terça-feira, 31 de março de 2015

Um Pouco de Polêmica : Revolução ?

Aquele 25 de abril de 1984 prometia ser uma data histórica : a já moribunda e nada saudosa ditadura militar , se tudo desse certo , receberia o seu golpe fatal . A lei DANTE DE OLIVEIRA , apresentada pouco tempo antes pelo deputado federal mato grossense de mesmo nome , era claríssima : previa a volta das eleições diretas para presidente da república , o que havia ocorrido pela última vez no já distante ano de 1960 . Doce ilusão ........Por muito pouco , mais precisamente pela falta de 22 votos , a emenda acabou não sendo aprovada . De nada adiantaram os 298 votos favoráveis à ela e de nada adiantou aquele intensa mobilização que vinha ocorrendo desde 15 de junho de 1983 .......Aquele movimento que começou na cidade de Goiânia na data citada há pouco e que , surpreendente , reuniu cerca de 10.000 pessoas em sua primeira manifestação , foi , sem dúvida , um das maiores mobilizações de massa da história do Brasil : em apenas 4 meses - entre janeiro e abril de 1984 - cerca de 6.752.000 pessoas estiveram presentes nas manifestações , que ocorreram em todas as regiões do Brasil . Tal movimento ficou conhecido como DIRETAS JÁ ( FOTO ABAIXO )

 e reuniu nos mesmos palanques  figuras ilustres como o jogador de futebol SÓCRATES ( 1954-2011 ) , o locutor esportivo OSMAR SANTOS , a cantora FAFÁ DE BELÉM e lideranças políticas  como FRANCO MONTORO ( 1916-1999 ) , ULYSSSES GUIMARÃES ( 1916-1992 ) e LULA , com praticamente todos os seus participantes vestindo-se de amarelo . Caberia a um sujeito mineiro , baixinho e de jeito bonachão o papel de ajudar a desmantelar a nada saudosa ditadura militar e mudar o rumo das coisas ..........Político habilidoso e experiente , TANCREDO DE ALMEIDA NEVES ( 1910-1985 ) fez articulações com o ex-general-presidente - ditador  ERNESTO GEISEL e os generais IVAN MENDES e LEÔNIDAS PIRES . Assessorado por Ulysses Guimarães , formou uma ampla aliança , que contava inclusive com nomes ligados a nada saudosa ditadura militar , como MARCO MACIEL , AURELIANO CHAVES ( vice-presidente da república entre 1979 e 1985 ) e , principalmente , José Ribamar  Ferreira de Araújo Costa , ou simplesmente JOSÉ SARNEY , ex-governador do Maranhão e ex-presidente nacional do PDS ( Partido Democrático Social , partido que dava sustentação á ditadura )  entre 1979 e 1984 .
       Lançando-se candidato à presidência da república em 12 de agosto de 1984 , e tendo como seu vice José Sarney , Tancredo Neves fez uma série de comícios entre setembro e dezembro de 1984 e tornou-se uma figura bastante popular . Seu adversário ? O corrupto e impopular PAULO MALUF .....Como já era de se esperar , em 15 de janeiro de 1985 Tancredo Neves foi eleito presidente de maneira indireta , derrotando Paulo Maluf por 480 votos contra 180 , uma verdadeira lavada ! Para a surpresa de todos , Tancredo não pôde tomar posse em 15 de março : em virtude de um antigo problema intestinal , agravado por infecção hospitalar , Tancredo teve que ser internado ás pressas e pouco mais de um mês mais tarde , em 21 de abril , morria frustando e chocando milhões de brasileiros ......Neste país surreal chamado Brasil , coube a um filhote da nada saudosa ditadura , José Sarney , seputá-la ........Essa nova fase da história do Brasil e que se iniciou com a morte da nada saudosa ditadura  foi chamada à época de NOVA REPÚBLICA  . Um dos vídeos postados há pouco traz um pequeno trecho de uma conversa virtual do professor , jornalista e humorista involuntário OLAVO DE CARVALHO com o cantor , compositor e "lobo mau " LOBÃO  e segundo o intelectual a manifestação do último dia 15 de março 

pôs fim à chamada NOVA REPÚBLICA . Ele está certo ? UM ESCLARECIMENTO : a tal BATALHA DOS GUARARAPES ( GRAVURA ABAIXO )  , citada por Olavo de Carvalho  logo no início do vídeo , ocorreu em 19 de abril de 1648 ( houve outra batalha com esse mesmo nome , em 16 de fevereiro de 1649 ) , na atual cidade pernambucana de JABOATÃO DOS GUARARAPES , e fez parte da guerra de expulsão dos invasores holandeses . PARA CONFERIR E REFLETIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário