sexta-feira, 6 de março de 2015

Viagem Musical : Flor Mineira

É uma típica cidade de porte médio.......localizada há apenas 70 quilômetros de Belo horizonte , tem cerca de 230.000 habitantes e é a principal cidade de uma grande região formada por 38 cidades . Tem atrações naturais como a GRUTA DO REI DO MATO , localizada logo em sua entrada e repleta de pinturas pré-históricas ; atrações culturais como o MUSEU FERROVIÁRIO e construções antigas , como a IGREJA SANTA HELENA , construída em 1852 . É um dos maiores pólos industriais do Estado de Minas Gerais , especialmente no setor siderúrgico . Tão valiosos quanto o aço que sai de SETE LAGOAS  são duas personalidades ilustres que lá nasceram : um deles foi Mauro Faccio Gonçalves , ou melhor , ZACARIAS ( 1934-1990 ) , saudoso membro dos igualmente saudosos TRAPALHÕES ( grupo de humor que existiu entre 1966 e 1994 ) e a outra figura ilustre é a nossa personagem da semana ........Se o trapalhão alegrou a muitos com um tipo de humor ao mesmo tempo malicioso , ingênuo e circense  , PAULA FERNANDES de Souza alegre a muitos com talento , beleza  e carisma . Paula é mais um dos tantos casos de talento precoce : nascida em 28 de agosto de 1984 , iniciou sua carreira com apenas 8 anos de idade e , ainda criança , gravou 2 discos que foram lançados de maneira independente ( PAULA FERNANDES , de 1993 , e ANA RAIO , de 1995 ) e no formato do velho e bom vinil . Chamou a atenção de uma companhia de rodeios  e , ao mesmo tempo em que percorria o Brasil , abrilhantava festas e eventos na sua cidade natal enas cidades vizinhas . Sua participação em programas de rádio e televisão também era constante e ela chegou até mesmo a apresentar um programa de rádio  chamado CRIANÇA ESPERANÇA . Dos 12 aos 18 anos viveu em São Paulo e diante das dificuldades típicas de um artista iniciante teve que voltar para sua terra natal ; ela pôde ter interrompido a carreira mas não abandonou a música ........Ao mesmo tempo em que cursava Geografia mostrava o seu talento pelos bares de Belo Horizonte , não chegou a concluir o curso.......Se a educação brasileira perdeu uma possível professora a música brasileira ganhou uma grande cantora .



      O ano de 2005 marca o renascimento musical de Paula Fernandes : com as especialíssimas participações  da banda CANTO SAGRADO DA TERRA e do consagrado SÉRGIO REIS , ela gravou o disco CANTOS DO VENTO SUL . Vendendo cerca de 50.000 cópias , acabou rendendo um DISCO DE OURO para a cantora e emplacou como grande sucesso a música AVE MARIA NATUREZA , que acabou fazendo parte da trilha sonora da novela da TV Globo , AMÉRICA ( essa foi a primeira das 13 músicas da cantora que fizeram parte de trilhas sonoras de novelas , inclusive de novelas portuguesas ) . Se o ano de 2005 foi o ano do renascimento , o ano de 2007 foi a do reconhecimento : em fevereiro daquele ano foi lançado o disco DUST IN THE WINDS  , com todas as suas 12 músicas gravadas em inglês . Eclético , em seu repertório o disco tem uma versão cover da música DON´T : trata-se de uma música gravada originalmente por um dos grandes ídolos e fontes de inspiração de Paula , a cantora country canadense SHANIA TWAIN ( em 2014 Paula e Shania regravaram juntas a música IF YOU ARE STILL THE ONE , um dos maiores sucessos da cantora canadense ) . Embora tenha gravado mais um disco ( PÁSSARO DE FOGO , lançado em abril de 2009 ) , no fim de 2010 o grande público ainda desconhecia quem era a dona daquela bela voz  ; a virada começou no Natal daquele ano : em um dos tradicionais especiais de fim de ano de ROBERTO CARLOS , a cantora fez dueto com ele , para um público de cerca de 700.000 pessoas na famosa praia de Copacabana . Pouquíssimo tempo depois , em 26 de janeiro de 2011 , foi lançado o primeiro disco ao vivo da cantora ( o show aconteceu em São Paulo , em 5 de outubro de 2010 , e contou com as participações da dupla VITOR E LEO e do cantor LEONARDO ) . Foi um sucesso estrondoso : em 5 meses cerca de 1,5 milhão de cópias foram vendidas ( em 10 de dezembro de 2011 o disco foi relançado , dessa vez com 2 músicas que haviam ficado de fora do lançamento original ) .



     Como consequência desse imenso sucesso , em 23 de maio de 2012 , em show realizado em São Paulo , Paula deu início a uma longa turnê  , que só terminaria em 31 de dezembro de 2013 , em show realizado em Fortaleza . A cantora apresentou-se nos Estados Unidos ; em vários países europeus , como Portugal , Espanha e Itália e até na África ( Angola e Cabo Verde ) . Durante esse período ela gravou o disco MEUS ENCANTOS ( o grande destaque do disco são os duetos internacionais : com o colombiano JUANES na música HOY ME VOY e com a norte-americana TAYLOR SWIFT  na música LONG LIVE ) , lançado em 2012 , e mais um disco ao vivo , lançado em 22 de outubro de 2013 ( foi gravado na HSBC ARENA , no Rio de Janeiro , para um público de cerca de 10.000 pessoas e contou com as participações de ROBERTA MIRANDA , ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO e virtual de TAYLOR SWIFT )  . Além de seus 8 discos , Paula participou de 2 discos coletivos e fez 17 duetos com os mais variados cantores , inclusive um "dueto virtual " ( ou seria do além ? ) com o falecido cantor norte-americano FRANK SINATRA ( 1915-1998 ) na música BRAZIL . Os números de Paula Fernandes são respeitabilíssimos : 3 discos de ouro ( um deles em Portugal , onde é muito popular ) , 5 discos de diamante e 7 discos de platina e 23 prêmios recebidos ao longo da carreira , incluindo o tradicional TROFÉU IMPRENSA . O clipe da semana é da música LONG LIVE , por sinal um dos vídeos mais acessados no youtube . OUÇA O SOM DA FLOR MINEIRA !


Nenhum comentário:

Postar um comentário