sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Viagem Musical : Freddie Em Dia de Elvis

Estamos em 1978 , auge da chamada DISCO MUSIC , e a banda de rock inglesa QUEEN , ao contrário de vários outros cantores e bandas , vai contra a onda daquele momento . Tratava-se de uma banda já consagrada e já naquela altura com uma longa lista de sucessos , músicas  como KEEP YOURSELF ALIVE  , SEVEN SEAS OF RHYE  , LOVE OF MY LOVE , BOEMIAN RAPHSODY  , SOMEBODY TO LOVE  , WE ARE THE CHAMPIONS .........mas naquele ano as coisas não correram bem . O disco lançado em 1978 e com uma confusa capa trazendo o título de JAZZ esteve longe de ter a mesma acolhida e até a mesma qualidade dos discos anteriores  , era hora de mudar .......Ainda naquele mesmo ano a banda adquiriu seu próprio estúdio , o MOUNTAIN STUDIOS ( FOTO ABAIXO ) , localizado dentro do CASSINO MONTREUX e na cidade suíça de mesmo nome ( o estúdio pertenceu a banda até 1995 , atualmente é do produtor musical DAVID RICHARDS e hoje está na cidade de Attalens ; por ele passaram nomes como DAVID BOWIE , ACDC e YES ) e que além de ser um local de trabalho era um local de refúgio e inspiração para novas canções  . No lugar do antigo produtor musical ROY THOMAS BAKER entrou o alemão REINHOLD MACK  , que já havia trabalhado  , entre outros , com a banda de heavy rock alemã SCORPIONS  . A entrada de um novo produtor seria um verdadeiro divisor de águas na história da banda . Em maio de 1979 , na MUSICLAND STUDIOS  em Munique , tiveram início as gravações daquele que seria o próximo disco e em um mês foram gravadas 4 músicas , depois disso a banda daria uma pausa e faria uma breve turnê chamada CRAZY TOUR  ( a ideia era fazer uma parceria com o ex-beatle PAUL MACCARTNEY  , o que infelizmente acabou não acontecendo )  . Em fevereiro de 1980 a banda voltou ao estúdio  e em maio concluiria as gravações do novo disco  , que acabou sendo lançado em 30 de junho de 1980 com o título de THE GAME  . Foi o disco que levou mais tempo para ser gravado , também o que teve o segundo menor tempo de duração , cerca de 35 minutos ( o menor foi a trilha sonora do filme  FLASH GORDON , gravado também em 1980 ) e completamente diferente dos disco s anteriores .........



    Foi o disco mais pop da banda feito até ali e pela primeira em vez em um disco do Queen foram  utilizados sintetizadores , um aparelho praticamente obrigatório nos discos de pop . Naquela salada musical há um pouco de tudo : funk ( ANOTHER ONE BITES THE DUST ) , romance ( SAVE ME ) , rocão à moda antiga ( ROCK IT ) , rock à moda dos Beatles ( NEED YOUR LOVING TONIGHT )e a "joia da coroa " , a contagiante CRAZY LITTLE THING  CALLED LOVE . Trata-se de um rockabilly , gênero de rock típico da década de 50 e que teve em ELVIS PRESLEY ( 1935-1977 ) o seu grande expoente . A história dessa música é bastante curiosa : em um dos intervalos nas gravações do disco , ao tomar banho na banheiro do hotel em que estava hospedado , Freddie Mercury ( FOTO ABAIXO )  teve a inspiração para música . Ele inspirou-se na maneira como o rei do rock cantava e pegou logo um violão . Genial cantor e ótimo pianista , Freddie não tinha muita intimidade com o violão e foi justamente essa limitação que fez com que a música fosse boa , apesar de ser simples . Ele demorou cerca de 10 minutos para compor a música e a sua gravação demorou cerca de meia hora , algo rápido para os padrões exigentes dos membros do Queen . Como era um costume antigamente , todas as músicas  com potencial de serem sucesso eram lançadas antes do próprio disco e foi o que aconteceu coma música , lançada em 5 de outubro de 1979 . O seu sucesso foi imediato : atraiu um público mais jovem aos shows da banda e foi um das músicas mais tocadas nas rádios dos Estados Unidos , Reino Unido e Austrália  , também foi a terceira música mais tocada nas rádios brasileiras em 1980 . Ele tornou-se uma das músicas obrigatórias nos shows da banda até 1986 , ano da última turnê do Queen .



    Em relação ao disco , ele fez enorme sucesso nos Estados Unidos ( das cerca de 12 milhões de cópias vendidas estima-se que cerca de 4,5 milhões tenham sido vendidas só naquele  país ) e marcou o início do novo visual de Freddie Mercury  : no lugar dos longos cabelos negros , maquiagem e unhas  pintadas , característicos do  GLAM ROCK ( gênero de rock existente nos anos 70 ) , cabelos cortados e bigode , algo que se tornou uma das marcas registradas do cantor . Mas nem tudo foi um mar de rosas .........ao tentar interferir na maneira do guitarrista BRIAN MAY  tocar , o produtor Reinhold Mack acabou entrando em atrito com ele e o guitarrista chegou até mesmo a ameaçar largar a banda , fato que felizmente não confirmou . Um dos vídeos do dia é de uma das primeiras apresentações  de Crazy Little Thing Called Love  , realizada no teatro HAMMERSMITH  ODEON , em Londres  , em 26 de dezembro de 1979 . Uma boa oportunidade não só de matar a saudade do Queen como também da voz de ouro do  showman  Freddie Mercury  . OUÇA MAIS UM DOS CLÁSSICOS DO QUEEN !


Nenhum comentário:

Postar um comentário