segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Que Toca O Mundo É A Imaginação

Um fato desconhecido de muitos : até 1853 a então QUINTA COMARCA ou COMARCA DE CORITYBA ( sim , escrevia-se assim mesmo )  pertenceu à São Paulo . Quase cem anos mais tarde , mais precisamente na década de 40 , boa parte daquele Estado ainda era um imenso sertão ........Na mesma época , mais precisamente  em 1942 , a empresa imobiliária COMPANHIA MELHORAMENTOS DO PARANÁ criou um de seus últimos empreendimentos , na região de Apucarana , ao norte do Estado . A quantidade de pássaros JANDAIA era tão grande naquela região , que a localidade que estava surgindo logo acabou recebendo esse nome . E foi num clima de pioneirismo e esperança , que em 10 de agosto de 1952 nascia naquela localidade , então um distrito de Apucarana , um menino filho de um modesto casal de agricultores . Mas o negócio de DAVID GONÇALVES não seria a lavoura ........Apaixonado por livros , com 15 anos de idade escreveu o conto O POTE DE OURO e  a partir dali não parou mais ......Com apenas 20 anos de idade , em 1972 , teve o seu primeiro livro publicado : A FLORES QUE O CHAPADÃO NÃO DEU , e como vivia-se o auge das trevas da nada saudosa ditadura , o livro acabou sendo censurado . David Gonçalves mudou-se e tornou-se joinvilense em 1976 e além de escritor , também foi professor , é consultor empresarial e é palestrante . Em mais de 40 carreira literária , escreveu 33 livros , entre romances , contos , coletâneas de crônicas , infanto juvenis , livros técnicos e motivacionais . Autor de textos leves , informais , envolventes e incrivelmente realistas , relatando especialmente o cotidiano e do homem do campo , David é inquestionavelmente um dos grandes nomes da literatura joinvilense , sendo um dos fundadores tanto da CONFRARIA DO ESCRITOR quanto da ASSOCIAÇÃO CONFRARIA DAS LETRAS , tendo sido o presidente dessa última até o último mês de abril . Recebeu 2 premiações : o prêmio HUGO DE CARVALHO RAMOS , em Goiânia , e o OTHON GAMA D ´EÇA , concedido pela ACADEMIA CATARINENSE DE LETRAS em 2008 pelo conjunto de sua obra e uma tese universitária chegou a ser feita tendo como tema os seus livros . Um currículo como esse dá autoridade mais do que suficiente para comentar sobre LITERATURA . A crônica de hoje , de sua autoria , é uma verdadeira aula ! CONFIRA :
"Muito se tem discutido , na história literária , sobre os gêneros . Diversos críticos e historiadores de arte debruçam-se sobre suas origens e estruturas linguísticas . André Jolles ( ABAIXO )  , em 1928 , em seu As Formas Simples , 

pôs um ponto final nas origens dos gêneros : todos nascem das formas simples , de uma linguagem cristalizada coletiva . Assim , o conto , a novela , o romance , a poesia , o teatro , etc....se originaram das formas simples , precisamente do folclore - mitos , lendas  casos , fábulas ......( ABAIXO , PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO )

      Mas , para o escritor , o que é gênero literário ? É um veículo de expressão . Cada autor escolhe seu veículo para expressar seus sentimentos e ideias .

 Simplificando : se o leitor quiser ir até outra cidade , digamos Curitiba , ( ABAIXO )

 ele pode escolher como ir -a pé , como um andarilho , de carro , de avião ou de ônibus ......Assim , os gêneros . Cada autor escolhe um para expressar sua arte . Posso escolher a poesia , a crônica , o conto , a novela , o romance .......
      Quando se avalia a qualidade literária , não se leva muito em conta o gênero escolhido , mas o que ele expressou e como expressou , e se o que foi dito tem valor universal . Acontece , porém , que cada autor , escolhendo um gênero , deve procurar dominar a linguagem e a estrutura dele . Por isso vamos encontrar os mestres em cada gênero . Maupassant ( ABAIXO ) e Tchekhov , no conto ;

 Cervantes na novela ; Thomas Mann e Guimarães Rosa ( ABAIXO ) no romance ;

 Shakespeare e Carlos Drummond de Andrade  , ( ABAIXO )

 na poesia ; Rubem Braga e Machado de Assis ( ABAIXO )  na crônica - só para citar alguns .
 
       O termo literatura é recente , definiu-se na segunda metade do século 18 , conteporaneamente  à Revolução Industrial . Para mim , entretanto , literatura está ligada à imaginação . Como já disse Albert Einsten , ( ABAIXO )

 ' é a imaginação que toca o mundo ' . Literatura é imaginação e conhecimento , mas a imaginação ( entende-se ' criatividade ' ) é mais importante . 

Por isso a literatura é maior do que a história , do que a bagagem , do que as feridas emocionais do passado . 
       O  que falta aos autores novos ? Resposta rápida : desenvolvimento da imaginação e a busca constante e frenética do conhecimento .

 Recomenda-se a leitura dos grandes mestres e percepção sobre o mundo de hoje . Não é fácil esse caminho . Exige um esforça de Hércules . Na criação literária não se chega ao topo num jogo rápido , é preciso dom , determinação e conhecimento . Mas se permite ao escritor cometer quantas besteiras desejar , desde que vá melhorando dia a dia , sem medo de ter cometido enganos ou de vir a cometê-los .

 É uma jornada sem fim . Escolha um gênero e procure melhorar sempre . Lembre-se : o gênero é apenas um veículo . " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário