quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Oi , Trepa No Coqueiro......

Em todas as fotos , desenhos ou vídeos de paraísos tropicais lá sempre está ele : alto , bonito e imponente . Seu nome formal é COCOS NUCIFERA  mas todos o chamam apenas de COQUEIRO  e , quem diria , seu nome surgiu de uma figura folclórica que  , dizia-se , assustava as crianças ........Sua origem é desconhecida : uns afirmam que surgiu no Sudeste asiático , outros que foi no nordeste da América do Sul , porém foram encontrados na Nova Zelândia fósseis de um vegetal semelhante ao coqueiro e que tem cerca de 15 milhões de anos e ainda fósseis de outro vegetal semelhante ao coqueiro e ainda muito mais antigo e encontrado na região do RAJASTÃO , Índia . Já o origem de seu nome é um tanto curiosa :  durante a expedição do navegador VASCO DA GAMA ( 1469-1524 ) , realizada entre 1497 e 1498  e que chegou à Índia , os portugueses aportaram na região asiática de MÁLACA e acharam o estranho fruto daquela árvore semelhante a imagem  do COCO , um horrendo monstro imaginário que assustava as crianças . Podendo atingir até 30 metros de altura , as folhas de um coqueiro podem ter ter entre 4 e 6 metros de comprimento e seu fruto , bastante leve , pode ser facilmente levado pelo vento , facilitando a disseminação da árvore . Um coqueiro pode crescer em um solo arenoso e salino e depende de um quantidade razoável de água . Seu fruto é rico em vários nutrientes , incluindo a vitamina B12 , e além da nutrição pode ter várias finalidades : artesanato , construção de casas e de pequenas canoas a té mesmo como carvão vegetal . Em algumas regiões do mundo , principalmente o sul da Tailândia , macacos são treinados para recolher cocos nas árvores ! Agora que você soube um pouco mais a respeito dessa tropical árvore , numa crônica de dar água na boca e aproveitando o bem humorado título acima   , HILTON GORRESEN , relembra sua infância através das frutas que comeu naquele período e , é claro , não poderia deixar de fora o coco . CONFIRA :
"Esse é o título de uma marchinha de Carnaval que fez sucesso nos anos 50-60 :  ' Oi , trepa no coqueiro , tira coco ........' ( e aí fica minha homenagem a um carnaval que não mais existe , não como antes ) .

 Dela me lembrei quando passava pela frente de um prédio onde havia alguns coqueiros , um deles apinhado de coquinhos amarelos .
   Isso também me levou a um tempo em que coqueiros e coquinhos ( os deliciosos cocos-manteiga ) faziam parte de nossa infância . Em época de maturação , ia todas as manhãs apanhar frutos caídos durante a noite e que forravam o gramado úmido em redor dos coqueiros  .
   Mas isso não bastava , também atirávamos pedra a fim de sacudir os galhos lá no alto ; os mais ousados trepavam no tronco 

que começava por uma parte mais fina , rugosa , e ia engrossando feito uma tulipa , para se afinar de novo na parte superior . E cito isso , não por simples detalhismo , mas porque aquela parte onde o tronco engrossava era a mais difícil da subida  , o limite de ação entre os garotos mais flexíveis e os que ' não eram de nada ' , como se dizia na época . 
   Chegado ao topo , o 'herói do dia ' sacudia os cachos intumescidos de frutos doces aquecidos pelo sol  que se esparramavam no chão . 

    Hoje , quando tudo se encontra nos supermercados , muitos desses frutos foram esquecidos ou relegados à desimportância . Onde anda o tucum ( FOTO ABAIXO ) , pequeno fruto de casca verde e polpa azedinha que apanhávamos nos morros ?

 O butiá ( FOTO ABAIXO ) , amarelo e enjoativo , que talvez tenha remanescido como infusão na cachaça .

 O abiu , ( FOTO ABAIXO )

 do qual nem me lembro da forma e do gosto , mas que costumávamos apanhar em determinados quintais , naturalmente sem conhecimento dos donos . A nona , com escamas verdes por fora e bagos suculentos .
    A sapota ( FOTO ABAIXO) , verde por fora e negra por dentro , uma fartura de recheio fibroso e macio .

 A jaca , pesada , desengonçada , grávida de bagos amarelos . O ingá , com bagos brancos no interior de uma comprida vagem de cor marrom esverdeada . O bacupari  ( FOTO ABAIXO ) , pequeno fruto amarelo e doce . 

E o cambucá  ( FOTO ABAIXO ), meu preferido , de polpa amarela , agridoce , que envolvia um enorme caroço . Nas árvores eram raras , difíceis de encontrar ( mesmo assim  as encontrávamos ) .

    Também hoje rareia a laranja-cravo , pequena e cheirosa , ou talvez tenha mudado de nome e se tornado seca e sem gosto , e a banana-ouro ,

 que a gente rolava entre as mãos até que sua polpa , espremida , se transformasse numa pasta que sugávamos pela parte superior da casca .
    Hoje , com a fartura e a facilidade dos supermercados , talvez certas frutas tenham perdido o sabor . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário