quinta-feira, 30 de abril de 2015

De Conversa Em Conversa

Atenção , amigo leitor ! Em instantes você verá um desfile ! Não , não se trata de um verdadeiro time de beldades , esbanjando simpatia , charme , sensualidade  e beleza mas sim de um desfile dos mais variados tipos humanos : o chato , o tímido , o meloso , o contador de vantagens .......O mestre de cerimônias ? Ele , escandinavo de sangue , francisquense de berço , alma e coração........o tímido e irreverente HILTON GORRESEN ! CONFIRA ;

"Sou franco em dizer : não me considero bom de conversa . A timidez a a ansiedade me atrapalham . ( ABAIXO , HILTON GORRESEN )



Mas admiro a conversa harmoniosa , seja íntima ou social , cada um falando a seu turno , sem cobranças ou contestações .

     Existem tipos diversos de participantes em uma conversa . Já me identifiquei com o tímido



 que mais ouve do que fala . Assim todos têm a impressão de que sou inteligente .

     Outro tipo , ao contrário , é aquele que quer dominar a conversa .



 Chega-se ao grupo com estardalhaço  , envolve com os braços os mais próximos , criando um círculo ao redor de si . Começa contando uma anedota ou um caso divertido . Normalmente , esse tipo é provido de um ego enorme . Se resolver pular por cima de seu ego , o tombo pode ser fatal .



      Tipo  semelhante é o 'conta-prosa ' .



Já fez de tudo , bebeu todas , transou  com todas . Come mexerica e arrota grapefuit .



 Quando ele se aproxima , a turma comenta : se preparem , aí vem o Fulano !

       Com dois tipos não simpatizo muito . Um é o ' você devia ' . Está sempre achando que pode modificar o interlocutor , o que é mesmo que julgar e condenar seus procedimentos . ' Você devia ser mais rigoroso com seus filhos , mais firme com seus subordinados .....' ' Você devia parar de beber , de trabalhar tanto......'

        Outro é o contestador . Com esse não se pode manter uma conversa leve , social , pejada de amenidades . Tudo que você fala , ele tem o gostinho de contestar . Mesmo que você repita o que ele próprio disse dias antes . Você diz ' bom dia ' , e ele , ' bom dia , uma ova ; com este tempo e este governo , quem pode ter um bom dia ? ' . Se você detesta conflitos , Deus lhe guarde ter pela frente um contestador .



        Outro interlocutor desagradável é aquele que lhe faz perguntas mas não espera a resposta . Certamente , para ele , o que você irá dizer não é importante , é uma maneira de dialogar com ele mesmo . ( ABAIXO , JÔ SOARES )



 Mas existe outro tipo , aquele que , após você falar ,  continua lhe encarando - como que esperando que acrescente mais alguma coisa - , o que cria uma situação constrangedora . Esse não tem desconfiômetro ,



não percebe que você lhe passou a bola ou transferiu o turno , como dizem os linguistas .

        Existe também o tipo meloso ,



 que lhe agarra o braço ou os ombros e aproxima o seu rosto para cá da distância permitida pelas normas da boa conversação . Sem mais , entra na sua área íntima , aquela apenas admitida aos namorados . O pior mesmo é quando o meloso não escovou os dentes ou se encontra no estágio do quinto ou sexto chope .



        E  fim de conversa . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário