terça-feira, 26 de maio de 2015

Hospedagens Por Aí

Era um pacato cidadão inglês que ganhava a vida como cabeleleiro , mas não se destacou através desse ofício......Entrou para a história , mas não por alguma ato de heroísmo ou bravura ......Inventou algo , mas foi uma invenção que revolucionou a ciência e o mundo .......Talvez você até já tenha utilizado de seu invento , embora ninguém sequer imagine quem foi ele ......No século 18 um excêntrico nobre inglês , conhecido como LORD RUSSEL , mandou decorar o interior de sua residência localizada no bairro chique londrino de COVENT GARDEN , de modo que parecesse o convés de um navio de guerra ! DAVID LOW , o tal da cabeleleiro , comprou a residência e em janeiro de 1774 inaugurou o primeiro HOTEL  da história : o LOW ´S GRAND HOTEL ......Como já comentamos em outras ocasiões , não é o que parece : as crônicas , muitas vezes ácidas , de DONALD MALSCHITZKY  são completamente diferentes da personalidade de seu autor , que é falante  e muito bem humorado . Também pode-se afirmar que Donald é uma pessoa viajada , literalmente........além de ser escritor , também é publicitário e palestrante  e dificilmente para em Pirabeiraba , onde tem sua residência fixa , ou em São Bento do Sul , onde nasceu e costuma estar constantemente . Ele já fez , e faz , muito uso do invento do cabeleleiro inglês e na crônica de hoje , com jeito de relato de viagens , nos conta histórias que chegam até a ser hilárias . CONFIRA :

"E agora , cadê o interruptor ?



 A solução foi afrouxar a lâmpada . Na manhã seguinte , mistério esclarecido : não havia interruptor e a ' solução ' da noite anterior  não era pontual , mas permanente . Foi no Oeste catarinense , ( ABAIXO )



 há uns 40 anos , hoje é um hotel moderno .

    Guatemala : ( ABAIXO )



eu no banheiro . Alguém abriu a porta ; era a camareira que entrou no banheiro e fez a limpeza , como se eu sequer estivesse , afinal , ela fazia seu serviço .

    Em Florianópolis , ( ABAIXO )



 há poucas semanas , café da manhã sem pão . Na esperança de que alguém o trouxesse , servi-me do café com leite .Leiteira entupida pelo leite coalhado .



 Bati na porta da cozinha , ninguém, entrei , nada . Logo ao lado , havia um telefone .



 Liguei para a recepção : ' Saia já , o senhor não pode entrar aí ! ' ' Não pode , meu filho , não tem ninguém para atender , faltar pão e o leite estar estragado ' . ' Saia já daí , se tiver reclamação tem que vir até a recepção ' . Detalhe , o salão de café fica no final de um corredor imenso . Quarenta minutos de pois veio outro leite e trouxeram os pães . Levantar cedo para quê ?



   Nunca peça informação para atendente em hotel alemão . Pois cometia besteira : era um lugar simples mas bom , quase aos pés da catedral de Colônia , ( ABAIXO )



melhor não precisava . O azar foi que a moça ou não sabia ou não foi coma minha cara : começou a procurar , jogou uma gaveta no chão ,bateu portas dos armários , só faltou me avançar ;



 não o fez porque veio outra e resolveu meu problema . Mas que fiquei com medo , fiquei .

   Em Malmoe , na Suécia , ( ABAIXO )



hotel de tamanho médio , pertencente a dois irmãos . Chegando da rua , um deles : ' Já almoçou ? Então vem cá . ' Comemos na cozinha , um prato típico . Sabor das comidas diferentes que minha mãe ás vezes fazia .

   Às vezes , a história da ojeriza dos franceses por banho se confirma :



 apesar do preço salgado , depois do banho era necessário secar todo o banheiro , pois , além de pequeno , sem box , nem nada ; pra quem não se banhava , perfeito .

   Chapecó , ( ABAIXO )



 precisava pegar o voo ás 6 horas ,mas ninguém me chamou . Ainda bem que acordei coma tempestade ; sem luz na cidade inteira . Aprendi a arrumar a mala coma luz dos relâmpagos .



   Perto do Texas ( ABAIXO , DESTACADO NO MAPA DOS ESTADOS UNIDOS ) , Itu é pinto :



 ' Será provisório , depois o transferimos para um quarto com cama King size ' . Fiquei nesse quarto mesmo . A cama já era enorme ; até hoje imagino como seria o King size . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário