segunda-feira, 18 de maio de 2015

Som de Joinville : Trio Mulher

Hoje o SOM DE JOINVILLE está em dose tripla e com um delicado toque feminino .......A primeira integrante do trio cham-se ELIANE IGNÁCIO e nasceu na portuária Itajaí em 1956 ( desculpe Eliane , mas tivemos que revelar sua idade .....) , mas mal teve tempo de conhecer sua cidade natal : aos 5 anos de idade mudou-se com a família para a velha e bela São Chico , mais especificamente para a então quase deserta praia de Enseada onde seu pai - Alcides , o popular " Garrincha " - foi um dos responsáveis pela abertura das primeiras ruas do hoje badalado balneário . Desde pequena sempre demonstrou paixão pela música e , ainda adolescente ,mudou-se para Curitiba , onde estudou e formou-se em Educação Artística , mais tarde especializando-se nessa área . Típica garota do interior perdida na cidade grande , teve que se virar trabalhando como atendente numa clínica durante um ano , quando então foi convidada por um produtor musical para participar de um teste para a opereta TELÊMACO . Ela não era bem uma novata : já havia participado de um concurso de calouros numa emissora de TV local ( ABAIXO ). Antes de mudar-se para Joinville foi ainda crooner em uma banda que animava bailes , a MUSICAL LATINO , e não parou mais .

 LILITH ( sim , esse é seu nome ) , a segunda integrante do trio , é catarinense  e também morou em Curitiba , como sua colega . Após breve casamento com o também músico SÉRGIO TURCÃO , sua carreira acabou tomando impulso em São Paulo, onde conheceu e trabalhou com o compositor , músico e instrumentista ITAMAR ASSUMPÇÃO . Lá gravou o seu primeiro disco , em 1985 : LILITH - A LUA NEGRA , bem assessorada pela banda SOSSEGA LEÃO . O título um tanto sombrio do disco faz referência a um personagem folclórico e místico : Lilith , considerada a primeira bruxa da história da humanidade .
       Lilith ( ABAIXO ) acabou trocando toda a agitação da chamada Paulicéia Desvairada pela a então ainda pacata Joinville , onde trabalhou durante 7 anos com a conhecidíssima banda POP BAND .

 A parceria deu frutos : chegaram a gravar 2 videoclipes , que chegaram a ser exibidos no extinto programa SUL ENCANTO da RBS TV ( um deles , com o mesmo título do seu disco de 1985 , foi premiado no FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE VÍDEOS , em 1990 ) ; a partir de 1997 acabou seguindo carreira solo . Embora fortemente influenciada pelo rock , blues e MPB , MADAME BLUMERANTS , a outra integrante do trio , faz um tipo de som mais sofisticado : o jazz , sendo conhecida em Joinville como a MADAME DO JAZZ . Desde 1997 , além é claro do trio , vem fazendo apresentações em diversos países europeus , como Portugal , Espanha , Itália , Suíça e Bélgica . Entre 2000 e 2005 foi líder do grupo joinvilense JAZZ QUARTET e , mais tarde , do JOINVILLE ALL STARS BAND . Em suas apresentações individuais geralmente é acompanhada pelo grupo de Florianópolis QUARTETO QUARTZO . Agora a revelação : MENTIMOS DESCARADAMENTE ! Eliane , Lilith e Madame Blumerants  são a mesma pessoa : LILY BLUMERANTS ( o nome artístico é um misto  de seu apelido de infância com o sobrenome de sua avó paterna ) . Dona de um estilo vibrante de interpretar as músicas  e que por vezes , guardadas é claro as devidas proporções , lembra a cantora norte-americana JANIS JOPLIN ( 1943-1970 ) , na última quinta-feira ( 14 de maio )  Lily ( ABAIXO ) celebrou os 30 anos do início oficial de sua carreira com um show no teatro Juarez Machado e ao mesmo tempo o lançamento de seu quinto e mais novo trabalho : CRIATURAS . No vídeo do dia , bem assessorada pela banda QUARTETO QUARTZO , ela interpreta um dos clássicos do rock ´n roll  : a música VÊNUS , originalmente gravada pela holandesa SHOCKING BLUE em 1969 . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário