segunda-feira, 27 de abril de 2015

Som de Joinville : Salvando Vidas , Fazendo Música

Sim , anjos existem e até quem é ateu acredita neles . Elas são feitos de carne , osso , coragem e atendem pelo nome de BOMBEIROS .......Em 1892 Joinville era uma pequena mas já progressista cidade , com cerca de 18.000 habitantes e onde o alemão era mais falado que o português . Era véspera do dia São João e o que prometia ser um dia de festa , sorrisos , dança e música  tornou-se , em questão de minutos , em um momento de pavor , pânico e surpresa ......Em poucos minutos a casa , juntamente com o engenho de tapioca e araruta , pertencentes a HEINRICH  WALTHER e localizados na então rua Cachoeira ( hoje Princesa ISABEL ) haviam sido transformados em escombros , mas felizmente ninguém morreu ou se feriu . Em 4 de julho do ano anterior , outro pavoroso incêndio havia chocado a cidadezinha e ocorreu na FIRMA TRINKS E IRMÃOS  , localizada na então Rua do Meio , hoje Quinze de Novembro . O sinal de alerta já havia sido dado : era preciso fazer algo urgentemente ! Em função desses e também de uma velha tradição alemã - existe um ditado que é o seguinte : " Quando dois alemães se encontram , se cumprimentam . Quando são três , foram um clube " - em 29 de junho daquele ano de 1892 ocorreu uma primeira reunião no Salão Berner ( em local hoje em frente a praça da Biblioteca Pública Municipal ) às 19 horas . Dias mais tarde , mais precisamente em 13 de julho , no mesmo horário e local , surgia o CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE JOINVILLE  , sendo fundado por 39 pessoas e tendo como seu primeiro comandante o imigrante alemão VICTOR MUELLER ( 1860-1912 ) , radicado em Joinville desde 1886  . Tratava-se de uma figura bastante conhecida na cidade : ele era professor , intérprete , tradutor e jornalista . Seu primeiro equipamento foi uma bomba manual importada da Alemanha em 1893 e paga pela prefeitura e sua primeira sede funcionou onde onde hoje está a biblioteca pública e seus treinamentos aconteciam onde está a Sociedade Ginástica ( a sede da corporação foi transferida para o local atual em 1913 - ABAIXO  ) .

    Daqueles tempos pioneiros e de precariedade restam apenas lembranças e um museu em sua sede . Atualmente , além da sede , a corporação  tem 8 unidades em várias regiões da cidade e uma central de atendimento . Conta também também com um efetivo geral de 1.800 pessoas ( isso inclui bombeiros mirins , bombeiros voluntários comunitários , brigadistas de empresas e socorristas ) , sendo a maior parte de deles voluntários ( até 1972 todo o efetivo da corporação era de voluntários ) .

 A corporação tornou-se uma das entidades-símbolo de Joinville e é uma mais antigas e melhores do Brasil e o que deveria ser uma regra , infelizmente é uma exceção : apenas 17 % dos mais de 5.000 municípios têm corpo de bombeiros e apenas 447 são voluntários . Mas o Corpo de Bombeiros de Joinville não "apenas " salva vidas como também faz música , e das boas.......Mesmo quem não é fã deles e nem sequer era nascido nos anos 70 os conhece , embora seus nomes sejam complicadíssimos - ANNI FRIED  LYNGSTAD , BENNY ANDERSON , BJORN ULVEUS e AGNETHA FALTSKOG - e , principalmente já ouviu alguma ou algumas de suas músicas : mega sucessos  como CHIQUITITA , DANCING QUEEN , THE WINNER TAKES IT ALL , SOS e FERNANDO . Esse foi o quarteto sueco ABBA ( ABAIXO )

 e no vídeo de hoje a BANDA DO CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE JOINVILLE ( FOTO ABAIXO ) presta uma justa homenagem a esse que é uma dos mais populares grupos musicais de todos os tempos . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário