segunda-feira, 20 de abril de 2015

Som de Joinville : O Casamento

Lábaro ? Clava ? Florão ? Isso é Português ? Sim , não apenas faz parte da língua portuguesa como estão nas letras do HINO NACIONAL BRASILEIRO ! Como é sabido de todos o hino está longe de ser fácil e de ser algo realmente popular e representativo do Brasil e desde 1909 consultar o DICIONÁRIO é algo quase que obrigatório para se entendê-lo . Em 2009 tornou-se famosa uma interpretação , digamos "sonolenta" , de VANUSA ( cantora de grande sucesso nas décadas de 60 e 70 ) em uma cerimônia pública ......Tão curiosa quanto sua difícil letra é a sua história : o hino foi composto em 1822 , pouco tempo após a proclamação da independência , pelo maestro FRANCISCO MANUEL DA SILVA ( 1795-1865 - GRAVURA ABAIXO  ) ,

 tinha o título de MARCHA TRIUNFAL e não tinha letra , mas mesmo assim logo tornou-se popular . E se tornaria mais popular ainda em 1831 : em 13 de abril daquele ano , no Rio de Janeiro , mais especificamente no cais do Largo do Paço ( mais tarde CAIS PHAROUX e atualmente PRAÇA XV DE NOVEMBRO )  pela primeira vez foi executado tendo uma letra . Ela era de autoria de OVÍDIO SARAIVA  DE CARVALHO E SILVA  e saudava a renúncia do então imperador DOM PEDRO I , ocorrida 6 dias antes . O verso inicial do hino já dá uma ideia da antipatia que a população tinha pela figura do vaidoso , autoritário e mulherengo já ex-imperador : " OS BRONZES DA TIRANIA / JÁ NO BRASIL NÃO ROUQUEJAM / OS MONSTROS QUE O ESCRAVIZAVAM / JÁ ENTRE NÓS NÃO VICEJAM " ......O título do hino foi mudado para SETE DE ABRIL e anos mais tarde , mais especificamente em 1841 , sua letra foi modificada em razão da cerimônia de coroação do imperador DOM PEDRO II . Mesmo sendo popular e até em muitas ocasiões sendo executado em cerimônias oficiais , até sem letra , o hino não chegou a ser oficializado . Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república e regime novo , hino novo : em 1890 , um concurso promovido pelo governo foi vencido pelo músico niteroiense  LEOPOLDO MIGUEZ ( 1850-1902 ) . Mesmo tendo um refrão fácil ( LIBERDADE , LIBERDADE / ABRE AS ASAS SOBRE NÓS ....) o hino não caiu no gosto popular e as soluções encontradas foram continuar com o antigo hino e oficializar o hino escolhido COMO O HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA .
      Só em 1906 o governo voltou a promover outro concurso , dessa vez para escolher a letra do hino , mas só em 1909 é que ela foi escolhida : o vencedor foi o poeta e jornalista JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA ( 1870-1927 - FOTO ABAIXO ) . 

Curiosamente só através de um decreto de 21 de agosto de 1922 é que o hino com a nova letra foi oficializado ; naquela ocasião também o governo pagou 5 contos de réis ao jornalista-poeta para ter os direitos definitivos sobre a letra do hino , o que na época era um dinheirão . Outra curiosidade : a introdução do hino nacional , atualmente instrumental , já teve letra . Ela fez parte da antiga letra do hino e foi composta por AMÉRICO DE MOURA , presidente da então província do Rio de Janeiro entre 1879 e 1880 . Em 2009 foi lançado o CD HINOS À PAISANA , do cantor ELIEZER SETTON , e nele a introdução do hino nacional aparece com letra , por sinal tão difícil e enrolada quanto o do próprio hino e tendo versos como esses : " O LÁBARO ERGUEI DO BELO BRASIL  , / EIA , SUS , OH , SUS ! ".......Entendeu ? O complicado hino nacional brasileiro também pode selar um casamento musical.......mais especificamente entre 2 virtuoses da música joinvilense : ela é a pianista DANIELE HAAK ( FOTO ABAIXO ) e ele é o violeiro ANANIAS ALMEIDA ( FOTO ABAIXO )  . O casal , ops ! , a dupla se apresentou antes de um JEC X CHAPECOENSE , válido pelo campeonato brasileiro da série C de 2011 . E deu sorte : o JEC venceu o jogo por 3 a 2 e praticamente se classificou para a final daquele campeonato  . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário