quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O Gato Na Sacada

Ele é esperto , inteligente , ágil , temperamental , curioso ( até existe um ditado popular a respeito disso ) , manhoso , independente  e infiel mas mesmo assim a maioria não apenas gosta dele como também o considera muitas vezes um membro da própria família . Já foi objeto de culto de antigas civilizações , motivo de superstição , mascote de marinheiros , é aliado dos agricultores , artigo de luxo e está presente em várias formas de arte , tornando-se conhecidos personagens  como TOM e FRAJOLA . Com certeza você já deve  ter adivinhado quem é ........este é o GATO , o popular "bichano" . Sua história remonta a cerca de 40 milhões de anos atrás  quando existiu uma primitiva espécie de felino chamado MIACIS e que andava por sobre os galhos de árvores ; há cerca de 30,8 milhões de anos o Miacis deu lugar ao DINICTIS ( ele desapareceu por volta de 20,6 milhões de anos e deu origem a várias espécies de felinos como tigre , onça , puma e leopardo ) e há cerca de 12 milhões de anos surgiu o atual gato , na África . Os registros mais antigos de domesticação do gato datam de 9.500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre ( ilha do Mar Mediterrâneo , próxima da Turquia ) , sendo a princípio utilizado pelos agricultores para defender os estoques de cereais e alimentos da ação dos ratos e camundongos . Na antiga civilização egípcia ela era objeto de culto e adoração e tanto o seu tráfico quanto a sua morte eram punidos coma pena de morte , caso um gato morresse por morte natural seus donos deveriam se trajar de luto . Uma das inúmeras divindades egípcias , a deusa BAST , era representada com corpo de mulher e uma cabeça de gato . Na antiga PÉRSIA , atual Irã , acreditava-se que o gato era um espírito amigo , criado para fazer companhia ao homem e maltratar um gato era o mesmo que se maltratar . Já na Europa , no período da Idade Média ( entre 476 e 1453 ) , o gato era visto como um objeto de  bruxaria e muitos deles foram mortos junto com pessoas acusadas de feitiçaria , causando quase que um desaparecimento da espécie naquele continente . No século 15 o gato passou a ser utilizado nos navios como mascote e como uma forma de combater os roedores e na mesma época ele passou a ser visto como um objeto de luxo , iniciando-se o seu melhoramento genético ( em 1871 foi realizada a primeira feira de gatos , em Londres ) .

     A gestação de uma gata leva entre 63 e 65 dias ,  a expectativa da vida de um gato costuma ser entre 15 e 20 anos e eles , em geral , pesam entre 2,5 e 7 quilos . Com os sentidos da AUDIÇÃO , VISÃO e OLFATO mais evoluídos que os da espécie humana , eles também podem expressar emoções , como estresse , neurose , depressão e afeto . Existem 250 espécies de gatos domésticos e alguns espécies podem emitir até 100 tipos de som , alguns até semelhantes aos emitidos pelos humanos ! Um gato pode se adaptar facilmente a vida selvagem , vivendo em pequenos grupos e caçando também em grupo . A crônica de hoje traz uma dessas relações de afeto entre gato e dono , é o que nos mostrará o escritor JURA ARRUDA . CONFIRA :

"O gato fica sozinho em casa a maior parte do dia . Dorme a maior parte da maior parte do dia .



De resto , corre atrás de bolinhas de borracha e de um rato cinza que teima em se esconder embaixo dos móveis , e que o dono resgata de vez em quando cheio de pó . Nasceu de mãe de rua , foi encontrado a poucos metros do asfalto , a poucos minutos da morte . Ganhou casa e peso .



 Perde diariamente pelos , para desespero do dono , que comprou e usa resmungando um aspirador de pó .

  Há uma porta de vidro que dá para a sacada  do apartamento .



 Lá é  o lugar preferido do dito cujo , que observa o pouco movimento da rua , o farfalhar das árvores



e talvez , se a vida lhe permite , morros em tons de verde a compor o cenário . Seu olhar curioso , ao mesmo tempo distante , fez o dono abrir mão da posse . ' Se você quiser conhecer o mundo lá fora , pode abrir . ' Abriu a porta . O gato olhou com o mesmo olhar curioso  para o hall , foi até a porta do vizinho e cheirou , olhou a escada por longo tempo e parou . Nada de ir embora . ' Você não quer conhecer o mundo de onde veio ? Pode ir . ' Não foi . Para dar coragem ao bicho , o dono pagou-o no colo e desceu até a calçada . O gato tremia e miava assustado coma imensidão que via  . O dono virou as costas e entrou , o gato mais que veloz entrou junto e roçou-lhe a perna , como a pedir ' não me deixe aqui ' .



  De volta ao apartamento , o gato aninhou-se ao sofá



e já não olhava para fora com a mesma curiosidade  , tinha agora um olhar furtivo , pensava nos perigos da rua ou lamentava sua falta de atitude , mas parecia mesmo é que refletia sobre a vida que tinha  e que não trocava por nada . Demorou um pouco até voltar a sacada , mas certo dia o fez . Novamente olhava para o cenário à sua frente , com olhar curioso , mas distante . Algumas vizinhas desciam para fumar ou esperar filhos que chegariam coma vã da escola , enquanto conversavam , o gato observava e miava ,



 fazendo-as percebê-lo ali . ' Que coisa mais linda ! ' , e o gato miava  ,' Olha , tá conversando com a gente !' e  o gato miava  , ' É um fofo ! ' e o gato miava , ' Quer sair pra passear ?...... ' Nãããooommm ' , voltou para dentro , subiu no sofá , enrolou-se na preguiça e lambeu seu corpanzil de gato sedentário .



  Quando podem ,  dono e gato



 gostam de assistir TV  , ambos adormecem juntos e acordam juntos ; nesse momento , um vai para a geladeira , o outro para o pote de ração . Depois voltam ao sofá , fazem-se carinho enquanto olham pela janela o cenário da rua . É possível que dividam os mesmos pensamentos sobre a vida lá fora . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário