sexta-feira, 20 de março de 2015

Viagem Musical : A Cigarra

Até mesmo quem não gosta e não acompanha basquete sabe de quem se trata : HORTÊNCIA e ANA PAULA  , simplesmente as duas maiores jogadoras do basquete feminino brasileiro . A elas também poderia ter se juntado  um terceiro nome  mas que , por uma dessas famosas trapaças do destino , acabou se destacando , mas não como atleta.......Essa história começa no dia de Natal de 1949 , data em que nasceu em Brotas ( bairro de classe média de Salvador ) uma menina chamada SIMONE BITTENCOURT DE OLIVEIRA . Em 1966 ela e sua família mudaram-se para a cidade paulista de São Caetano do Sul e pouco tempo depois Simone mudou-se para Santos , onde formou-se em Educação Física ; nova mudança de endereço , dessa vez para São Paulo ,onde Simone paralelamente trabalhava como professora e era atleta . Talentosa jogadora de basquete , logo acabou sendo convocada para a seleção brasileira de basquete : após a primeira convocação , acabou sendo cortada por contusão e na segunda acabou sendo convocada para fazer parte da equipe que disputou o campeonato mundial de 1971 . Além das constante contusões , outro motivo acabou contribuindo para encurtar a sua carreira de atleta : A PAIXÃO PELA MÚSICA . Estudando música desde a infância , sua professora ( chamada ELADIR BARONTINI ) logo tornou-se uma de suas grandes amigas e em 1972 organizou um jantar na casa do diretor de marketing da gravadora ODEON , MOACIR MACHADO . Após gravar algumas músicas que faziam sucesso à época , Simone acabou sendo aprovada e em outubro daquele mesmo ano gravou seu primeiro disco cujo lançamento acabou acontecendo em 20 de março de 1973 ( a data é considerada o início oficial da carreira da cantora ) e que foi distribuído para um número bastante restrito de pessoas . Na mesma época iniciou parcerias com dois jovens músicos que viriam a ser também dois de seus maiores amigos : IVAN LINS e MILTON NASCIMENTO . No período entre 1973 e 1976 gravou 3 discos e realizou , através de sua gravadora , 3 turnês internacionais  e embora ainda não fosse uma cantora conhecida pelo grande público já chamava a atenção dos críticos musicais , sendo que muitos  a consideravam uma das cantoras brasileiras naquele momento .



     Previsão certeira : em 1976 começa a fazer sucesso , coma a música O QUE SERÁ , composta por Chico Buarque e que foia música-tema do bem sucedido filme DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS . Quase na mesma época , mais especificamente em 1978 , ganha o apelido de CIGARRA em função de sua voz e de um título de um bem sucedido disco lançado naquele ano . Mas o sucesso mesmo começaria mesmo a vir a partir de 1979 : a belíssima COMEÇAR DE NOVO  , música-tema do seriado MALU MULHER ( seriado exibido entre 1979 e 1980 , protagonizado por REGINA DUARTE  e que discutia o papel da mulher na sociedade ) . Um bem sucedido show no CANECÃO , no Rio de Janeiro , naquele mesmo ano junto com uma turnê por várias partes do Brasil tornaram a cantora enfim popular ; tão popular que a TV Globo acabou exibindo em março de 1980 um especial sobre a cantora ( em 1989 a cantoria voltaria a ter um especial na Globo ) . O estrondoso sucesso do fim da década de 70  acabou sendo um prenúncio do seria a década de 80 para Simone : shows lotados ; recordes de vendas de discos ; sucessos como TÔ QUE TÔ , CORPO , ALMA , A OUTRA e UMA NOVA MULHER e ótimos trabalhos c, como os discos CORPO E ALMA ( 1982 ) , CRISTAL ( 1985 ) e SIMONE ( 1989 ) . A cantora acabou seguindo uma linha musical mais romântica e popular , o que fez com que os críticos musicais - tão generosos com Simone no início de sua carreira - a taxassem de "brega" . Na década de 90 ela não chegou a fazer o mesmo sucesso mas mesmo assim também fez ótimos trabalhos : SIMONE BITTENCOURT  DE OLIVEIRA ( 1995 ) , CAFÉ COM LEITE ( 1996 ; disco em homenagem a MARTINHO DA VILA , sendo que na música que fecha o disco , EX-AMOR , a cantora faz dueto com o homenageado ) e , especialmente , 25 DE DEZEMBRO ( 1995 ) , sendo esse o primeiro disco natalino gravado por um artista brasileiro e , por sinal , é lembrado até hoje .

 

      Ao contrário das décadas anteriores , nos anos 2000 a carreira de Simone passou por altos e baixos , sendo o grande destaque dessa  década o disco BAIANA DA GEMA , feito em homenagem ao grande parceiro e amigo IVAN LINS . O trabalho mais recente de Simone é o disco NA VEIA , de  2009 , e além dos 25 discos de estúdio gravados até hoje a cantora gravou 5 discos em espanhol , 8 discos ao vivo e participou de 3 discos coletivos . Entre os prêmios que recebeu está o tradicional TROFÉU IMPRENSA  , em 1987 . outra das marcas registradas de Simone é a sua postura politizada : em 1980 gravou um disco ( SIMONE ) que ela mesma considera o mais feminista de todos os seus discos ; declarou seu apoio ao movimento DIRETAS JÁ( visava o retorno das eleições diretas para presidente da república ) durante um show em 1983 , em um momento em que esse movimento ainda era bem tímido ; participou do disco NORDESTE JÁ em 1985 ( o disco tinha apenas duas músicas , CHEGA DE MÁGOA e SECA D´ÁGUA , e o lucro de suas vendas foi revertido em prol das vítimas da seca naquela região ) e gravou a música LUZ DO MUNDO , em 1991 , cuja renda foi em prol dos menores abandonados . A sua lista de parcerias , tanto compondo  quanto cantando com ela , é enorme  e inclui nomes  como a dupla ROBERTO-ERASMO CARLOS , ALDIR BLANC , JOÃO BOSCO , GONZAGUINHA , CAZUZA , ÂNGELA MARIA , NEGUINHO DA BEIJA-FLOR , ZECA PAGODINHO  e até os tenores espanhóis PLÁCIDO DOMINGOS e JOSÉ CARRERAS . O clipe de hoje é da marcante COMEÇAR DE NOVO . OUÇA A CIGARRA !


Nenhum comentário:

Postar um comentário