terça-feira, 17 de março de 2015

Um Pouco de Polêmica : Se Gritar " PEGA LADRÃO".......

Você conhece UM CORRUPTO ? Eles são muitos ; dificilmente aparecem ; são difíceis de se capturar ; são aninais  decápodes , ou seja têm cinco pares de patas  , em forma de pinças e uma maior que a outra ; vivem em praias de areia rasa e em tocas próximas da linha do mar ; alimentam-se de matérias orgânicas em decomposição e pequenos animais  e são uma excelente isca para a captura de peixes . Cientificamente o seu nome é CALLICHIRUS MAJOR e são crustáceos pertencentes à família CALLIANASSIDAE  ; que maravilha se a palavra CORRUPTO significasse apenas o nome desse feio e inofensivo animal ( FOTO ABAIXO ) ........Engana-se quem pensa que a corrupção é algo exclusivo do Brasil : ela é produto da ganância humana e existe em todos os países . Há menos de um mês , por exemplo , na Inglaterra- país dispensa qualquer comentário - dois políticos foram pegos cobrando propina .......A grande diferença é que em países como a própria Inglaterra quem é pego arca com as consequências e , no caso da China , é até fuzilado ! As leis brasileiras , fracas e recheadas de lacunas , e o sistema político brasileiro não apenas estimulam como convidam a praticar a corrupção ; mas a classe política brasileira não veio de outro planeta , ela é sim reflexo da própria sociedade brasileira , uma sociedade doente e que despreza a cultura e , principalmente a EDUCAÇÃO .

    Como já chegamos a comentar na semana passada , o Brasil surgiu como um território de exploração , ou seja , foi colonizado única e exclusivamente coma finalidade de explorar algum ou alguns produtos que pudessem dar lucro à Portugal e que mal chegados aqui , logo encontraram o PAU-BRASIL ( árvore rara e valiosíssima , cuja madeira era utilizada na construção naval e a resina , de cor avermelhada , era utilizada no tingimento de tecidos ) . A grande maioria dos antigos colonizadores portugueses não tinha o objetivo de iniciar uma nova vida ou criar uma nova nação e sim de enriquecer e voltar o mais rápido possível ( durante os mais de 300 anos de dominação portuguesa foram raros  os casos de famílias inteiras que imigraram de Portugal para o Brasil ) . A corrupção começou praticamente junto com a própria colonização do Brasil e não é um absurdo considerar as aparentemente inocentes trocas entre indígenas e portugueses , de pau-brasil por quinquilharias  sem valor , como os primeiros casos de corrupção , embora os índios não soubessem o que fosse isso . Muitos historiadores consideram a chegada da família real ao Brasil ( ABAIXO , GRAVURA DO REI DOM JOÃO VI )  , em janeiro de 1808 , como o marco da consolidação da corrupção e de sua irmã gêmea , a BUROCRACIA : fugindo das tropas francesas que estavam invadindo Portugal veio uma monstruosa comitiva de cerca de 15.000 pessoas , que eram nobres , ministros , mordomos , camareiros , empregados , puxa-sacos , chupins e afins .......

     Era preciso não apenas dar moradia mas também emprego para toda essa gente e , é claro , EMPREGOS PÚBLICOS ! O então regente e mais tarde rei de Portugal , DOM JOÃO VI ( 1767-1826 ) , espertamente , recompensava quem prestava algum tipo de favor dando-lhe um título de nobreza ........praticamente desde o início deste blog estamos repetindo , e sempre repetiremos , que tudo passa pela EDUCAÇÃO . Além de conhecimento ela traz SENSO CRÍTICO e tendo senso crítico um povo se torna mais cidadão , ou seja tem consciência tanto de seus direitos e deveres e fiscaliza os seus representantes e isso só fortalece a DEMOCRACIA . Como diria o primeiro-ministro britânico WINSTON CHURCHILL ( 1874-1965 ) , A DEMOCRACIA ESTÁ CHEIA DE DEFEITOS MAS NÃO EXISTE ALGO QUE SEJA MELHOR DO QUE ELA.......Que movimentos como o DOS CARAS PINTADAS e as manifestações ocorridas em junho de 2013 e no último domingo tornem-se uma constante  e não fatos isolados , pois só atazanando a vida dos políticos é que se mudará este estado de coisas ! Um dos vídeos postados há pouco conta resumidamente como geralmente funciona um esquema de corrupção no Brasil . PARA CONFERIR E REFLETIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário