quinta-feira, 16 de abril de 2015

Um Pouco de Polêmica : Herói Fabricado

O ano é 1746 e o lugar é a modesta São José del Rey ( FOTO ABAIXO ) , interior de Minas Gerais .

 Na fazenda Pombal , às margens do Rio das Mortes , nascia aquele que seria o quarto dos sete filhos do português Joaquim José , que não chegava a ser rico mas era o dono da fazenda e de 35 escravos . Também tinha certa influência : chegou a ser vereador da cidade e fiscal . Aos 9 anos de idade aquele garoto sofreria o primeiro de seus muitos revezes : sua mão faleceu , e pouco tempo depois , quando tinha 11 anos , foi a vez de seu pai . Acabou sendo criado por seu padrinho , que além de alfabetizá-lo , ensinou-lhe uma profissão : DENTISTA . Alto , magro , forte , vesgo e já homem feito , trocou o ofício de arrancar os dentes pelo de tropeiro e  também trabalhou como garimpeiro . Não enriqueceu  e ainda se incomodou : numa época em que se dependia do trabalho escravo para tudo , ele talvez tenha sido um dos primeiros abolicionistas brasileiros , ao defender um escravo que estava sendo castigado e acabou pagando caro por isso..... teve que pagar uma pesada multa e os custos do processo . Após de desfazer do pouco que tinha , ingressou na Sexta Companhia dos Dragões de Minas ( corporação equivalente hoje a Polícia Militar ) e como era branco e filho de português , logo tornou-se oficial , mais precisamente ALFERES . ( GRAVURA ABAIXO )

 Honesto , dedicado , confiável  e competente , era sempre designado para missões importantes mas jamais foi promovido .......Viveu durante breve período no Rio de Janeiro , onde exerceu a medicina  e conheceu o estudante ÁLVARES MACIEL e o cunhado desse , o tenente-coronel  FRANCISCO DE PAULA FREIRE DE ANDRADE . Por causa deles voltou para Minas e entre o fim de 1788 e o início de 1789 participou de uma conspiração contra o domínio português . Popular , falante e contador de "causos " , sua função seria a de divulgar o movimento e conseguir mais adeptos ,também teria a função  de prender o então governador VISCONDE DE BARBACENA . Mas tudo acabou indo por água abaixo .........
    Através de um integrante da conspiração - militar , fazendeiro e dono de minas de ouro - que tinha uma grande dívida com o governo , o governador não apenas soube do movimento como o acabou desbaratando e prendendo seus membros . Nosso personagem encontrava-se naquela ocasião no Rio de Janeiro , onde acabou sendo preso . a princípio negou sua participação no movimento mas logo mudou de atitude e não só assumiu  sua participação como também se declarou líder do movimento , o que não era verdade . Ao longo de 3 anos de processo , teve uma postura digna , altiva e serena , ao contrário de seus antigos colegas de conspiração , que simplesmente se acovardaram.......Certa vez teria dito : " DEZ VIDAS EU DARIA , SE AS TIVESSE , PARA  SALVAS AS DELES " , triste previsão.......acabou sendo o único cuja sentença de morte foi executada : era o mais pobre dos conspiradores e sua morte serviria de exemplo . Na manhã de 21 de abril de 1792 , no Largo da Lampadosa , no Rio de Janeiro , ele acabou sendo enforcado após cerimônia pública . Ele é sempre lembrado nos livros de história do Brasil , sua cidade natal hoje leva seu nome  , dá  nome a praças , clubes de futebol , já foi lembrado na literatura , no cinema , é patrono da Polícia Militar.......Na próxima terça-feira completam-se 223 anos da morte de José Joaquim da Silva Xavier , ou simplesmente TIRADENTES ( GRAVURA ABAIXO ) e que além de um mártir também é tido quase que como um santo  . Mas será que a história que você acabou de ler é realmente verdadeira ? Um dos vídeos postados há pouco traz uma verdadeira aula de história do Brasil , abrilhantada por MARCO ANTÔNIO VILLA , o historiador  corajoso e sem papas na língua . Além de trazer fatos surpreendentes , ele desconstrói o mito . PARA CONFERIR E REFLETIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário