segunda-feira, 30 de março de 2015

Olha A Onda !

De repente quatro jovens que estavam reunidos naquela pequena sala tiveram uma sensação estranha ......tiveram  a visão de uma claridade e de dentro dela uma voz ao mesmo tempo doce e imperativa : "Eis-me aqui , o vosso senhor : DEUS . Eu sou o caminho à verdade e à vida e bem aventurados aqueles que fazem parte de meu reino . Levais a minha palavra a outros jovens , como vocês , e que estão corrompidos pela devassidão das coisas mundanas ; erguei uma igreja à semelhança minha e de vós : jovem e  acolhedora . Agora ides e realizeis vossa missão ! " . O que você acabou  de ler é apenas uma história fictícia e é certo  que aqueles 4 jovens jamais tenham tido uma visão divina e sim tenham se desanimado com as missas tradicionais e resolvido criar algo diferente e em breve contaremos mais sobre essa história ........Os registros mais antigos de enterros de indivíduos da espécie Homo Sapiens  datam de 60.000 anos atrás e a preocupação que nossos remotos ancestrais tinham pelo mortos já indica um rudimento daquilo que mais tarde viria a ser a RELIGIÃO . É difícil saber o número exato de religiões que existem no mundo , mas elas são divididas em 48 grandes grupos ; só um deles , o CRISTIANISMO , é dividido em 17 vertentes , que por sua vez são divididas em religiões .......Esse número tão grande de crenças e religiões em parte se deve ao então monge agostiniano MARTINHO LUTERO ( 1483-1547 ) , que ao afixar as suas famosas 95 teses na porta de uma igreja da modesta cidade de Wittemberg - no que é hoje a Alemanha - não apenas questionava  práticas condenáveis da Igreja Católica e praticamente rompia com ela como também estava criando uma nova religião , o luteranismo , e no rastro dela inúmeras outras  , como o anglicanismo , o presbiterianismo , o calvinismo , os quakers , os batistas ......Todas essas religiões - a maioria surgida entre os séculos 17 e 18 - além de serem cristãs são também EVANGÉLICAS , ou seja , têm como um de seus princípios levar as mensagens bíblicas ao maior número possível de pessoas , daí a preocupação delas com a EDUCAÇÃO : não por uma questão social , por uma sociedade melhor ,  mas sim por uma questão religiosa e missionária  .

    No século 20 , mais especificamente a partir da década de 70 , as ditas religiões evangélicas históricas acabaram perdendo espaço para as chamadas religiões NEOPENTECOSTAIS , ou na linguagem popular , OS CRENTES . Religiões como IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS , DEUS É AMOR e IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR , que além de serem também evangélicas e muito novas , também fazem intenso uso da mídia , de uma estratégia até agressiva de marketing e têm uma intensa participação na vida política . Os sermões de seus líderes , ou pastores , é carregado de vibração , frases de efeito e até histeria , o mesmo acontecendo com seus fiéis . nessa categoria de neopentecostais também entra a COMUNIDADE CRISTÃ SILOÉ : essa religião é novíssima , surgiu em junho de 2000 , tem como seu principal líder , ou pastor sênior , EDIVALDO DUQUE ESTRADA e é dividida em 4 igrejas : MX ( para adultos ) , ZOOM ( para crianças ) , ADOLAS ( para adolescentes ) e a igreja que deu início a este texto ........Quem passa pela rua Max Heiden , no bairro Anita Garibaldi , e se depara com aquele prédio grande e colorido  , provavelmente se espanta ao saber que ali funciona uma igreja ! Trata-se da ONDA DURA , que coincidência ou não , tem o mesmo nome de um livro a respeito da história do skate no Brasil e publicado em 2000 ( é de autoria de EDUARDO BRITO ) , o que já dá uma ideia do quanto ela é diferente e voltada para o público jovem ( seus fiéis têm em média 20 anos ) . Surgida em 2007 , atualmente ela tem cerca de 2.500 fiéis e é liderada pelo pastor FILIPE FALCÃO , o LIPÃO . O escritor JURA ARRUDA ficou curioso para saber sobre ela e após colher algumas informações a respeito dela deu a seguinte opinião ;.........CONFIRA :

"Encontrei lugar para a peça de gesso que ganhei de meu irmão . São duas corujas que repousam sobre livros . Reorganizei uma parte do escritório , coloquei uns quadros na parede . Dei uma olhada na lista de afazeres e fui à geladeira tomar ânimo .



 Quis comprar um livro pelo Kindle , deixei para depois . Tenho pelo menos 20 livros na estante  que comprei por impulso e ainda não li . Na cabeceira da cama repousa 'Entre Garotos ' , de Pablo Torrens , ( FOTO ABAIXO )



 que já vai pra lá da metade , ' Os Melhores Contos de Aventura ' , organizado por Flávio Moreira da Costa ; e ' Por Que O Mundo Existe ' , de Jim Hott . Posso , portanto , esperar .

     O livro de Torrens conta a história de um rapaz mórmon que se descobre homossexual e vive dias de tormenta , por ter que decidir se se aceita como é ou torna-se missionário , como prometeu ao pai .





     Do livro ao jornal ; leio sobre outros jovens religiosos , de um grupo chamado Onda Dura .( FOTO ABAIXO )



 Minha primeira reação , confesso , foi de desdém . Ando meio avesso à manifestações . Nada de preconceito , precisava saber do que se tratava e pus-me a ouvir a explicação do pastor de 26 anos ( FOTO ABAIXO )



 sobre o assunto . Do ponto de vista de sua crença , me pareceu aceitável a ação que tem como objetivo reforçar aos jovens que é preciso renunciar a desejos pessoais , ' deixar morrer as vontades ' , palavra do pastor .

     É uma ação de doutrinação criativa , pensei . Mas há cinco mandamentos aí ! São entregues junto com a cruz de madeira de meio metro .



 Com uma leitura apurada ficou fácil perceber que a ação tem mais a ver com marketing do que com doutrinação . Vejamos : um trecho do segundo mandamento ordena que ' Leve a cruz para todo lugar . Para o México ou para panificadora da rua de baixo . Quem sabe o padeiro



 não fica interessado em conhecer a Onda ! ' . Há também um trecho do segundo mandamento que diz : ' Fale da Onda . Fale de Jesus . Fale de você , de sua vida , entregue o flyer . Aproveite a curiosidade das pessoas . ' Entregar um flyer ?



     Não gosto de gente que prolifera sua fé aos berros . E essa cruz berra .



 Não gosto de quem insiste em convencer . Não gosto de quem tem por objetivo arrebanhar . Não gosto de gente sendo tratada como ovelha . Religião é uma escolha individual , serve para alimentar a alma , não para criar exércitos . ( ABAIXO , CULTO DA ONDA DURA )



     E eu prefiro surfar em ondas macias . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário