quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Mais Feio Da Cidade

A GRÉCIA , com toda a justiça , é considerada o berço da cultura do mundo ocidental . Entre o imenso legado que os antigos gregos deixaram e que chegou aos dias atuais , estão a DEMOCRACIA , o TEATRO , a FILOSOFIA , noções avançadas de ASTRONOMIA  , os JOGOS OLÍMPICOS e o CULTO À BELEZA E À PERFEIÇÃO . Junto com as perfeitas estátuas de corpos belos e saudáveis , os CONCURSOS DE BELEZA chegaram até nós . A sua origem confunde-se muito com as lendas , mas segundo uma dessas versões , o rei CÍPSELO  após fundar uma cidade ás margens do rio Alfeu  teria promovido o primeiro concurso de beleza e a vencedora teria sido uma moça chamada HERODICE . Numa região grega chamada de de ÉLIDA ou ÉLIS , realizava-se também um concurso de beleza masculina : os vencedores recebiam como prêmio armas consagradas à deusa ATENA e após serem ornados com fitas por seus amigos iam em procissão a algum templo religioso , onde recebiam coroas de flores . Com o tempo aqueles quase cerimoniais religiosos transformaram-se em grandiosos eventos , geralmente fazendo parte de algum festival popular . Aproveitando um desses festivais , o FESTIVAL OF BRITAIN , em 1951 o inglês ERIC MORLEY criou o MISS MUNDO . Sua primeira vencedora foi a sueca KIKI HAAKONSON e o sucesso foi estrondoso : sua audiência foi superior as da Copa do Mundo e das Olimpíadas  ! Os norte-americanos animaram-se com isso e em 1952 criaram o MISS UNIVERSO , realizado no balneário californiano de Long Beach e tendo o patrocínio da indústria de vestuário PACIFIC MILLS , embora entre 1929 e 1935 já tivesse outro concurso chamado Miss Universo , sem caráter oficial ( a brasileira YOLANDA PEREIRA venceu uma das duas edições realizadas em 1930 ). Existem incontáveis concursos de beleza pelo mundo e de todos os tipos ( homens , crianças , idosos , gordos ......) e além do Miss Mundo e do Miss Universo , os principais são o MISS INTERNACIONAL e o MISS TERRA . Nesse quesito o Brasil pode se orgulhar : é um dos 3 países , junto com VENEZUELA e FILIPINAS , a ter tido pelo menos uma vez uma vencedora nos 4 concursos .

    O primeiro concurso de beleza no Brasil teria sido realizado em 1865 , portanto há 150 anos ! Sua vencedora nem seria brasileira mas sim uma francesa naturalizada : quem foi a agraciada não se sabe a infelizmente isso se perdeu no tempo . A partir de 1900 os concursos passaram a ser realizados de maneira esporádica , com as vencedoras sendo escolhidas entre moças de famílias tradicionais . Nesse período o destaque foi a santista ZEZÉ LEONE , vencedora do concurso de 1922 e que virou nome de música , ganhou busto em praça pública , deu nome a uma locomotiva da ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL e chegou a ter a ser nome de uma receita culinária ! Só em 1954 é que foi realizada a primeira edição oficial do MISS BRASIL , mais especificamente no hotel-cassino PALÁCIO QUITANDINHA , em Petrópolis . E os CONCURSOS DE FEIÚRA ? O que você lerá a seguir , em lugar de beleza ,  simpatia , inteligência , personalidade e carisma  , é um show de bizarrices e muito , mas muito bom humor . O responsável ? Só podia ser ele : HILTON GORRESEN . CONFIRA :

"O sujeito tinha sido feio desde pequeno . Não se i se foi implicância do bom Deus ou se tinha puxado pelo ancestral macaco .



Você , leitor , marca sua opção ! Não vou descrevê-lo . Só posso dizer que tinha a beleza física de Quasímodo ( o corcundinha de Notre Dame )



 e bilau de deus grego . Imagine o sucesso se fosse o contrário . Namoradas ? Nem pensar , a macaca Chita já era comprometida .



     Mas havia chegado o dia da vingança , de sua feiúra ser admirada e ainda poder tirar o pé do lodo . A Prefeitura de sua cidadezinha



 lançou um concurso para eleger a pessoa mais feia da cidade . Isso não foi sem segundas intenções : era preciso chamar a atenção sobre o município , já um tanto esquecido pelo governo do Estado . E , verdade seja dita , o que a cidade mais tinha era gente feia . Coisa do clima . Mas nosso amigo dava de dez a zero em qualquer um deles . E a Prefeitura ofereceu um prêmio de R$ 20 mil reais ao vencedor ,



patrocínio das empresas da região . Afinal  sua ' maldição de nascença ' , como ele mesmo dizia , iria servir para alguma coisa .



    Foi fazer a inscrição . O poucos amigos o incentivaram :

- Vai lá , não vai ter pra ninguém .

- Vai ser uma vitória merecidíssima .

    Está se vendo que os tais amigos aproveitaram a ocasião para externar , de tabela , sua opinião sobre a aparência do coitado .

    Formavam o corpo de jurados que ia escolher o vencedor duas proprietárias de salão de beleza ,



 um artista plástico ,



um representante da Prefeitura



 e um artista global convidado



( que por enquanto fazia pequenos papéis ,mas aceitava convites para desfiles , festas e aniversários ) .

    Agora eu pergunto : os jurados não deviam ser pessoas especializadas em feiúra ? Minha escolha de jurados teria sido : Zé Esqueleto , o coveiro da cidade ;



 o proprietário da boate Pouso do Urubu



 e , como convidado especial da Prefeitura , um cineasta e filmes 'trash' .

   Quem sabe o Zé do Caixão aceitaria o convite .



   Aguardando ansioso o dia do concurso . Quando chegou a hora , apresentou-se chiquérrimo de feio na passarela . Sua horripilância esnobava os outros candidatos .



Foi aplaudido de pé .

   Mas o resultado foi uma decepção . O escolhido nem era feio , tinha apenas uns traços ásperos que até agradavam as mulheres . Mas era amigo dos jurados . Quem sabe até tenha rolado uma comissãozinha .



 Desse jeito , em matéria de feiúra , até o Brad Pitt passava a perna no Mick Jagger .

   Mas sossegue , leitor , estas coisas não acontecem na vida real . preciso acabar com essas invencionices . " ( ABAIXO , HILTON GORRESEN , AO CENTRO )

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário