA FRIA , disputa nas mais variadas áreas entre Estados Unidos , a super potência capitalista e a hoje falecida União Soviética , a super potência comunista . Ainda no final da guerra , os soviéticos ocuparam os fracos e frágeis países do Leste europeu , como Polônia , Bulgária e Romênia , e impuseram o comunismo , já os norte-americanos financiaram a reconstrução da arrasada Europa ocidental através do chamado PLANO MARSHALL . A data de 10 de dezembro de 1948 prometia ser histórica , e realmente foi : a Assembléia Geral das Nações Unidas , a ONU , reunida em Paris - mais precisamente no PALAIS CHAILLOT  ( ABAIXO ) - ratificava e promulgava a DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS . Elaborada por pessoas do mundo - entre elas a ex-primeira-dama dos Estados Unidos , ELEANOR ROOSEVELT ( 1884-1962 ) - e aprovada por representantes de 48 países , entre eles o BRASIL . 

    Curiosamente quase todos os poucos que se abstiveram eram representantes de países comunistas : BIELORÚSSIA , UCRÂNIA ( embora fossem 2 repúblicas soviéticas , participaram da conferência como se fossem países independentes ) , TCHECOSLOVÁQUIA , POLÔNIA , IUGOSLÁVIA , UNIÃO SOVIÉTICA , ARÁBIA SAUDITA e ÁFRICA DO SUL ( que naquele ano deu início ao odioso regime do APARTHEID ) . A Declaração é dividida em 30 artigos e traz todas as medidas que devem tomadas para que não só a própria existência humana como também um mundo mais pacífico e justo possam ser garantidos . A todos os países que a aprovaram foi solicitada que a Declaração fosse divulgada , lida , disseminada e explicada , principalmente em escolas e fundações educacionais . Baseou-se também na DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO , de 26 de agosto de 1789 ( trata-se de um manifesto que traz os princípios da REVOLUÇÃO FRANCESA , ocorrida em 14 de julho daquele ano , e que acabou servindo de base também para as Constituições da França e de vários outros países , inclusive o Brasil ) , embora isso não fosse nenhuma novidade : já no remotíssimo ano de 539 antes de Cristo havia uma declaração de direitos humanos escrita pelo então rei da Pérsia , CIRO ,  em um cilindro de argila . Foi , sem dúvida , uma bonita iniciativa , mas que logo se mostrou utópica e nula ......( ABAIXO , A EX-PRIMEIRA -DAMA ELEANOR ROOSEVELT EXIBINDO A DECLARAÇÃO )

      Passados quase 67 anos desse evento , ela é solenemente ignorada . Nesse período o mundo conheceu ditadores até mais tirânicos , lunáticos e assassinos do que ADOLF HITLER ( 1889-1945 ) , como o líbio MUAMAR KADHAFFI ( 1942-2011 ) e o haitiano PAPA DOC . As guerras , a maioria por questões religiosas , ainda são um fato constante no mundo e mesmo em países democráticos ela é ignorada , sendo um grande os Estados Unidos , sede da própria ONU : Como se bastassem as denúncias , comprovadas , de violência física e moral contra prisioneiros na base militar de Guantánamo , localizada em Cuba , os negros e latino-americanos são tratados naquele país como cidadães de segunda classe , embora a segregação racial tenha sido abolida nos Estados Unidos na década de 60......Livre da nada saudosa ditadura há exatos 30 anos e com uma democracia ainda frágil e imatura , o Brasil é certamente um dos países que mais desrespeitam os direitos humanos . No último mês de abril , o governo brasileiro lançou uma campanha aparentemente bem intencionada mas que vai contra um dos artigos da já citada Declaração de Direitos Humanos , como muito bem lembrado pelo irreverente e desbocado personagem OTÁRIO ANONYMUS , do site CANAL DO OTÁRIO , em um dos vídeos do dia . PARA CONFERIR E REFLETIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário