quinta-feira, 30 de abril de 2015

Letras Que Viram Cinema

Afinal , por qual motivo alguma pessoa torna-se eternizada ? Pelo seu caráter ? Pelo seu talento ? Por ter tido alguma virtude ou ato de heroísmo ? Ou por tudo isso ? Ele formou-se em Direito pela afamada Faculdade de Olinda em 1850 e chegou a ser ministro da Justiça entre 1868 e 1870 , mas não é lembrado e muitos nem sequer sabem que ele foi advogado ! Foi deputado-geral ( equivalente hoje ao cargo de deputado federal ) pela então província do Ceará , sua terra natal ,  em 4 mandatos consecutivos a partir de 1861 mas não é considerado um grande estadista , líder político ou grande orador . Foi jornalista , sendo cronista do jornal CORREIO DA MANHÃ , redator do jornal DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO e autor de vários textos criticando o então imperador DOM PEDRO , em 1865 , e que foram publicados com o título de CARTAS DE ERASMO , mas não entrou para a história na galeria dos grandes jornalistas brasileiros , como ASSIS CHATEUBRIAND , JÚLIO DE MESQUITA e  CÁSPER LÍBERO ........Foi dando asas à sua imaginação e escrevendo histórias fictícias quase sempre baseadas em acontecimentos reais que esse cearense de Mecejana é até hoje lembrado : JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR ( 1829-1877 ). Ainda estudante de Direito , mais precisamente entre 1847 e 1848 , escreveu seus primeiros textos e que foram publicados na revista ENSAIOS LITERÁRIOS  . Em uma "brincadeira " feita por um amigo da onça e colega de quarto , seu primeiro romance , OS CONTRABANDISTAS , acabou sendo queimado ........José de Alencar tornaria-se famoso em 1857 : naquele ano foi publicado o romance  O GUARANI ,



 a princípio em forma de FOLHETIM ( histórias , geralmente romances , que eram publicados em jornais e divididos em capítulos , mais tarde acabariam dando origem às rádio e telenovelas ) .

       Em um país em que mais de 80 % da população era analfabeta , logo tornou-se um escritor popular  e é considerado o criador do chamado ROMANCE HISTÓRICO . Na época existia um movimento , em vários setores da arte , chamada ROMANTISMO , ou seja , obras artísticas extremamente nacionalistas e exaltavam algum símbolo nacional . Massacrados e ignorados durante mais de 300 anos , OS ÍNDIOS de repente passaram a a ser valorizados na literatura brasileira , embora com uma imagem bem romantizada e distante da realidade . A isso deu-se o nome de INDIANISMO e José de Alencar também foi um dos destaques desse gênero literário . Além dos  romances ambientados em acontecimentos históricos como o próprio O GUARANI , A GUERRA DOS MASCATES ( 1873 ) e IRACEMA ( 1865 ) , ele também escreveu romances urbanos , como LUCÍOLA , SENHORA ( 1875 ) e A VIÚVA ( 1857 ) , e romances regionalistas , como O GAÚCHO ( 1870 ) e O SERTANEJO ( 1875 )  , sendo autor , no total , de 20 romances . Outro lado pouco conhecido de José de Alencar ( FOTO ABAIXO )  : ele também foi dramaturgo , sendo autor de 8 peças teatrais .........Em Joinville tem cinema ? Tem , sim senhor ! É o que provam as alunas do colégio MACHADO DE ASSIS  , responsáveis pelo produção do ótimo curta-metragem que você verá e que foi baseado em um romance de José de Alencar , CINCO MINUTOS , originalmente publicado em 1856 . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário