segunda-feira, 25 de maio de 2015

Som de Joinville : Ao Mestre , Com Carinho

Em 1973 vivia-se o ar carregado e pesado da tirânica e nada saudosa ditadura militar mas , por incrível que pareça , aquele foi um períodos mais criativos e produtivos da história da música brasileira . Aquele ano ficou marcado por estreias ilustres : os primeiros discos de FÁGNER , GOZAGUINHA , da banda SECOS E MOLHADOS ( liderada pelo performático NEI MATOGROSSO ) e de LUIZ MELODIA foram lançados . Em uma época em que a internet não existia nem nos sonhos mais fantasiosos ou em obras de ficção científica , e ainda por cima com a mordaça da censura imposta pela nada saudosa ditadura , as informações eram limitadas e por isso alguém que estivesse em uma loja de discos certamente  ficaria espantado e curiosos ao ver aquela capa - um Tarzã magrelo , com um estranho colar pendurado no pescoço e olhos fechados - e certamente faria a seguinte pergunta : QUEM É ESSE CARA ? Vamos voltar no túnel do tempo........ele nasceu em 28 de junho de 1945 , filho de um jovem casal de classe média de Salvador ; morando próximo ao consulado norte-americano naquela cidade , com cerca de 10 anos o garoto começou a falar inglês e a gostar de um estranho tipo de música ......Para desespero de sua mãe , a conservadora e frequentadora de clubes da elite local , dona MARIA EUGÊNIA , tratava-se de algo chamado ROCK ´N ROLL , um tipo de música indecente e de pessoas de classe social inferior , principalmente empregadas e motoristas . O garoto tinha verdadeira veneração por um branquela dos Estados Unidos , que ao mesmo tempo cantava e rebolava e que se chamava ELVIS PRESLEY . ( ABAIXO ) 

 A veneração era tão grande que o garoto colecionava tudo o que tinha a ver com aquele sujeito e imitava o seu modo de se vestir e o seu corte de cabelo . Da veneração para a ação foi um pulo e logo aquele garoto estava cantando e tocando como seu ídolo e formou uma das primeiras bandas de rock de Salvador , e que tinha o curioso nome de OS PANTERAS ! A banda logo fez sucesso e agitava a então provinciana cidade , até que o inesperado aconteceu........
      JERRY ADRIANI , um dos grandes nomes da chamada JOVEM GUARDA , faria um show em Salvador e precisava desesperadamente de uma banda de apoio para seu show......às pressas , os rapazes foram chamados e tudo acabou dando certo . Jerry gostou tanto daquela banda que acabou os levando para o Rio de Janeiro , foi um verdadeiro fiasco.......gravaram um disco ( ABAIXO ) , que foi praticamente esquecido ,

 chegaram a passar fome e após muito trabalho , nenhum sucesso e muita frustração , dois anos mais tarde desfizeram a banda .......O líder , aquele mesmo que tinha veneração por Elvis Presley ,  após um breve retorno à Salvador , acabou sendo contratado para trabalhar como produtor musical na filial brasileira da gravadora norte-americana CBS . Tornou-se um bem comportado executivo da indústria musical e como ele mesmo chegou a dizer certa vez : " seguia-se a linha ZÉ POVINHO pois aquela era uma fábrica de vender ilusões ".......Mesmo sendo bem pago , compondo e produzindo discos de artistas populares e de boas vendagens , ainda faltava algo : o seu talento era enorme demais para ficar confinado em uma refrigerada sala de gravadora ! Mesmo sem o conhecimento de seus chefes , ele , juntamente com 3 jovens e desconhecidos cantores - MIRIAM BATUCADA , EDY STAR e SÉRGIO SAMPAIO - produziu e gravou um disco anárquico , anti comercial e com o longo e bem humorado título de SOCIEDADE DA GRÃ-ORDEM KAVERNISTA APRESENTA SESSÃO DAS DEZ  , foi outro fiasco : o disco não vendeu praticamente nada , foi logo retirado de catálogo e de circulação e contribuiu para abreviar o seu emprego na gravadora . 
      Em 1972 ele enfim resolveu largar aquele emprego seguro e bem pago pelas incertezas da carreira artística . Inscreveu duas músicas no FESTIVAL DE MÚSICA DA TV GLOBO : uma delas era a irreverente EU SOU EU , NICURI É O DIABO , já a outra......foi um dos grandes destaques daquele festival , cantando algo  surpreendente : uma mistura de rock e baião , chamada LET ME SING . Embora tenha feito relativo sucesso , ainda desconhecido da maior parte das pessoas . Sempre interessado por discos voadores , leu um interessante texto a respeito do tema , em uma curiosa revista alternativa e que levava o título de A POMBA . Logo descobriu o autor do texto , que também era redator dono da revista : tratava-se de um hippie barbudo , sem casa nem emprego fixos . Iniciava-se ali não apenas uma amizade , mas também uma das maiores parcerias da história da música brasileira ! Já no ano seguinte , como consequência de sua festival do ano anterior , assinou contrato coma holandesa PHILLIPS e  gravou ao mesmo tempo 2 discos : o primeiro trazia na capa o nome de uma suposta banda chamada ROCK GENERATION e regravações de clássicos da história do rock , caindo logo no esquecimento ( seria relançado 3 vezes : em 1975 , 1985 e 2001 ) . Já o outro é aquele mesmo disco que aparece no início deste texto , e que tinha o curioso título de KRIG HA , BANDOLO ! Provavelmente você já deve ter percebido que o personagem de hoje é simplesmente o rei do rock tupiniquim : RAUL DOS SANTOS SEIXAS ( 1945-1989 - ABAIXO ) . 

     Lançado em junho de 1973 , KRIG HA , BANDOLO ! tornou-se não apenas um dos grandes marcos da história do rock  e da própria música nacional , como deu início ao mito Raul Seixas , sendo verdadeiro objeto de culto de sua grande legião de fãs . Trazendo várias músicas feitas em pareceria com o futuro best seller PAULO COELHO , o tal hippie barbudo que citamos há pouco , nele estão 3 clássicos do repertório raul seixista : AL CAPONE , MOSCA NA SOPA e METAMORFOSE AMBULANTE . Essa última música é uma espécie de autobiografia , de retrato do modo raul seixista de ser  e também traz um recado ousado , em pleno auge da nada saudosa ditadura : ter ideias e atitudes próprias e nem se prender a velhas ideias e dogmas . Acusado de , junto com o parceiro Paulo Coelho , de liderar um movimento contra a nada saudosa ditadura , no início de 1974 acabaram sendo presos , torturados e , nas palavras do próprio Raul , "convidados a se retirar do Brasil " e a viver alguns meses de exílio nos Estados Unidos .......Como o próprio Raul chegou a dizer através de uma de suas últimas músicas : " os homens passam , as músicas ficam " . Em 4 de junho de 2014 , em uma de suas já históricas apresentações , na tradicional SOCIEDADE HARMONIA LYRA , a excelente ORQUESTRA CIDADE DE JOINVILLE  ( ABAIXO ) - brilhantemente regida pela maestrina e violinista FABRÍCIA PIVA - prestou uma homenagem a Raul , tocando justamente METAMORFOSE AMBULANTE . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário