quinta-feira, 19 de março de 2015

Sorria , Você Está Na Terceira Idade

Presença constante aqui no ALAMEDA CULTURAL , praticamente desde o início do blog , o bem humorado escritor francisquense HILTON GORRESEN  completa no próximo mês de outubro 70 anos de idade ( desculpe Hilton , mas tivemos que revelar a sua idade ! ) e em suas próprias palavras "é um aposentado , profissionalmente mas não da vida " . Quem passa por um galpão localizado na rua Anita Garibaldi , e próximo do local onde funcionou provisoriamente a sede da Biblioteca Pública de Joinville  entre 2011 e 2013 , se depara no fim da tarde de todas as terças-feiras com senhores e senhoras bem vestidos e perfumados : é que ali acontece um baile da chamada terceira idade . É impossível caminhar pela praça Nereu Ramos e não ver todos os dias animados grupos de senhores jogando dominó . Além desses dois casos existem muitos outros e que fazem coro às palavras de HILTON GORRESEN .........já muito tempo se vai a época em que VELHICE era sinônimo de tristeza e melancolia , em que as pessoas ficavam enfurnadas dentro de casa e ficavam se lamentando da vida , ou da fase final dela , e das doenças típicas da idade avançada e da decadência do corpo ; ou como dizia RAUL SEIXAS : "Sentado com a boca escancarada , esperando a morte chegar "........Sem dúvida o avança constante da medicina e melhores condições de higiene contribuíram para uma melhoria enorme na expectativa de vida e nas mudanças de mentalidade e atitudes , embora os alimentos que consumimos estejam longe do ideal , mas aí já é outro papo.........Na crônica de hoje HILTON GORRSEN dá uma definição , com aquele seu jeito bem característico , do que é a chamada TERCEIRA IDADE . CONFIRA :

"Chagar à terceira idade é uma sorte . Pelo menos isso é o que pensaria  aqueles que não chegaram lá , ficaram pelo caminho . Terceira Idade é um conceito flutuante . É ter ultrapassado o último terço da vida , considerando o período de vida médio das pessoas , ou como se costuma dizer , 'estar vivendo no lucro' .



   Alguns séculos atrás , ou mesmo no começo do século anterior , a terceira idade devia começar lá pelos 30 anos .



 Hoje existem pessoas que se encontram nela há mais de 30 anos . Você já passou pela fase da meia idade , quando , para alguns , ' empurrar com a barriga deixa de ser uma metáfora ' e passa a ser uma possibilidade real .

   Se existe algum sinal de haver chegado á terceira idade ( ou quem sabe passado dela ) esse sinal é ' o cansaço de memória ' , dito eufemisticamente . Embora consiga se lembrar até da cor de seu berço , você não consegue atinar onde colocou seus documentos há poucos minutos ( e pra quê documento ? )



 ou lembrara , durante o banho , se já passou xampu nos cabelos , isso quando ainda tomar banho sozinho .



   A terceira idade é um marco na vida das pessoas : se até ali você não se divorciou , nem enviuvou , é sinal de que você permanecerá ao lado de sua 'velha ' a vida toda .



 Com as possíveis exceções , não há mais condição de trocar uma de 70 por duas de 35 . Alguns , ainda , torcem para chegar à chamada eufemisticamente de melhor idade , para ter preferência nas filas e pagar meia-entrada no cinema .

   Mas até quando vaia meia idade e começa a terceira idade ? Parece que é quando aquelas vovós - que antigamente ficavam em casa fazendo tricô ou contando histórias para os netinhos - se reúnem em excursões  para estações de água ou entram em turmas para o bingo semanal .



   É quando o vovô  pode sair à rua usando aquele boné do Chaves e ninguém achar ridículo . É quando o único exercício que costuma fazer é mexer as pedrinhas de dominó no tabuleiro da praça , jogando com os amigos .



 Quando festeja o aniversário , verifica com pesar que seu dinheiro da aposentadoria do mês não chegou nem para comprar as velinhas do bolo .



   Costuma se lembrar dos ' bons tempos ' de antigamente . Quando recrimina os jovens por mal comportamento é por dois motivos : inveja e saudades . Já não tem mais competência para dar maus conselhos .



   Se você ainda é um jovem de 40 ou 50 anos ,



não se amofine , leitor , você ainda chegará lá ( e espero sinceramente que chegue ; não aconselho a outra opção ). O pior , mesmo , é quando há a progressão da terceira idade para a infância ! "


Nenhum comentário:

Postar um comentário