quinta-feira, 14 de maio de 2015

Requinte e Irreverência

Em tempos do chamado " politicamente correto " não é fácil ser humorista . Além da difícil missão de fazer as pessoas rirem , uma piada ou brincadeira mal compreendida pode render processos na Justiça , o humorista DANILO GENTILI que o diga : ele responde a vários processos por piadas supostamente  racistas , injuriosas ou preconceituosas . Talvez ele nem faça ideia , mas na mesma terra de seus ancestrais , a Itália , surgiu uma forma de arte  que indiretamente foi responsável pelo surgimento do humorismo , a profissão que é seu ganha-pão , o tornou conhecido e o consagrou . Só que em vez de piadas e brincadeiras , muitas realmente de mal gosto , o requinte e arte de formas e desenhos e a irreverência de fomas desproporcionais e exageradas . Esse tipo de arte tão parentada do humor atende pelo nome de CARICATURA e vem da palavra CARICARE , que significa carregar , no sentido de exagerar , de aumentar as proporções de algo . ( ABAIXO )



 Seu provável pioneiro foi ANNIBALE  CARRACCI ( 1560-1609 ) , um pintor que juntamente com o irmão LUDOVICO e os primos ANNIBALE e AGOSTINO foi responsável pela decoração do esplendoroso PALÁCIO FARNESE , em Roma . Em 1585 resolveram  transmitir seus conhecimentos e criaram uma escola de pintura . Embora Annibale seja considerado o pioneiro , curiosamente a primeira vez em se mencionou a palavra CARICATURA foi em 1646 , para se referir a uma série de desenhos de seu primo Agostino . A lista de grandes caricaturistas é imensa e inclui nomes como o do também italiano GIANLORENZO BERNINI ( 1598-1680 ), o inglês THOMAS ROWLANDSON ( 1756-1827 ) e até mesmo artistas plásticos consagradíssimos , como PABLO PICASSO ( 1881- 1973 ) e MONET ( 1840-1926 ) , que em certos momentos de suas carreiras chegaram a fazer caricaturas .

       No Brasil a primazia coube ao gaúcho MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE ( 1806-1879 ) : ele tinha como inimigo pessoa o advogado , escritor , jornalista , tradutor e político JUSTINIANO JOSÉ DA ROCHA ( 1812-1862 ) e aproveitando-se do fato de esse ter sido contratado recebendo um grande salário  para redigir o CORREIO OFICIAL ( equivalente ao atual Diário Oficial ) , em uma edição do JORNAL DO COMMÉRCIO , do Rio de Janeiro  em 1837 , o retratou de joelhos e recebendo um saco de dinheiro de um governante . Com isso , Porto Alegre , acusava seu desafeto de ser um jornalista vendido e subserviente aos interesses do governo ( alguma semelhança com os tempos atuais ? ) ........A lista de grandes caricaturistas brasileiros também é enorme e inclui nomes  como J. CARLOS , MILLÔR FERNANDES , HENFIL , LAERTE , ANGELI , CHICO CARUSO , ZIRALDO........Coube também ao Brasil a primazia ter uma mulher caricaturista : de origem aristocrática , de temperamento independente e muito à frente de seu tempo , NAIR DE TEFFÉ  ( 1886-1981 - ABAIXO )

 casou -se com o militar e ex-presidente da república HERMES DA FONSECA ( 1855- 1923 ) e chegou a ser a primeira-dama do país entre 1913 e 1914  . Em um dos vídeos do dia a jornalista joinvilense KAROLNE MEIER entrevista um desses artistas dos traços e do humor : o paranaense , radicado em Joinville , ROGÉRIO GOMES ( ABAIXO , À ESQUERDA ) . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário